A gastronomia portuguesa é responsável por muitas delícias que fazem sucesso além de suas fronteiras, como o bacalhau e os pasteizinhos de Belém. Mas Portugal guarda ainda uma riqueza gastronômica muito especial, feita artesanalmente desde o século XVI: é o queijo Serra da Estrela.
Com sabor de toque levemente ácido, o queijo tem consistência dura na parte de fora, porém, seu interior é amolecido, como se fosse um requeijão.
É uma delícia que você não pode deixar de conhecer.
=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)
Queijo Serra da Estrela
Veja aqui todas as informações sobre esta delícia. Não tem uma única vez que vamos a Portugal que não o saboreamos. Êita saudade!!
Esse foi um especialíssimo, enorme, que comprei um dia lá em Portugal
Origem do queijo Serra da Estrela
A região onde o queijo é produzido fica no centro de Portugal. De paisagem montanhosa, a Serra da Estrela é moradia de famílias criadoras de ovelhas da raça Borbaleira, fornecedoras do leite que é matéria prima para o queijo.
A produção se estende pelas cidades de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Oliveira do Hospital, Gouveia, Seia, Covilhã e Guarda e Trancoso, que compõe a região de Serra da Estrela.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Como é feito o queijo Serra da Estrela?
Um dos diferenciais do queijo da Serra da Estrela é sua produção totalmente artesanal, tanto é que é preciso atenção na hora da compra, pra não ser enganado e acabar adquirindo um queijo feito pela indústria.
A utilização da flor do cardo, planta típica da região, é outro fator que torna este queijo único, sendo responsável por coalhar a massa.
O processo se dá com a colocação do cardo seco em água morna com sal, que depois será espremido e envolvido em um pano fino encharcado com o leite das ovelhas, que precisa estar recém-ordenhado e quente ainda. Após um repouso de cerca de uma hora, entram em ação as queijeiras, que são as mulheres responsáveis por colocar a mão na massa, literalmente. Depois, o queijo é enrolado em um pano branco e guardado por 30 dias.
A produção ocorre entre os meses de maio a novembro e leva o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), ou seja, o queijo da Serra da Estrela só pode ter essa denominação se for feito ali, no local em que foi criado e com a matéria prima local.
A Ana Catarina teve a oportunidade de aprender, na prática, como o queijo é feito. Que sortuda, né?
Confira => Passeios para a Serra da Estrela
Como consumir esta joia da gastronomia portuguesa?
Não, não é só cortar e comer! O queijo da Serra da Estrela não é um laticínio qualquer, então sua apreciação tem um jeito próprio que permite desfrutá-lo de forma mais adequada.
O jeito mais comum é cortar a parte de cima (que é enrijecida) na forma horizontal, meio que fazendo uma “tampa” com ela. Assim, a parte de dentro, que é amolecida, fica à mostra e disponível pra ser consumida como se fosse um requeijão.
É bom se atentar para este detalhe na hora da compra: experimente apertar com cuidado o centro do queijo pra saber se ele está mais mole em seu interior. Alguns especialistas recomendam ainda comer ao queijo da Serra da Estrela com marmelo.
Imperdível => Excursão de um dia para a Serra da Estrela (a partir de Lisboa)
A festa do queijo
A delícia portuguesa é tão tradicional que existe até uma festa do queijo Serra da Estrela. Ela acontece nos meses de fevereiro ou março na cidade de Oliveira de Hospital, que faz parte da região onde o queijo é produzido.
Produtores locais fazem exposições onde colocam à venda seus maravilhosos queijos, junto com vinhos da região do Dão. A festa tem música ao vivo, artesanato e até a fabricação do queijo ao vivo, pra aqueles que quiserem conhecer de perto como ele é feito.
Pesquise aqui o seu hotel em Portugal (selecione a cidade na barra lateral esquerda)
Só o original
Como todo produto artesanal, a produção do queijo da Serra da Estrela sofre com a expansão da indústria. Muitas empresas se utilizam o nome do queijo para vender seus produtos, porém, não são os originais, já que o legítimo queijo da Serra da Estrela precisa ser feito ali na região, com o leite e a planta de lá, como contamos acima.
Infelizmente, alguns produtores locais não conseguem se manter na produção artesanal por conta da competição injusta.
Então, agora você já sabe, procure comprar somente o queijo da Serra da Estrela original feito pelos produtores artesanais da região! Além de ajudar a manter a tradição da gastronomia portuguesa, você estará adquirindo a autêntica iguaria e podemos garantir, o sabor tem outra qualidade!
Podemos te afirmar que, se você gosta de queijo, não vai se arrepender!
Vale a pena => Excursão de um dia para a Serra da Estrela (a partir do Porto)
? Continue sua viagem gastronômica por Portugal aqui no blog:
- Bacalhau com Natas: delícia da culinária portuguesa
- Pastel de Belém, uma atração turística (e gastronômica) de Portugal
- Turismo gastronômico em Lisboa: onde ir e comer
- Restaurantes vegetarianos em Lisboa, sim, eles existem!
- Enoturismo em Portugal: o melhor dos vinhos portugueses
- Compras em Lisboa: 10 lojas curiosas que você tem que conhecer
- Onde comer em Lisboa: Mercado da Ribeira
- Um casamento português, com certeza
- Vinhos em Portugal: preços, onde comprar e como transportar
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Viu como, em Portugal, o turismo também tem muito de gastronomia?
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá, qual queijaria na Serra da Estrela vocês visitaram para conhecer na prática a produção do queijo? Obrigado e parabéns pelo site!
No nosso caso foi na Casa da Ínsua. Mais detalhes neste post: https://turistaprofissional.com/casa-da-insua-mais-que-um-hotel-uma-experiencia-de-portugal/
Boa viagem!