Durante sua viagem para Lisboa, é possível fazer uma visita a uma cidade medieval ainda toda muralhada – Óbidos, Portugal –, pois ela está a apenas 80 km de distância.
Não conheci ninguém até hoje que não tenha ficado absolutamente encantado pela cidade.
Listamos aqui neste post, então, algumas dicas de Óbidos, mostrando os principais atrativos locais, como chegar à cidade, onde se hospedar – para quem decidir passar mais de um dia na cidade – e muito mais.
Dê uma conferida abaixo e já aproveite para anotar tudo em seu roteiro!
Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)
Óbidos Portugal
A história da antiga Oppidum, como a cidade de Óbidos era chamada, remonta a um período anterior a Cristo e por lá passaram romanos, mouros e visigodos.
Posteriormente, a cidade ficou conhecida como o “presente das rainhas”, pois ela fazia parte do dote de muitas delas, como da Rainha Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Urraca de Castela, Leonor de Aragão e Leonor de Portugal.
Apesar de não ser difícil andar pela cidade, ter dicas de Óbidos facilita bastante o passeio, principalmente para quem tem poucos dias de viagem para Portugal.
Óbidos é pequena, possui pouco mais de 11 mil habitantes e é cercada por uma grande muralha de pedra, um dos primeiros atrativos turísticos que você verá logo que chegar.
Já na entrada, você encontra uma pequena escadaria de pedra, onde é possível subir e caminhar pela muralha avistando toda a cidade de Óbidos. De lá, já dá para ter uma boa noção do passeio e registrar suas primeiras imagens.
Mas a gente conta um pouco mais sobre a muralha e essa caminhada daqui a pouco; primeiro, vamos saber como chegar a Óbidos.
Confira=> Passeios para Óbidos
Como chegar a Óbidos, Portugal
Basicamente, você tem três formas de chegar a Óbidos: de carro, de trem e de ônibus. Em todos os casos dá para fazer bate e volta, como falamos no início do post.
Ir para Óbidos de carro
Para quem optou por chegar a Óbidos de carro, saindo de Lisboa, basta seguir pela estrada A8 seguindo até Leiria. Na saída 15, você já consegue avistar as muralhas da cidade e deve seguir por essa via até o ponto permitido para estacionamento.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Chegando a Óbidos de ônibus
Para quem não tem um carro disponível, dá para chegar a Óbidos muito tranquilamente de ônibus. Saindo de Lisboa, você pode pegar o ônibus na estação do Campo Grande, que é a linha verde do metrô.
Siga no ônibus até o ponto final, já na Porta da Vila, entrada principal de Óbidos.
A empresa que faz o trajeto é a Rápida Verde e você pode comprar sua passagem online ou consultar os pontos de venda mais próximos do seu hotel.
Chegando a Óbidos de trem
De todas as opções, essa é a menos vantajosa.
Apesar de ter uma estação que leva você até Óbidos, o trajeto é maior, durando cerca de duas horas – enquanto de ônibus e carro você gasta uma hora aproximadamente –; além disso, o trem deixa você bem distante da entrada da cidade.
Imperdível => Excursão em Pequeno Grupo a Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos (de Lisboa)
O que fazer em Óbidos, Portugal
Apesar de pequena, são muitos os pontos turísticos de Óbidos. Nós destacamos alguns:
Visitar a capela da Porta da Vila
Falamos da Porta da Vila um pouco mais acima. Ela é a entrada de Óbidos, mas vai um pouco além. Na Porta da Vila você encontra uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade. Ela é toda revestida em azulejos portugueses azuis e brancos, com desenhos que retratam a Paixão de Cristo.
De lá, você pode subir até as muralhas, como já indicamos, até o Castelo de Óbidos, ou fazer o trajeto inverso, ao sair da cidade.
Tomar Ginja no copo de chocolate
Ginja é um licor típico de Óbidos, feito de cereja portuguesa, e esta é uma das dicas de Óbidos que você, com certeza, precisa experimentar!
Quase todas as lojinhas da cidade vendem Ginja no copinho de chocolate. Há ainda a versão da bebida sem álcool, para quem não bebe ou quer servir o licor para crianças. Você pode ainda levar garrafinhas de presente, que são facilmente encontradas por lá.
Descubra=> Passeios para Óbidos
Circular pela Rua Direita
A Rua Direita é a principal via de Óbidos. Lá estão lojinhas de artesanatos, restaurantes e tudo o que você precisa para conhecer mais de Óbidos e aproveitar para levar presentinhos para casa.
Visitar as igrejas da cidade
Dentro de Óbidos você encontra algumas igrejas seculares e que valem a pena parar para apreciar.
Faça paradas na Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Maria, Capela de Nossa Senhora do Carmo, Capela de São Martinho e no Santuário do Senhor da Pedra.
Conhecer o Castelo de Óbidos
Entre as dicas de Óbidos, não poderia faltar o passeio ao castelo que tem o nome da cidade. Esse é, praticamente, o ponto final do seu trajeto.
O Castelo de Óbidos é uma construção romana datada do século I e foi um tipo de forte das Legiões Romanas. Dos romanos, o castelo passou para os Visigodos e, posteriormente, para os Muçulmanos, durante o século VIII.
Foi justamente esse último povo que transformou Óbidos em cidade medieval e construiu a muralha que há ao redor da cidade.
Hoje, o castelo é aberto apenas para visitação e também funciona como hotel, para quem deseja ter a experiência de se hospedar no local.
Pesquise opções de hospedagem em Óbidos aqui!
Eu te convido agora a fazer comigo um roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal. Vamos?!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal
A principal atração da cidade, como já vimos, é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal e hoje funciona como uma pousada, que oferece aos seus hóspedes uma noite de rei. Mas há muito mais para se visitar.
A entrada da cidadela já é uma atração, pois para alcançar o interior das muralhas é preciso atravessar a “Porta da Vila“, datada do século XVII e toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo. Geralmente, há um músico ali e suas baladas já vão ajudando a criar uma atmosfera de viagem ao passado.
+++ Veja aqui alguns passeios para Óbidos +++
Uma vez lá dentro, você pode seguir pela rua Direita, que leva ao Castelo, mas que antes passa por várias igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico da cidade de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo.
Leia também:
- Dicas de Portugal
- Principais pontos turísticos de Portugal
- Imigração em Portugal: dicas e documentos
Em algum momento dessa caminhada você encontrará a Igreja de Santa Maria, a matriz da cidade. Foi nessa igreja que, em 1444, casaram-se Afonso V e sua prima Isabel, um com 10 e o outro com 8 anos de idade. Logo ao lado está o Museu Municipal (de terça a domingo, das 10h-13h e 14h-18h).
Confira=> Passeios para Óbidos
Para quem quer ter uma visão panorâmica da cidade, a melhor coisa a se fazer é subir em suas muralhas e percorrer os seus 2 km (ou ao menos uma parte), pois só de lá você consegue admirar essa obra da arquitetura medieval, além de poder visualizar a região do entorno e o grande aqueduto que levava a água para lá.
Imperdível => Excursão para Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos
Visitar Óbidos não tem segredo, pois basta “perder-se” por suas vielas; porém não se preocupe, pois se perder ali – no sentido real da palavra -, de fato, é algo impossível, rsrs.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Antes de ir embora, uma das minhas dicas de Óbidos é que você não deixe de experimentar a ginginha, bebida típica feita a partir da ginja, um tipo de cereja, servida em um copinho de chocolate. Já imaginou o quão gostoso isso pode ser?!
Bom, agora com todas estas dicas vai ficar mais fácil fazer o roteiro de 1 dia em Óbidos, não é?!
Onde comer em Óbidos, Portugal
Não há muitas opções de restaurantes em Óbidos. O Petrarum Domus é um dos mais conhecidos, com uma decoração toda em pedra, bem similar aos antigos bares medievais.
Outro restaurante muito popular na cidade é o Tasca Torta. Por ser bastante pequeno, nós indicamos que você reserve com antecedência, pois há sempre filas no local.
Outra boa dica de restaurante em Óbidos é o Chapinha d’Óbidos, um café localizado na Rua Direita e que chama a atenção pelo aroma dos seus pães e doces feitos em forno a lenha.
Onde ficar em Óbidos, Portugal
Entre nossas dicas de Óbidos, não poderiam faltar os hotéis e pousadas da cidade.
Anteriormente falamos do Castelo de Óbidos que, certamente, é uma excelente opção para todo turista. O hotel faz parte do Grupo Pestana e abriga quartos com uma decoração clássica e bastante confortável.
Entre os hotéis em Óbidos também está o Casal da Eira Branca, que também fica em um prédio medieval, todo decorado em madeira e pedra.
Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)
Feira Medieval de Óbidos
A Feira Medieval de Óbidos é um dos eventos mais importantes que acontecem na cidade.
Ela é realizada geralmente entre julho e agosto, quando a cidade se transforma completamente na antiga vila de Óbidos.
Acontecem desfiles de grupos em trajes romanos, feiras de comidas e bebidas típicas, festas a fantasia e muito mais. Até o euro passa a ser o Torreão, antiga moeda que circulava por Portugal na antiguidade.
A feira é fechada e a entrada custa cerca de 10 euros, mas crianças de até 11 anos não pagam.
O que achou das nossas dicas de Óbidos?
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!Vai para Portugal? Então, leia também:
- Roteiro de 7 dias em Portugal – de Lisboa ao Porto
- Onde ficar em Lisboa
- Roteiro de 1 dia em Fátima: como chegar e o que visitar
- Como chegar e o que visitar em Sintra
- O que fazer em Aveiro
- O que visitar em Coimbra, uma cidade cheia de atrações
- Roteiro de um dia em Braga, a Roma portuguesa
- Roteiro de 1 dia em Aveiro
- Roteiro de 1 dia pelo Porto
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Oi Ana adorei o blog.
Me tira uma duvida, consigo fazer Fatima e Obidos no mesmo dia? Estamos indo em Agosto.
Muito obrigada
Sim, se estiverem de carro. 🙂
Olá Ana, adorei seu blog, apesar de ter visto só agora, após minha segunda visita a Óbidos, ele é bem informativo. Visitei Óbidos em 2012 e tive vontade de voltar novamente agora em 2016. A primeira vez fui conduzida por um amigo Português, que me levou de carro. Dessa vez fui de transporte público e tive dificuldades de encontras o ônibus que vai de Lisboa até lá. Vi em seu blog que se refere a linha verde do metro, no entanto eu seguiu pela linha amarela que chega até a estação de Campo Grande.
Óbidos realmente é uma cidade encantadora, dessa vez pude explora-la melhor.
Olá Ana, muito bom esse seu blog, pena que não vi antes de ir a Portugal; estive em Portugal em setembro de 2015, fui a várias cidades além de ter ficado alguns dias conhecendo Lisboa… somente uma passadinha por Óbidos, mas valeu conhecer, pena que não deu tempo explorar mais a beleza da “vila branca”… pretendo voltar um dia; realmente, uma graça… agora me deu até vontade de tomar a ginja… rsrsrsr.
A vila de Óbidos é realmente um charme, digna de ser visitada. Peguei muitas valiosas dicas do vosso blog, Muito obrigada. Mas quero deixar o meu contributo para todos aqueles que leem e pegam dicas no vosso blog. À cerca de 20 dias levei meus familiares a Óbidos, alugamos um carro em Lisboa e no caminho para Coimbra fomos a Óbidos, paramos o carro, começamos a visitar a vila e gostamos tanto que ficamos para almoçar. Para surpresa nossa, quando chegamos ao carro todas as nossas bagagens tinham sido roubadas, ficamos com a roupa do corpo, levaram passaportes tudo, fizeram a limpa no nosso carro. Quando chamamos as autoridades locais (GNR) foi nos comunicado que isso é muito comum na região, principalmente em carros alugados que são os alvos preferidos. Este episódio abalou a nossa viagem porque nunca nos passou pela cabeça que pudesse acontecer. Por isso, recomendo fortemente a todos a visitarem Óbidos mas não levem as malas no carro, nem deixem objetos no carro.
Dulcina, em nenhum lugar do planeta se deve deixar as malas no carro e à vista de oportunistas, não apenas em Óbidos. Que triste isso ter acontecido! 🙁
Ainda bem que li isso, pois tinha colocado Óbidos no meu roteiro entre Lisboa e Leiria.
Paulo, jamais deixe de ir a Óbidos por conta deste relato, que é super-hiper isolado. Definitivamente isso não acontece a 3 x 4, até porque Portugal não seria o 5º país mais seguro do MUNDO, se isso acontece normalmente. Boa viagem!