Home / Portugal / Aveiro / Roteiro de 1 dia em Aveiro

Roteiro de 1 dia em Aveiro

Aveiro é, para mim, uma das cidades mais bonitas de Portugal e, no entanto, não sei por que, deixada de lado por muitos turistas. Um grave erro!

Chamada de Veneza portuguesa por conta dos canais (na verdade, trata-se de sua Ria), pontes e das pequenos embarcações que circulam por eles, os moliceiros, Aveiro é uma cidade que tem uma mistura certa de atmosferas jovem e tradicional.

Roteiro de 1 dia em Aveiro

Se você estiver de carro, coloque no seu GPS o destino “Praça Humberto Delgado”, pois a partir daí poderá percorrer quase tudo a pé. Mas, se chegar de trem, basta seguir pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho, mais conhecida como “A Avenida”, que fica em frente da estação (A). Naturalmente você chegará na mesma praça, numa caminhada de cerca de 1 km.

roteiro de 1 dia em Aveiro

A praça Humberto Delgado (B) fica mesmo em cima do Canal Central e uma boa opção é começar fazendo um passeio de moliceiro, que te dará uma perspectiva diferente da cidade e lindos ângulos para fotos.

o que fazer em Aveiro

o que visitar em Aveiro

Uma vez de volta, embrenhece-se pela ruelas das redondezas do canal, onde poderá ver diversos prédios art nouveau, esbarrar com uma feirinha de antiguidades, conhecer o Mercado de Peixe (C), as antigas casas dos pescadores e, claro, não deixe de passar na Oficina do Doce (D), onde poderá experimentar os famosos ovos moles. A cidade é toda muito bonitinha!

Sabia que o seguro viagem é obrigatório em Portugal?! Cote o seu aqui!

Outra parada quase obrigatória é no Museu de Aveiro (E). Ele não é muito grande, mas guarda algumas pérolas, como o lindíssimo túmulo da princesa Santa Joana.

o que ver em Aveiro

Este museu também fica próximo ao Canal Central, como você poderá ver no mapa abaixo:

roteiro Aveiro

Se, ao invés de caminhar, preferir circular de bicicleta, use e abuse da BUGA, as bicicletas de utilização pública e gratuita de Aveiro. Você poderá retirá-la no quiosque que fica ao lado do Canal Coja.

Mas fora do centro da cidade existe um passeio imperdível: a praia da Costa Nova. É lá que ficam as famosas casinhas listradas e coloridas. Para quem estiver sem carro, uma opção é ir de táxi ou pegar um ônibus no quiosque da rua Clube dos Galitos. Mas, atenção, ele só sai de hora em hora.

Aveiro dicas

praia em Aveiro

Como chegar em Aveiro para quem estiver usando o transporte público

A melhor opção, definitivamente, é o trem, pois a cidade sequer tem uma rodoviária, então, a opção de ônibus é bem limitada. Para quem vem do Porto, há saídas, pelo menos, a cada meia hora. Já quem vem de outros pontos pode conferir horários e preços no site dos Comboios de Portugal.

Passeios extras

Para quem estiver de carro e dispuser de mais tempo, poderá visitar ali ao lado a Fábrica da Vista Alegre (as famosas porcelanas portuguesas) ou o Museu Marítimo de Ílhavo, o único no mundo que tem um Aquário de Bacalhau (vivo!). Já escrevi sobre eles aqui.

arredores de Aveiro

roteiro Portugal

Quando for organizar o seu roteiro de viagem por Portugal, não deixe de colocar Aveiro nele, eu garanto que não irá se arrepender.

Conheça também o nosso “Roteiros de 7 dias em Lisboa e Arredores” e verifique os ingressos e passeios (a partir de Lisboa ou do Porto) que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

Vai para Portugal? Então, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Roteiro de 1 dia em Galway

Roteiro de 1 dia em Galway, Irlanda (com mapa)

Uma das maiores cidade da Irlanda, Galway fica no extremo oeste da ilha e em …

42 Comentários

  1. Eu fui a Aveiro na minha última passagem por PT. A verdade é que sim, é bonito, considerada a Veneza de PT. Porém há um pouco de descuido nas margens do canal. Passei apenas um dia lá apenas para conhecer.

    A melhor parte foi o almoço no Matsuri Sushi. Mto Bom!

  2. Luziana Costa

    Estou programando uma viagem entre Julho ou Agosto de 2014, para Aveiro,vou encontrar com meu amor. Espero que seja bom mesmo.

  3. pauliane

    Olá, gostei muito de suas dicas. Em fevereiro irei de Porto para Óbidos de carro e gostaria de dar uma parada em Aveiro, então sua dica foi ótima! Tenho, porém, ainda uma questão: tem como estacionar o carro na Praça? Obrigada! Pauliane

    • Ana Catarina Portugal

      Tem um grande parque de estacionamento do lado de fora de Óbidos. Boa viagem!

  4. Olga Cristiane

    Olá, suas dicas estão sendo de ótima ajuda. Eu e minhas amigas vamos do Porto até Lisboa, parando em algumas cidades. Estava vendo por uma empresa de ônibus e os preços são em sua maioria mais atrativos que de trem. Você sabe dizer se os pontos de descida desses ônibus são perto do centro da cidade? Por exemplo, pretendo ir de Aveiro para Coimbra de ônibus, pois está mais barato, você me aconselha? Obrigada

    • Ana Catarina Portugal

      Pode ir, mas o trem regional custa uns 4 euros, ou seja, bem barato também. Boa viagem!

  5. cleo ribeiro

    de lisboa a aveiro com pernoite vale apenas, me dê umas dicas por favor!

    • Ana Catarina Portugal

      Não entendi o que de fato quer saber: se vale a pena dormir em Aveiro? Sim, vale. Boa viagem!

  6. Luciano

    Ana Catarina,
    estou indo pela primeira vez conhecer a terra de meus avós (Coimbra). Ficarei em Lisboa e de lá irei a Fatima, Coimbra, Aveiros e Porto.
    Devo aluguer um veículo ou de trem é melhor e com menos chance de se errar o caminho.
    grato,
    Luciano

    • Ana Catarina Portugal

      Luciano, com um GPS, qual a chance de errar o caminho?! rsrsrs. Lá é bem fácil de dirigir. Boa viagem!

  7. Luis

    Oi Ana,
    tô indo visitar parentes que moram em Aveiro. Me disseram que se pegar um vôo do Brasil para Porto vou economizar tempo e dinheiro.
    É verdade???
    Eu acharia conduçao fácil do aeroporto de Porto até a estação de trem para Aveiro??
    Ou é mais seguro e tem mais opções ir por Lisboa mesmo???

    • Ana Catarina Portugal

      Claro que para o Porto, que é do lado. E o que mais tem são trens entre as duas cidades, 😉 Boa viagem!

  8. JOSE FELICIANOP SANTOS

    qual e maisa barato passagem de lisboa para coimbra de trem ou onibus

  9. Antonino Neto

    Boa noite,

    Pretendo conhecer Aveiro na semana que vem, porem fui ate o site Comboios de Portugal e lá tem varias estações de trem saindo de Lisboa (onde irei ficar).
    Voce indica alguma estação em especial?
    Obrigado pela ajuda.

    • Ana Catarina Portugal

      Em geral uso a estação do Oriente. Boa viagem!

  10. Yêda Costa Saraiva da Cruz

    Olá Ana Catarina
    Em primeiro lugar – Parabéns pelo seu excelente blog.
    Tenho 76 anos e todos os anos vou à Europa – comecei em 2009 quando fiz 70 anos – uma viagem que sonhava desde os meus 30 anos. Não gosto de excursões e por isto a demora. gosto de eu mesma fazer meu roteiro, escolhendo os lugares que desejo conhecer. Sou Pedagoga aposentada e adoro História. Gosto de viajar sozinha e no mínimo por um mês, mas não me recuso a ter alguma companhja de pessoas amigas,
    Sou de fazer passeios a pé, andar por toda a Europa de trem e fazer todos os passeios locais.
    acabei de chegar da Holanda(Amsterdam, Keukenhof, Volendam, Marken e Windmills) Florença, Maastricht, Bruges(onde já fui 3 vezes), Bruxelas, França(Paris, sempre Paris – já fui 5 vezes), Saint Malo,Saint Michel e Lisieux – tudo organizado por mim,
    Agora estou organizando minha viagem do ano que vem: Portugal(onde já fui em 2009) vou ficar 14 dias – saindo para várias cidades: Sintra(já fui num bate/volta em 2009) agora vou ficar uma noite, Porto – aí é que seu blog entrou na minha vida – procurando informações achei tudo que preciso – quero ir a Aveiro, mas gostaria de ficar uma noite enão apenas um dia – vi no Ticketbar(que usei em Amsterdam – este ano e gostei), mas só tem meio dia. Há possibilidade de ficar uma noite? Vou comprar todos os ingressos no Ticketbar.
    Aguardo sua resposta quanto a Aveiro.
    Atenciosamente
    Yêda Saraiva

    • Ana Catarina Portugal

      Yêda, se você tem disponibilidade de tempo, fique sim um dia, pois a cidade é uma graça e você conhece tudo a pé. Pegue um trem no Porto para lá (é pertinho) e de lá siga para o seu próximo destino (vá a Coimbra, minha cidade, rsrsrsrs). Boa viagem!

  11. Adriana

    Boa noite, Ana!
    Antes de mais nada agradeço todas essas dicas, serão muito uteis. Em setembro, estarei fazendo um circuito pela Europa que s encerra em Lisboa onde permanecerei por mais dois dias. nestes dias gostaria de conhecer Porto e Aveiro, que é a cidade do meu pai. Vc acha que dá para conhecer os dois lugares em um dia só? Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Sinceramente? Acho que não, pois ambas são lindas e vão te demandar tempo. Você pode até ver, mas vai ser bem corrido. Boa viagem!

  12. Maria Inez

    Fui a Aveiro em outubro/15, e como estava em Porto, reservei um dia para esta linda cidade. Segui na íntegra o seu roteiro de 1 dia. Muito bom! Foi fantástico. Adorei a cidade, sua gente, a comida, os passeios…Parabéns pelo roteiro!

  13. terezinha

    Estou indo (24/10;2015) pela primeira vez para Portugal. Estou preparando meu roteiro e o seu blog foi descoberto por mim, na hora certa. Ficarei 28 dias. Farei um Turismo Econômico. Pretendo visitarBraga, Aveiro, Coimbra ( meu grande sonho), Lisboa, Évora, Fátima e Faro, partindo de Porto ( minha chegada). Sou uma professora brasileira aposentada. Mais alguma sugestão ?

    • Ana Catarina Portugal

      Acho que ainda pode adicionar muitos outros lugares, já que tem bastante tempo. Boa viagem!

  14. Isabel

    Desculpe, acho interessante os seus roteiros e forma como escreve ou descreve, mas se é portuguesa, porque escreve em “brasileiro”??

    • Ana Catarina Portugal

      Porque escrevo para público brasileiro e atualmente moro no Brasil, 😉

  15. Igor Coelho

    Olá Ana, linda cidade e belíssimas dicas!
    Irei em Janeiro a Aveiro e fiquei encantado com suas fotos lá.
    Minha duvida é onde fica a escadaria onde está pintado “Eu amo Aveiro”que vc tirou foto?
    Um forte abraço!

    • Ana Catarina Portugal

      Oi! Em frente ao hotel Meliã Ria, no Cais da Fonte Nova, Lote 5. Boa viagem!

  16. Mariza Bruno

    Oi Ana, estive ontem em Aveiro e segui suas dicas. Adorei a cidade.
    Na segunda, dia 15/8 irei de carro do Porto para Faro.

  17. ilsetigre

    Oi Ana. Estarei indo para Porto no inicio de outubro. tenho planejado fazer a rota do vinho verde, saindo de Porto.
    Estou planejando fazer nos primeiros dias Amarante, Guimarães e Viana do Castelo, onde pernoitarei e no dia seguinte farei Caminha, Valença, Monção e Melgaço.
    estaremos de carro.
    Minha dúvida: gostaria de fazer o retorno de Melgaço por outra rota. Pensei em ir pelo Arco de Valdevez. o que acha?

    • Ana Catarina Portugal

      Acho uma ótima ideia, assim vê coisas diferentes. 🙂

  18. Olá Ana,
    Deixo aqui uma sugestão diferente. Para quem gosta de fotografia de viagens, passe no Trilhos da Terra, um espaço criado pelo viajante Bernardo Conde. Fica bem junto ao Teatro Aveirense, e tem sempre exposições de fotografia que valem a pena. Abraço e boas viagens.

  19. Fernando Barbosa

    Não localizei a tal Praça Humberto Delgado em Aveiro nem no Waze nem no Google. Tratei de parar no primeiro ponto onde vi Moliceiras. O nome da praça está correto na matéria?

  20. Carla Valadão de Freitas Martins

    Boa tarde!
    Primeiro gostaria de dizer que estou adorando todas as suas dicas!!!
    Estarei conhecendo Portugal em maio deste ano junto com minha família (marido, mãe e madrinha). Não somos o tipo de viajante que gosta de ficar ticando pontos turísticos, assim preferimos um roteiro com mais tempo para aproveitar cada local. Decidimos chegar pelo Porto e inicialmente pensamos em ficar 4 noites, pois pretendemos fazer um bate e volta em Santiago de Compostela. Então seguiremos de carro em direção a Lisboa. Nesse trecho teremos 4 noites que pretendemos diluir pelo trajeto. Já em Lisboa serão 6 noites e, então, daí regressaremos ao Brasil. Gostaria de sugestão de por onde distribuir as 4 noites que teremos entre Porto e Lisboa.
    Desde já grata,

    Carla

    • Ana Catarina Portugal

      Sugiro Coimbra e depois pode ser em Alcobaça ou Nazaré, para visitar as cidades próximas. Mas na verdade, existem mil possibilidades. Boa viagem!

  21. marcelo

    Ola Ana
    Coimbra e Aveiro da pra visitar em um dia?

  22. Juliana Morroni

    Ana!!! adorei tudo sobre Portugal, estou indo no próximo domingo e irei parar em Aveiro somente por causa da sua postagem! não vejo a hora…
    Me diga onde fica essa escadaria linda em Aveiro?

    • Ana Catarina Portugal

      Em frente ao hotel Meliã (Cais da Fonte Nova, Lote 5). Boa viagem!

  23. Olá Ana. Eu e mais 5 amigos estaremos viajando para Portugal em agosto. Passaremos por lá durante 11 dias cheios.
    Tenho dúvidas no meu roteiro e com a sua excelente experiência e maneira de esclarecer. Gostaria de umas dicas no roteiro que fiz e meios d locomoção.
    Desde já agradeço a sua atenção.LISBOA (1º dia e 3º, 4º e 5º dia)
    Atenção: Chegar do Brasil e seguir para Sintra retornar à tarde do 2º dia e sair na manhã do 6º dia.
    Gastronomia
    Pastel de bacalhau recheado com queijo de ovelha
    Local: Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Rua Augusto 106/108
    Preço: +ou- 7 euros
    Pastel de Belém
    Local: Próximo ao Mosteiro dos Jerônimos e o Monumento dos Descobrimentos
    Hotel
    Hotel Anjo Azul
    Local: Bairro Alto. O hotel é bem localizado e próximo a tudo (restaurantes, casas noturnas, barzinhos, etc)
    Outra opção de hotel: Localizações no Bairro do Chiado. Bairro citado no Guia 4 rodas. Quando hospedado nesse bairro dá para conhecer todo o centro histórico à pé.
    Pontos turísticos:
    Igreja do Carmo (igreja que sobreviveu ao terremoto).
    Torre de Belém 5 euros
    Mosteiro dos Jerônimos (visitar torre de Belem + Mosteiros são 10 euros) e o tumulo de Vasco da Gama
    Visite os monumentos da Era dos Descobrimentos
    Veja a maior coleção de coches reais do mundo
    Passe pela residência do Presidente Português
    Aproveite o Centro Cultural de Belém e visite o Museu Marítimo de Lisboa e o Museu Arqueológico

    SINTRA (1º 2º dia)
    Atenção: Reservar umas horinhas para conhecer Cascais. No 2º dia retornar para Lisboa à tarde.
    Ficar na cidade pelo menos um dia. É a cidade mais romântica de Portugal. Na cidade tem muitos castelos, praias e montanhas que não podem deixar de visitar. Não visitar no final de semana, pois a cidade fica cheia de turistas.
    Localização
    Fica localizado a 30 km de Lisboa
    Locomoção
    De Lisboa para Sintra deve ir de trem. A cada 15 minutos há trens que partem da estação do Rossio em Lisboa. Sintra será a última estação. Da estação ferroviária para o centro da vila, pegue o ônibus 434 (€5), ou caminhe por apenas 1 km.
    Custo do trem: €4,30 ida e volta

    Pontos Turísticos
    Para conhecer a cidade deve-se pegar ônibus. Tem duas linhas turísticas. Se a Carol não está enganada, uma linha vai pelas praias e outra pelas montanhas. Ela foi pelas montanhas e visitou o Palácio Nacional da Pena (Endereço: Estrada da Pena, 5 km ao sul )e Castelo Monserrate.
    Palácio da Pena
    Endereço: Estrada da Pena, 5 km ao sul.
    Como chegar: ônibus 434 da estação ferroviária e nos arredores do escritório de turismo até a entrada do parque. Ou táxi (cerca de € 10,00 o trecho). Se tiver disposição, 3km de trilha a partir do centro, por meio de um lindo bosque.
    Funcionamento: todos os dias, das 9:45h 19h (Palácio); das 9:30h às 20h (Parque).
    Custo: € 14,00 (Palácio + parque) – crianças até 5 anos grátis, descontos para jovens e idosos.
    Castelo dos Mouros
    Endereço: Estrada da Pena, 5 km ao sul.
    Como chegar: pode-se ir a pé, por uma trilha de 2km, subindo pela Rua Marechal Saldanha ou pegar o ônibus 434 da estação ferroviária
    Funcionamento: todos os dias das 9:30h às 20h.
    Custo: € 7,50 – crianças até 5 anos grátis, descontos para jovens e idosos.
    Palácio Nacional de Sintra e Palácio Queluz
    Endereço: Largo Rainha Dona Amélia.
    Funcionamento: todos os dias, das 9:30h às 18:30h.
    Custo: € 9,50 – crianças até 5 anos grátis, descontos para jovens e idosos.
    Quinta da Regaleira
    Endereço: Quinta da Regaleira, 2710-567 Sintra
    Como chegar: seguindo pela Rua da Quinta, ao lado do Escritório de Turismo.
    Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17:3h ou 20h, dependendo da época do ano. Há opções de visitas guiadas com horários determinados. Fecha 24 e 25 de dezembro.
    Custa: € 6,00 – crianças até 8 anos grátis, descontos para jovens, idosos e famílias.
    Convento dos Capuchos
    Endereço: Convento dos Capuchos
    Como chegar: não tem transporte público. Ou de carro, ou de táxi.
    Funcionamento: todos os dias, das 9:30h às 20h. Fecha 25 de dezembro e 01 de janeiro.
    Custo: € 6,50 – crianças até 5 anos grátis, descontos para jovens e idosos.

    Gastronomia
    Travesseiros e queijadinha da Padaria de Sintra Piriquita.
    Geralmente, o comércio fecha às 18 horas.

    ÓBIDOS (3º dia)
    Atenção: Retornar para Lisboa no mesmo dia.
    Iremos de ônibus de Lisboa para Óbidos. A partir de Lisboa os ônibus saem da estação do Campo Grande (linha verde do metrô). O valor da passagem é de € 7,55 e a empresa que faz o trajeto é a Rodotejo. A viagem dura 1 hora.
    Localização
    Fica localizado a 80 km de Lisboa.
    Pontos turísticos
    A cidade é dentro de uma muralha. Para alcançar o interior das muralhas é preciso atravessar a “Porta da Vila”, datada do século XVII e toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo. É muito fofa e parecida com Minas Gerais. Tem muitas igrejas, ruas estreitas, pequenas praças e é cheia de flores.
    Na entrada da cidade tem um lugar tipo uma gruta que vale a pena ver e tirar fotos.
    Ir ao Castelo de Óbidos que fica no topo da cidade. É uma das 7 maravilhas de Portugal.
    Sugestão: Dormir lá. A cidade tem um ar mágico. Vale a pena dormir lá, pois a noite é linda. Mas entre dormir em Óbidos e Sintra é melhor dormir em Sintra.
    Gastronomia
    Pão de ló – É um diferencial na gastronomia da cidade.
    Pão doce – Ir na “Capinha de Óbidos” para comprar pão do doce especial e caseiro.
    Gininginha (licor de cereja)

    FÁTIMA (4º dia)
    Atenção: Visitar numa manhã e retornar para Lisboa.
    Localização
    130 km de Lisboa. 85 km de Coimbra e 200 km de Porto
    Saindo de Lisboa, a melhor opção de transporte público, é de ônibus (pega em Sete Rios), pois embora haja trem para lá, a estação fica muito longe do Santuário; já da rodoviária você poderá fazer tudo a pé.
    A viagem dura 1:30h e custa € 11,40. Já para quem puder ir de carro é melhor, pois poderá aproveitar para casar a ida até lá com outros passeios, como o Parque das Pegadas dos Dinossauros, Batalha, Leiria, Santarém, entre outros.

    Pontos turísticos (o passeio dura de 2 a 3 h no máximo)
    Santuário de Fátima e confira um dos mais importantes destinos de peregrinos de Portugal.
    Basílica, que abriga os túmulos de Jacinta, Lúcia e Francisco, bem como a Capela das Aparições.

    GUIMARÃES (5º dia)
    Atenção: Visitar numa manhã e retornar para Lisboa.
    Berço da nação (onde nasceu o primeiro rei de Portugal). Os arredores são picotados por edifícios do século XV e XIX.
    Localização
    Localizada a 60 km de Porto e 360 km de Lisboa. Para visitar deve-se sair de Porto. São 30 min de estrada. Se tiver o dia livre deve-se aproveitar e conhecer Braga.
    Guimarães é a última estação de uma das linhas dos trens metropolitanos que partem da estação de São Bento, no Porto. A partir de lá, a viagem dura cerca de 75 minutos e custa 2,20 euros
    Pontos Turísticos
    Castelo (onde nasceu o rei português)
    Igreja São Francisco – localizada no Largo de S.Fco e tem seu interior todo revestido de azulejo.
    Gastronomia
    Região de vinhos de Minho.

    PORTO (6º, 7º, 8º e 9º dia)
    É a segunda maior cidade de Portugal. Ao sul de Porto ficam Aveiro, Viseu e Coimbra (nesta ordem). Mais abaixo fica localizada Lisboa. De Coimbra para porto são 133 km.
    Locomoção:
    Gastronomia:
    Tem muitas confeitarias com docinhos deliciosos.
    Sugestão de comer coisas com tomate, porque é uma delicia.
    No hotel, não se esquecer de provar o melão.
    Prato típico local: Francesinha (pão com carne, molho e queijo derretido).
    Tomar vinho do Porto.
    Pontos turísticos:
    Tem vários shoppings “Shopping Via Catarina ….” e o mercado municipal “Mercado do Bolhão” bem legal.
    Estação de São Bento – Esta Estação é um bom ponto de partida. Construída no início do século 20, ela tem em seu interior cerca de 20 mil azulejos decorados. Pintados pelo artista luso Jorge Colaço, os desenhos ilustram momentos marcantes da história de Portugal e também a evolução dos transportes no país.
    Andar de elétrico – Bem pertinho da estação é possível embarcar em um dos símbolos da cidade, o bondinho (ou eléctrico, em português de Portugal). Os primeiros carros linha começaram a circular em 1872, e hoje há três linhas que circulam pela cidade.
    A linha 22 – conhecida como linha da Baixa– passa pelos principais pontos do centro histórico. Para quem quer ter uma vista privilegiada, o rio Douro, a linha 1 tem quase todo o percurso à beira do Rio.
    Livraria do Harry Potter – Com sua imponente escadaria vermelha e seus amplos vitrais, a Livraria Lello & Irmão é figurinha fácil na listas de livrarias mais bonitas do mundo. Inaugurada em 1906, a loja já era um ícone da cidade, mas ganhou ainda mais projeção quando começou a ser associada à saga “Harry Potter”.
    A escritora britânica J. K. Rowling, autora dos livros, morou no Porto e costumava visitar o espaço, que inspirou parte da concepção do visual da biblioteca de Hogwarts. Por isso, muitos dos fãs da história aproveitam para circular caracterizados pela loja.
    Fazer um cruzeiro no Douro – Navegar pelas águas do rio Douro é uma boa oportunidade para ver a bela arquitetura da cidade e ter um pouco da dimensão de sua importância histórica, já que era a principal rota de escoamento do vinho do Porto.
    Há muitas opções de passeios, em geral a partir dos € 16 (R$ 53). Um dos mais populares é o “cruzeiro das seis pontes”, oferecido por várias empresas. Com uma hora de duração, ele cobre os principais pontos à margem do rio e ainda oferece uma vista privilegiada da ponte Luis 1º (conhecida como d. Luis), concebida pelo engenheiro Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.
    Visitar as caves do vinho do Porto – A menos de cinco minutos de caminhada do Porto, do outro lado do Douro, fica Vila Nova de Gaia. É nesta margem que estão as famosas caves do vinho do Porto, onde a bebida ficava (e em muitos casos ainda fica) armazenada em barris.
    Há várias delas bem em frente ao rio. O passeio inclui visitar o complexo e, no final, dá direito a degustar a bebida.
    Visitar a ponte São Luis (ponte D. Luis I)
    Visitar a Casa da Música para ver espetáculos de porto.
    Ir à cidadezinha “Lamego” onde tem várias igrejas lindas.
    Ir à Casa de Música e depois nas piscinas.
    No bairro Matozinho, em Porto tem uma piscina pública (piscina das Marés) do arquiteto Álvaro Sisa. Para ir lá deve-se pegar um ônibus de linha no valor de 4 euros.
    Hotel:
    Hospedar próximo a Rua Santa Catarina.
    Hospedar na região perto do Rio Douro.

    AVEIRO (8º dia) – Aveiro, Viseu e Porto ficam um ao lado do outro.
    Considerada a Veneza Portuguesa.
    Atenção: Retornar para Porto no mesmo dia.
    Locomoção
    Localizada entre Porto e Coimbra. Para ir de Porto para Aveiro é melhor pegar o trem. A saída a cada meia hora. Quando chegar na cidade, basta seguir pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho, mais conhecida como “A Avenida”, que fica em frente da estação (A). Naturalmente você chegará na praça “Praça Humberto Delgado”, numa caminhada de cerca de 1 km.
    BUGA – Uso gratuito de bicicleta (BUGA) para conhecer o município. Horário das 10 às 19 horas.
    Pontos Turísticos
    Museu de Stª Joana
    Museu do Maritimo
    Museu da Vista Alegre
    Museu do Caramulo
    Serra do Buçaco
    Serra do Caramulo
    Serra de Freita
    Praias da Costa Nova, Barra, Vagueira e S. Jacinto
    Distrito de Aveiro
    Costa Nova – distrito de Aveiro onde tem as Casas de Costa de Costa
    Saímos do centro de Aveiro de ônibus (no quiosque da rua Clube dos Galitos)que sai a cada 1 hora e custa em torno de 8 euros ou pegar taxi. Temos que cuidar com a condução de retorno.
    Entre a Ria de Aveiro e o mar fica uma península, e é aqui que se encontra a Costa Nova, com as suas casas com riscas coloridas derivadas das originais casas de madeira dos pescadores. Estas casas de madeira são cada vez mais raras de se ver. Em Aveiro encontram-se umas poucas junto do cais de S. Roque.
    Gastronomia
    Comer ovos moles – Doce típico da região feito de ovo e açúcar. Os em formato de frutos do mar são deliciosos.
    São especialistas em peixe, carne de cabrito, vitela e frutos do mar..

    VISEU (9º dia)
    Atenção: Retornar para Porto no mesmo dia.
    Locomoção
    Localizada a 130 km de Porto, 80 min. Ir de ônibus ou carro.
    Pontos turísticos
    Sé Catedral de Viseu
    Museu Grão Vasco
    Palácio do Gelo
    Painéis de Azulejo
    Museu do Quartzo
    Carmo 81 (espaço cultural)
    Igreja da Misericórdia de Viseu
    Igreja de Nossa Senhora do Carmo
    Cava de Viriato e estátua de Viriato
    Casa da Ribeira
    Porta do Soar

    ÉVORA (10º dia)
    Atenção: Sair de Porto na manhã do 10º dia e ir para Évora.
    Também conhecida como “cidade Branca” ou “cidade Museu”. Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
    Localização: O município está localizado no centro de Portugal. Limita a norte com os distritos de Santarém e Portalegre e a leste da Espanha.
    Pontos turísticos
    Praça do Giraldo
    Templo Romano de Diana
    Igreja São Fco
    Capela dos Ossos (localizada ao lado da igreja S.Fco e a parede é revestida com ossos humanos)
    Catedral de Évora tb conhecida como Sé de Évora (subir a torre para ver a vista da cidade e campo)
    Pequena Vila de Arraiolos (tapetes de lã)
    Gastronomia
    Vinhos
    Obs: hotéis variam de R$ 170,00 a R$ 600,00

    LISBOA (chegada no 11º dia e saída no 12º dia)
    Guardar o 11º dia em Lisboa para comprar vinhos, azeite e docinhos de Belém.

    • Ana Catarina Portugal

      Ivete, sem condições de ler e analisar um comentário gigante destes, rsrs, pois recebemos dezenas por dia. E na verdade nem entendi que dúvida tem, porque só de olhar por alto, vejo que já tem tudo super-mega organizado, 🙂 Se tiver de fato alguma dúvida, seja mais espcífica (e resumia, por favor). Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *