Uma visita às ruínas de Massada em Israel

Massada, em Israel, é um lugar no meio do deserto da Judeia que carrega um passado muito rico em história do povo judeu. As conhecidas ruínas de Massada são de uma antiga fortaleza em Israel que guarda um episódio bastante marcante.

Foi na fortaleza de Massada que judeus que viviam ali preferiram se matar do que se entregar para os romanos que queriam tomar a cidade.

Desde 2001, Massada é considerada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.

👉 Leia também: 

Ruínas de Massada em Israel

turista profissional em Massada israel

História de Massada

A fortaleza foi construída cerca de 35 anos antes de Cristo por Herodes, rei romano escolhido para assumir o trono da Judeia. Como os judeus não concordavam, ele acabou se refugiando neste local, que mandou construir de forma que todos que ali vivessem pudessem se manter sem precisar sair da fortaleza.

Lá dentro, havia depósitos de armas, cisternas para coleta de água, armazéns, etc. Tudo para manter a pequena cidade funcionando. Lembrando que ela fica no meio do deserto, no alto de um cânion, à 520 metros acima do nível do mar.

Como é Massada em Israel

Mas o episódio que ficou conhecido na História não tem a ver com o rei Herodes.

Após sua morte, a pequena cidade foi tomada por um grupo judaico que se opunha à dominação romana na região. Em 73 d.C. aconteceu a tragédia.

Os romanos marcharam para Massada para capturar os soldados e todos os moradores do local, incluindo mulheres e crianças. Porém, como o acesso era difícil, afinal, Massada era uma fortaleza alta, os romanos tiveram que usar da engenharia para conseguir passar pelos muros de Massada. Montaram acampamento na base e iniciaram a construção de uma rampa de mais de 100 metros de altura com as pedras e a terra batida da própria região.

o que fazer em Massada Israel

Ao verem os soldados romanos vencendo, os judeus tomaram uma decisão: não se render. A saída foi o suicídio coletivo. Eles então se organizaram entre as famílias e sacrificaram as mulheres e crianças até que restaram só alguns homens. Entre eles, um foi escolhido para terminar o trabalho e ao final, colocar fogo no palácio e se matar. Somente 6 pessoas sobreviveram.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Durante anos, as ruínas ficaram abandonadas, mas após o surgimento do Estado de Israel, o local foi revivido e transformado em Parque Nacional.

Além das ruínas, Massada abriga um museu, uma sala de exibição, uma loja de suvenires e um restaurante.

o que ver em Massada Israel

Como chegar em Massada

Jerusalém é a principal cidade mais próxima de Massada em Israel, cerca de duas horas de carro. A cidade de Tel Aviv, também bastante conhecida, pode ser um outro ponto de partida, porém, mais longe. A empresa de ônibus Egged trabalha com essas rotas.

Nós fomos de carro quando estávamos voltando de Eilat, no extremo sul de Israel. Nesse mesmo dia visitamos Massada, o Mar Morto e as cavernas de Qumrám.

O que fazer em Israel

Uma vez chegando lá, há algumas opções para acessar as ruínas de Massada (lembrem-se que os romanos precisaram construir uma rampa para alcançar o topo da montanha).

Uma delas é ir pelo teleférico, pelo custo de NIS 56 o trecho. Se você for subir e descer de teleférico, o valor fica em NIS 74, já com o valor da entrada em Massada. Ele funciona só a partir das 07:30h então, indo por ele não dá tempo de apreciar o nascer do sol lá de cima.

como chegar a Massada

Se não quiser o teleférico e tiver boas condições físicas, pode optar por subir pela trilha chamada Caminho da Serpente. Dizem que foi por este caminho que os judeus subiram na época em que ocuparam Massada. Neste caso você só paga o ingresso pela entrada em Massada, que custa NIS 28 para adultos.

subir a pé para Massada

Ainda há uma terceira opção de subida que é pela Rampa Romana, do lado oposto ao Caminho da Serpente. Ambas as opções de trilha fecham durante o verão por conta do calor absurdo que faz no deserto. A exceção é uma hora antes do nascer do sol, quando as trilhas são liberadas para quem quer chegar mais cedo e ver o espetáculo  lá de cima.

Se você não quiser ir por conta própria ou não puder, há opções de excursões para Massada saindo de Tel Aviv ou de Jerusalém:

Excursão de 1 dia a Massada saindo de Tel Aviv

Excursão de 1 dia a Massada saindo de Jerusalém

Dicas para visitar Massada

As ruínas de Massada funcionam das 8h às 17h nos meses de abril a setembro e das 8h às 16h de outubro a março.

Em algumas épocas do ano, há espetáculos noturnos com luzes. Procure ir durante os meses de inverno (final/começo do ano), que é quando o calor fica mais ameno.

Como a fortaleza de Massada em Israel é uma das atrações turísticas mais conhecidas da região, há várias empresas que fazem os tours para lá. Muitas ainda fazem o passeio incluindo uma paradinha para banho no Mar Morto.

Vá com roupas leves e confortáveis e leve protetor solar e chapéu. Além disso, não se esqueça de beber bastante água e nunca esqueça de levar o líquido consigo, afinal, o deserto da Judeia é bem cruel no calor.

o que fazer em Israel Massada

E se estar planejando uma viagem para Israel, não eixe de ler todas as dicas de Israel que jã escrevemos sobre o país.

👉 Leia também: 10 dicas de Israel para quem vai pela primeira vez

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here