Por: Evelyn Almeida - Atualizado em 30/07/2019

No dia destinado a nossa visita à Cidade Proibida, fazia muito frio em Pequim. Aquele foi, sem sombra de dúvida, o dia mais frio que pegamos por lá.

Então, embora o céu estivesse límpido, de um azul simplesmente perfeito, quase morremos congelados! As fotos deste post não me deixam mentir…

Saímos bem cedo do hotel e partimos para a nossa aventura. A Cidade Proibida fica “pertinho” do hotel em Pequim em que nos hospedamos, a apenas alguns quarteirões; mas, como em Pequim tudo é gigantesco, esses quarteirões nos renderam um bom tempo de caminhada.

E lá fomos nós, andando pelas ruas da cidade… até que avistamos a Praça da Paz Celestial, que fica bem em frente ao nosso destino.

=> Importante: Seguro Viagem Para a China (com desconto)

A Cidade Proibida

IMG 8342 - A Cidade Proibida em Pequim

IMG 8768 - A Cidade Proibida em Pequim

Mas… por que “Proibida”?

O título surgiu porque somente o imperador, sua família e os empregados especiais podiam entrar no conjunto de prédios do palácio. Qualquer outra pessoa que atravessasse seus portões sem autorização estava sujeita a uma execução sumária e dolorosa.IMG 8552 - A Cidade Proibida em PequimO local foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até o fim da Dinastia Qing, funcionando como centro cerimonial e político do governo chinês.

Pesquise opções de hospedagem em Pequim aquiDSCN0574 - A Cidade Proibida em Pequim

Na verdade, o complexo de prédios forma de uma cidade dentro de outra cidade. É imenso. Como tudo em Pequim.

Construído entre 1406 e 1420, o complexo consiste em 980 edifícios e cobre 720.000 metros quadrados, e é um perfeito exemplo da arquitetura palaciana tradicional chinesa – lindíssima, não posso deixar de fazer essa observação.

IMG 8328 - A Cidade Proibida em Pequim

A Cidade Proibida foi declarada  Patrimônio Mundial da Humanidade em 1987, e está listada pela UNESCO como a maior coleção de “antigas estruturas de madeira preservadas no mundo”. Somente na década de 1920 foi transformada em museu.IMG 8369 - A Cidade Proibida em Pequim

Séculos de história e arte, sob o céu azul maravilhoso daquele dia de janeiro em Pequim. Realmente, uma visita sensacional, apesar de todo o frio que sentimos.

A Cidade é rodeada por uma muralha que tem 7,9 metros de altura e que servia como parede defensiva e de retenção para o palácio, e é perfurada por um portão de cada lado.

SEGURO VIAGEM ÁSIA COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não viaje para a Ásia sem um ótimo seguro viagem. Imagine ter uma perrengue do outro lado do planeta?! Escolha a melhor opção de seguro para você aqui e ganhe até 10% de desconto usando o cupom TURISTAPRO5.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Ao Sul, fica o portão principal, chamado de “Portão Meridiano”. Na direção Norte, fica o Portão da Grandeza Divina. Os portões Este e Oeste são chamados de “Portão Glorioso Este” e “Portão Glorioso Oeste”.

Todos esses portões estão decorados com um conjunto de nove-por-nove pregos dourados, exceto o Portão Glorioso Este, que possui apenas oito filas.

Além da muralha, a Cidade Proibida também é rodeada por um fosso com seis metros de profundidade e 52 metros de largura.DSCN0531 - A Cidade Proibida em PequimIMG 8173 - A Cidade Proibida em PequimImpossível não se emocionar ao passar pelos portões da muralha.

Impossível também não se impressionar com o Hall da Suprema Harmonia, o edifício onde se encontra o Trono do Dragão, onde reinaram os imperadores das dinastias Ming e Qing, desde o início do século XV até as primeiras décadas do século passado, quando o então imperador Puyi, conhecido como “o último imperador” e eternizado no filme de Bernardo Bertolucci, foi deposto.

Andar por aqueles pátios imensos sem se lembrar das cenas do filme é praticamente impossível! Lembrei principalmente daquela em que milhares de guerreiros e burocratas do governo saudavam o pequeno Puyi, precocemente proclamado imperador… e também me lembrei de seu isolamento dentro daquelas muralhas!

Emocionante estar ali! Emocionante conhecer a Cidade Proibida!IMG 8465 - A Cidade Proibida em Pequim

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - A Cidade Proibida em PequimQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Informações úteis para visitar a Cidade Proibida

  • Como chegar: metrô linha 1 para Tian’Anmen East
  • Horário de funcionamento: abr/out 8h30/17h; nov/mar 8h30/16h30
  • Preço: a partir de 66 yuan
  • Compre seu ingresso antecipado aqui!

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para Pequim aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Evelyn Almeida
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.
    0 Comentários
    1. Evelin obrigada pelas informações. Já estou com passagem comprada para abril 2014 ida pelo Japao (conhecer Okinawa)e volta por Beijung.
      Sempre viajo sem pacote com meu marido. Meu inglês e básico e para ser sincera estava com medo desta viagem .Mas após suas dicas me sinto mais segura. Vou tb ao Vietnam e Cambodja Preciso aproveitar pois já tenho certa idade.E Não e sempre q podemos viajar.Obrigada.Otimo o seu relato.

      1. Luísa, viajar é sempre uma delícia, não é?!
        Fomos também ao Vietnam e ao Camboja… Com certeza você vai adorar! O Camboja, principalmente, me deixou fascinada!
        Aproveite bastante a sua viagem!
        Abraços!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *