Como sair do aeroporto internacional do Rio de Janeiro

Para quem chega ao Rio de Janeiro, uma dúvida é como sair do Galeão, que é o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (também chamado de Tom Jobim).

E a dúvida procede, porque, ao contrário das maiores cidades do mundo, o Galeão não é servido nem de metrô nem de trem. Ele não é, de fato, o mais bem servido de transporte público.

Mas existem algumas opções, que vamos apresentar a seguir.

Como sair do Galeão, Rio de Janeiro

Vamos imaginar aqui que você vai sair para a Zona Sul, certo? Que é a parte mais turística do Rio de Janeiro e, provavelmente, a que mais recebe os turistas.

É na Zona Sul que ficam os bairros de Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Rocinha, São Conrado, Urca, Vidigal.

Ou seja, provavelmente, você vai pra lá.

como sair do Galeão

Uber

Pra começar, sempre temos a opção do maravilhoso Uber! Este aplicativo e seus motoristas são sempre uma boa alternativa.

Se você ainda não se cadastrou, aconselho fortemente a fazer, porque pode te salvar em diversas ocasiões. Nós já o utilizamos em diversas cidades do mundo, desde Toronto até Bangkok!

Para facilitar sua vida – e a do motorista – sugiro você pedir o carro na área de embarque, não na de desembarque. O desembarque é embaixo e o embarque é em cima, portanto, suba os elevadores e peça lá.

E vá para a segunda pista, não fique logo na calçada onde os carros chegam para desembarcar passageiros. Atravesse a primeira faixa e fique na calçada da segunda pista.

Por último, sugiro ligar para o motorista e avisar onde você está.

Táxi

A maior oferta é a de táxis. Existem os chamados táxis comuns (os amarelos) que em geral são mais baratos (mas que dizem as más línguas que nem sempre são os mais seguros) e os chamados táxis convencionais ou especiais (mais caros e ditos mais seguros). No entanto, quanto a este quesito segurança, eu ainda não tenho uma opinião formada.

Evite contratar o serviço de táxi na área de desembarque, pois em geral são bem mais caros. Do lado de fora você tem várias opções de guichês. Em tese os preços são tabelados, mas nada te impede de negociar. Ou vá direto aos motoristas parados do lado de fora.

Ônibus

A outra opção é o ônibus. Para a Zona Sul da cidade (onde fica Copacabana, Ipanema, Leblon,…) existe um ônibus “Frescão” (ônibus mais arrumadinho e com ar-condicionado) que faz Aeroporto-Alvorada (terminal de ônibus na Barra da Tijuca), mas que possui 4 trajetos distintos, são eles: Alvorada via Zona Sul (passando pela maioria dos hotéis da orla e também pelo aeroporto Santos Dumont); Alvorada via Linha Amarela (bem mais rápido se você quer ir direto para a Barra) , Alvorada via Centro (passando pela Av. Rio Branco) e ainda o que faz o trajeto apenas entre os 2 aeroportos (Galeão-Santos Dumont). Dependendo da linha, o preço hoje variar de R$5 a R$8. Estes ônibus são da empresa Real e você pode conferir todo o itinerário no site da empresa.

Transfer de Cia Aérea

Algumas empresas aéreas também oferecem transporte de ônibus para Zona Sul, Centro e Barra (confira com a que você pretende viajar).

Transportes alternativos

Existem também transportes alternativos como vans e kombis, mas que além de não serem muito recomendados, não vão até o Centro ou Zona Sul, apenas bairros próximos ao aeroporto.

Transfer particular

E por último, para quem não quer se preocupar com nada, pense na possibilidade de contratar um serviço de transfer.

Bem vindos ao Rio de Janeiro e boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

11 COMENTÁRIOS

  1. Ola…para comentar que o assédio que recebemos cada vez que entramos pelo aeroporto internacional do Rio, nunca sufri em nenhum outro lugar do mundo, é um absurdo que estêm taxistas esperando dentro da terminal do aeroporto, é um abuso, um caos…se siguem assim até as Olímpiadas vao fazer feio, mas muito feio de cara a imagem internacional…

    Adew, e desculpa o desabafo, mas é f…. algumas coisas que temos que engolir.

    abraço,
    Felipe

  2. Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.

  3. Pois é…no final do ano passado quase fui dar na cara das mulheres chiliquentas dos guiches de taxi do desembarque. Estávamos eu e meu marido parados logo na saída decidindo pra onde iriamos. E, simplesmente, elas se enfiavam na nossa conversa, dando pitacos e gritando….mandei tomar no C** e fui lá pra fora….um horror…serio, eu não me lembro de algum outro aeroporto internacional ser assim, não…
    Querida…demais seu blog. parabens! bjãoo

  4. Olá,

    Eu e meu namorado, pegamos um vôo que chega no GIG e sai por SDU
    Assim como esse onibus do Galeão, tem algum que sai da zona sul e leva para o Santos Dumont?

    • O mesmo ônibus executivo que vai para o Galeão, passa no SDU, além disso, diversos ônibus urbanos passam por lá e dependendo de onde estiver, um taxi sai bem barato. Boa viagem!

  5. Ola,

    Estou indo para o rio de férias em Fevereiro, mas como nao vou por nenhuma agencia estou a preparar tudo com bastante antecedencia.. vou ficar num hotel entre o cristo redentor e o pao de açucar…
    Tem algum site que de para pedir o transfer?
    O taxi ou onibus são seguros?
    Sou Portuguesa e não faço ideia de como sao as coisas ai
    Obrigada 🙂

    • Tem muitas empresas que fazem transfer, mas não sei indicar uma em especial e sim, os táxis são seguros e visto que não conhece a cidade ainda, na chegada talvez seja a melhor opção. Boa viagem!

  6. Ola boa noite, vou ao rio em março e boa altura para pegar praia? Pretendo visitar tambem o centro e ao pesquisar na net tenho visto muita coisa em relaçao a insegurança e fiquei preocupado será que o Rio e assim tão inseguro? Obrigado

    • Sim, março ainda é ótima para praia, quanto a segurança, não é bom dar “bobeira”, mas também não é nada que te impeça de viajar. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here