Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 04/09/2020

A Confiteria Torres é o mais antigo café e restaurante de Santiago do Chile e, durante nossa viagem para Santiago, tivemos a oportunidade de almoçar por lá.

Para quem gosta de lugares com História, tradição, bom atendimento e boa comida, é o local ideal.

Sua história remonta a 1879, quando ela foi instalada no bairro da aristocracia da cidade. Era ali que os ricos da capital moravam e onde se reuniam para um café.

Obviamente, por ali não faltam histórias e causos e curiosidades.

As ruas do entorno à época, por exemplo, não eram feitas de pedras, mas de um revestimento amadeirado, para que os cascos dos cavalos não fizessem muito barulho, atrapalhando o descanso e o lazer dos moradores da região e frequentadores da Confiteria.

Aprendemos essas e outras curiosidades de Santiago. Vejam agora como é a Confiteria Torres.

> Leia também: SEGURO VIAGEM CHILE, por que fazer? <

Confiteria Torres, Santiago do Chile

O restaurante é um patrimônio histórico de Santiago, e fica localizado em um prédio lindo, o Palacio Íñiguez.

Quando você for e estiver em frente a ele, não deixe de olhar pra cima!

Onde comer em Santiago - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

Frequentava o lugar, entre outros, Pablo Neruda, talvez a maior personalidade do Chile, um dos maiores poetas de todos os tempos, ganhador de um Prêmio Nobel de Literatura.

> Leia também: As casas de Pablo Neruda

E, acredite, ainda trabalha no local um dos garçons que o serviam, o “Seu José”, um senhorzinho que já tem 57 anos de casa. Bem, ao menos quando fomos…

Nós tivemos o prazer de conhecê-lo e conversar um pouco com ele.

> Pesquise opções de hospedagem em Santiago do Chile aqui! <

restaurante em Santiago - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago
Seu José, garçom que trabalha há 57 anos na Confiteria Torres e costumava servir Pablo Neruda.

Mas não foi só o Pablito que frequentou o local, pois a Confiteria Torres já recebeu a visita de muita gente ilustre, além de mim, é claro! 😆

Já passaram por lá, por exemplo, Anthony Quinn, Gabriela Mistral, Salvador Allende, Michelle Bachelet, Plácido Domingo, Björg, Gabriel Valdés, entre muitos outros.

A Confiteria Torres mudou de dono em 2002. Os novos proprietários tiveram um custo de US$ 500.000 na reforma, mantendo as características originais, sendo oficialmente reinaugurada em setembro de 2004.

> Veja aqui o que fazer em Santiago do Chile <

atrações turísticas em Santiago - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

onde comer - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

O lugar é muito utilizado para reuniões políticas, tendo até uma sala reservada no subsolo onde se encontram em petit comité. Foi sede também de diversas ideias e lançamentos culturais da cidade.

> Procurando hotel em Santiago? Então leia: Onde ficar em Santiago do Chile <

o que fazer em Santiago1 - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

No subsolo há também uma cave onde são guardados vinhos especiais.

E olha que legal: nesta cave, na reforma, foram encontradas cerca de 1000 garrafas de vinho, encerradas nas grossas paredes de pedra.

Depois, em 2005, a cave foi reinaugurada e, em comemoração aos duzentos anos da proclamação da república do Chile, foi chamada de Cave do Bicentenário.

À ocasião, foram guardadas outras garrafas de vinho que só foram abertas em 2010 na presença de convidados ilustres.

atrações - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Confiteria Torres, o mais antigo café de SantiagoQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


vinhos Chile - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

Nós passamos uma tarde agradável almoçando e conhecendo o espaço.

De entrada tivemos uma tábua com minicanapés de salmão defumado (nem preciso dizer que estava uma delícia), salgadinhos, presunto verdadeiro (e não “fiambre”) e mix de amêndoas.

Ainda fomos brindados, ao conhecer a cave, com um prato de matchas, que são ostras gratinadas com queijo, simplesmente ma-ra-vi-lho-sas.

o que comer no Chile - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

De prato principal eu fui de salmão e outros colegas foram de carne vermelha. Todos foram unânimes em elogiar seu prato.

E ainda encontramos espaço para a sobremesa!

Se você é como a gente e gosta de um turismo gastronômico, veja aqui todos os passeios, excursões, jantares e degustações que se pode fazer em Santiago do Chile.

o que comer - Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago

Então, se você está procurando onde comer em Santiago do Chile, um bom lugar, com tradição e boa comida, você já encontrou!

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Informações úteis:

  • Endereço: Alameda 1570, Santiago Centro (São três filiais. A que fomos, a mais antiga, é neste endereço).
  • Funcionamento: de segunda a sábado, das 10:30 h às 00h.
  • Site: https://confiteriatorres.cl/
  • Email: [email protected]

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).

Boa viagem!

Veja também nossos outros posts sobre Santiago e sobre o Chile:

O Blog Turista Profissional viajou ao Chile a convite do Valle Nevado. Agradecemos também a agência de turismo Turistik pelo almoço na Confiteria Torres.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *