Home / Irlanda / A cultura dos pubs na Irlanda

A cultura dos pubs na Irlanda

Pergunte a qualquer pessoa que já foi à Irlanda qual a principal característica do irlandês e com certeza ela vai te responder: “Bebem muito!”. E, por causa dessa característica, a cultura dos pubs na irlanda é fortíssima.

Os irlandeses são tão bons de copo que deixam a gente aqui do Brasil no chinelo. A quantidade de pubs espalhados pelas cidades do país está aí pra comprovar que não se pode ir à Irlanda sem tomar um Pint (ou mais) em algum deles.

Mas de onde vem essa tradição? Vamos ver?

A cultura dos Pubs na Irlanda

O nome Pub tem origem no termo inglês “Public Place”, que significa local público. Os pubs na Irlanda são isso mesmo, lugares públicos onde as pessoas costumam se encontrar e socializar, mais ou menos como nossos botecos.

A diferença é que o pub irlandês é escolhido pra encontro de qualquer ocasião, seja pra encontrar os amigos ou até pra reuniões de negócios!

Pubs na Irlanda

O costume de frequentar um pub na Irlanda gira em torno da bebida, o famoso Pint de cerveja. Não que não dê pra pedir algo pra comer, ao contrário, os pubs servem pratos ótimos também, principalmente no almoço, quando eles ficam com cara mais de restaurante mesmo. Mas o foco à noite são os copos de Guinness e outras tantas marcas de ótimas cervejas irlandesas.

As pessoas geralmente já vão para os pubs de barriga cheia, principalmente porque na Irlanda janta-se por volta das 18 horas. O objetivo é mesmo encontrar pessoas, beber muitas Pints e dançar!

☛ Leia também: Fábrica da Guinness em Dublin

Haja bebida!

Quando se fala que os irlandeses bebem bastante, não é modo de falar. O país tem um dos mais altos índices de consumo de álcool do mundo, especialmente de cerveja!

Na Irlanda é tradição pagar uma rodada de Pint para os amigos. Quando os copos de Pints da roda estiverem esvaziando, uma das pessoas na mesa busca mais e traz pra todo mundo. Se considerar que cada Pint são 500 ml de cerveja (diferentemente do chopp no Brasil, que são 300 ml), talvez seja normal estar todo mundo sempre meio bêbado, não?

Este é o modo como se bebe cerveja no país, nada de pedir uma garrafa e ir servindo as pessoas: lá cada um tem seu copão de cerveja, que é inclusive, como a bebida é cobrada.

☛ Leia também: O caminho dos PUBs irlandeses em Dublin

Pubs na Irlanda

Não viaje sem um bom Seguro Viagem. Faça aqui sua cotação!

Características dos pubs na Irlanda

Diferente dos pubs ingleses, por exemplo, os pubs na Irlanda são locais onde a música também rola solta. E não é só música ambiente não, a grande maioria tem bandas ao vivo ou algum DJ tocando um som. Você vai ouvir muita música celta irlandesa ao vivo e bastante rock também.

Os pubs abrem cedo, mais ou menos depois do jantar, que é por volta das 18 horas, e costumam funcionar até umas 3 da manhã, hora em que as pessoas começam a ir embora. No entanto, muitos podem abrir de dia, mas funcionando como um restaurante normal e servindo almoço.

Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda

É muito comum encontrar pubs com sobrenomes tradicionais irlandeses como Connollys e O’Briens, por exemplo. As fachadas dos edifícios também são bastante caracterizadas por suas cores vibrantes em madeira e com bandeiras na porta – isso quando não se parecem como um castelinho. Claro que nem todos são assim, porém, a tradição da arquitetura costuma lembrar as tavernas antigas.

Os pubs são frequentados por todos os tipos de pessoas. Como já falado anteriormente, o pub é O local de encontro entre os irlandeses; então, você vai ver de tudo, de pessoas mais despojadas com jeans e tênis até mulheres de saltos altíssimos e roupas sociais.

Pesquise opções de hospedagem em Dublin aqui!

Pubs Irlandeses que você precisa conhecer

Na Irlanda, é só você dar alguns passos pela rua pra tropeçar em algum pub. Pra se ter uma ideia, só na capital, Dublin, está a maior concentração de pubs do mundo! E é lá também onde se encontra o primeiro pub irlandês, o mais antigo deles, com centenas de anos de história, o chamado The Brazen Head, que ainda mantém a fachada da casa original intacta.

Veja alguns pubs conhecidos nas principais cidades:

✓ The Brazen Head – em Dublin

Fundado em 1198 é o pub mais antigo da Irlanda! Fica em Dublin também, mas fora da região do Temple Bar. Ele foi reformado e atualmente é maior do que a primeira construção, mas a fachada do pub ainda é a mesma de séculos atrás.

Nós fomos nele e almoçamos lá. Veja o post com as dicas que a gente escreveu:

☛ Leia também: The Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda

dicas de Dublin

✓ Temple Bar – em Dublin

Em Dublin existe uma região chamada Temple Bar, que é a Meca dos pubs na capital. Faça um passeio pelas ruazinhas e se perca nas tantas possibilidades! Mas não deixe de passar no pub de mesmo nome, o pub Temple Bar, que deu nome à região e é um cartão postal de Dublin. Não é difícil de encontrá-lo, sua fachada de madeira vermelha chama atenção de longe!

✓ The Kings Head – em Galway

Um dos pubs mais famosos da cidade de Galway, é também um dos mais antigos. Seu ambiente aconchegante proporciona vivenciar ao máximo a cultura dos pubs na Irlanda.

Aproveite e veja nossas dicas de intercâmbio em Galway:

Dicas de intercâmbio na Irlanda, na linda Galway

✓ Sin-é –  em Cork

Fica ao sul da Irlanda, em Cork, e é um dos pubs tradicionais da cidade, frequentado tanto por turistas quanto irlandeses.

Então, como pode ver, bebendo cerveja ou não, deixar de conhecer os pubs na Irlanda é quase um sacrilégio. Vá, mesmo que seja apenas para curtir a atmosfera, que é bem alegre.

Quer mais dicas da Irlanda? Então, leia todos os nossos vários posts, que tem bastante coisa legal. 😉

☛ Leia mais: Dicas da Irlanda

Boa viagem!

✈️ Continue a sua viagem para a Irlanda aqui:

Texto: Luciana Console

Fotos: arquivo do blog e Shutterstock

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

castelo arredores Dublin

Dicas de intercâmbio na Irlanda, na linda Galway

Meu nome é Luciana, tenho 26 anos e em 2012 eu fiz um intercâmbio na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *