O Coliseu de Roma é uma das atrações turísticas mais visitadas da Itália, um Patrimônio Mundial da Unesco que também já foi considerado como uma das 7 Maravilhas do Mundo. Você quer saber como visitar o Coliseu de Roma?
Segue o fio, a gente te dá todas as dicas práticas aqui neste post!
Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)
Coliseu de Roma
O Coliseu de Roma, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um dos monumentos mais icônicos e emblemáticos da Antiguidade.
Localizado no coração de Roma, a cidade eterna, este magnífico anfiteatro não só testemunhou os espetáculos grandiosos e sangrentos da Roma Antiga, mas também é um símbolo da engenhosidade arquitetônica e da influência cultural do Império Romano.
Neste texto, exploraremos a história fascinante, a arquitetura impressionante e o legado duradouro deste marco histórico, além de dar todas as dicas para você de como visitar o Coliseu de Roma.
Índice:
Outras dicas: |
História do Coliseu
A grande obra arquitetônica romana foi construída durante o reinado dos imperadores da dinastia Flaviana. Ele começou a ser construída no ano 72 d.C. pelo imperador Vespasiano e foi finalizada cerca de oito anos depois, pelo seu filho, Tito.
Sua construção foi financiada com os saques de Jerusalém, após a conquista romana da cidade em 70 d.C.
O Coliseu foi projetado para ser um local espetacular para entretenimento público, especialmente para as lutas de gladiadores, caçadas de animais selvagens, batalhas navais simuladas e outras formas de entretenimento, sendo um símbolo do poder e da grandiosidade de Roma.
A capacidade do Coliseu de Roma era de abrigar cerca de 80 mil pessoas que ficavam separadas por setores, de acordo com a classe social, sendo a área chamada “podium” para os mais ricos, “maeniana” para a classe média, e “portici” para os pobres (nessa se incluíam também as mulheres).
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
Durante séculos, o Coliseu foi palco de inúmeros eventos e testemunhou mudanças significativas na história romana, incluindo a ascensão do cristianismo.
No Coliseu aconteciam as principais atividades consideradas de ‘entretenimento’ da época, ou seja, matanças de homens e animais exóticos em encenações realistas de guerra, que chegavam a incluir até batalhas navais!
Os lutadores do Coliseu eram chamados de Gladiadores. No início, eram apenas soldados em treinamento, mas depois a coisa mudou e os homens que participavam dos jogos e espetáculos no Coliseu passaram a ser escravos, criminosos ou prisioneiros de guerra.
Os jogos de lutas permitiam o uso de lanças, espadas, carruagens e tudo o que fosse interessante para entreter o povo e o alto escalão de poder em Roma. Era uma verdadeira batalha de sangue.
A partir do ano 404, os espetáculos com morte de homens foi proibido, mas, até este momento, inúmeras pessoas e animais morreram na arena mais famosa do mundo.
Com o declínio do Império Romano, o Coliseu perdeu sua importância e gradualmente entrou em deterioração.
Ao longo da Idade Média e da Renascença, o Coliseu foi usado como pedreira para construção de novos edifícios, mas sua estrutura imponente permaneceu como um símbolo da grandeza antiga de Roma.
No século XVIII, foram feitos esforços para preservar e restaurar o Coliseu, e desde então tornou-se um dos monumentos mais visitados e reconhecidos do mundo, um ícone duradouro da engenhosidade arquitetônica e da influência cultural do Império Romano.
Confira opções de hospedagem em Roma aqui!
Curiosidades sobre o Coliseu de Roma
>> O Coliseu de Roma também é conhecido pelo nome de Anfiteatro Flaviano, por conta de ter sido construído por ordem de Flávio Vespasiano.
>> Nos espetáculos e jogos dentro do Coliseu, até batalhas navais eram encenadas e, para isso, o anfiteatro possuía um dispositivo que acumulava água da chuva, permitindo com que a arena se enchesse de água em pouco tempo.
Confira => Passeios em Roma e arredores
>> Mármore travertino (um material de cor clara) foi amplamente utilizado na arquitetura do Coliseu, juntamente com ladrilho e pedra calcária. Mas grande parte desse material foi saqueado ao longo dos séculos.
>> O nome “Coliseu” deriva do latim e significa “grande”, “colossal”. Isso se deve ao fato de que, antigamente, o terreno da região fazia parte da residência do imperador Nero, e tinha uma estátua gigante em sua homenagem ali, chamada Colosso de Nero.
> O tamanho do anfiteatro é de 48,5 metros de altura, mas originalmente ele tinha 52. São 188 metros de comprimento e 156 de largura. Realmente, uma obra colossal que encanta pelo seu tamanho, mas principalmente pela sua história.
Leia também: Ibis em Roma
Como visitar o Coliseu de Roma: dicas práticas
Veja agora todas as informações que você precisa para visitar o Coliseu de Roma.
Como chegar ao Coliseu
A melhor forma de chegar ao Coliseu é de metrô de Roma.
Basta pegar a linha B do metrô e descer na parada chamada Estação Colosseo. Essa é a mais perto, deixa você em frente ao Coliseu de Roma.
Há também muitas opções de ônibus que atendem o local ( n. 75 – 81 – 673 – 175 – 204), afinal, é a mais famosa atração da cidade!
Mas, dependendo de onde você estiver na cidade – e dependendo do seu horário de visitação – você pode chegar facilmente a pé. Veja no mapa a localização do Coliseu e veja a rota de onde você estiver.
Vale a pena => Ônibus hop on hop off em Roma
Ingresso para o Coliseu
Lá no próprio Coliseu você já não consegue mais comprar. Agora, a compra é antecipada, online e com data e hora marcada.
Isso mesmo, você tem que escolher a data e o horário que você vai visitar o Coliseu, com uma tolerância de apenas 15 minutos de atraso. Portanto, planeje-se muito bem para não ter erro e chegue cedo. Aproveite para tirar bastante fotos lá fora antes de entrar.
A quantidade de pessoas lá dentro é controlada, por isso, mais uma vez destacamos a importância de comprar antecipadamente o seu ingresso.
Ele pode ser comprado no SITE OFICIAL ou em empresas como Get Your Guide e Civitatis.
Nesta última vez que fomos (jan. 2024), vimos que há um ponto de venda lá perto, em uma das saídas do Foro Romano, na Largo della Salara Vecchia, em uma casinha de atendimento turístico. Eles vendem a visitantes individuais os ingressos até que se esgote a disponibilidade diária.
Não temos certeza de que você conseguirá comprar lá na hora, mas, se conseguir, será também com data e hora marcada. Ou seja, pode não conseguir para o dia ou para quando você puder e estiver por lá.
Para quem viaja com filhos menores de idade, saiba que o ingresso é gratuito para menores de 18 anos, mas ainda assim é preciso reservar data e horário.
Compre aqui com antecedência e evite fila!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Visite também o Foro Romano e o Palatino
Uma coisa boa é que o mesmo ingresso do Coliseu também é válido para as atrações Fórum Romano e o Palatino, portanto, guarde-o pra apresentar na entrada desses outros pontos!
O ingresso vale por 2 dias para as demais atrações, contanto a partir do primeiro uso, ou seja, dá pra voltar no dia seguinte e ir a outra atração (é permitido uma entrada em cada atração).
De qualquer forma é tudo ali pertinho, você sai do Coliseu e logo em frente está a entrada do Foro Romano, então, nós sempre fizemos as visitas casadas, todas no mesmo dia.
Imperdível => Excursão ao Subterrâneo do Coliseu e Roma Antiga
Visitar o subterrâneo do Coliseu
Existem diversos tipos de ingresso, conforme você pode ver no SITE OFICIAL: somente a entrada para os setores da arquibancada; ingresso com áudio guia; ingresso com guia; entrada com direito à arena (a parte central do Coliseu); ingresso para o subterrâneo e a arena; ingressos para visita à noite, etc.
Portanto, caso queira visitar também os subterrâneos do Coliseu, preste atenção ao ingresso que você vai adquirir. Obviamente, ele é mais caro, porque, além de visitar esta parte reservada do anfiteatro, tem direito a um guia.
Os subterrâneos do Coliseu ficaram muito tempo fechados, mas há pouco tempo abriram pra visitação e vale muito a pena conhecer! Nós fomos e adoramos a visita!
Não fique sem internet na Europa, veja como!
Funcionamento do Coliseu
A atração mais famosa de Roma abre todos os dias do ano.
Os horários de abertura e fechamento dependem da época do ano, conforme você pode ver abaixo:
- de 1 de janeiro a 29 de fevereiro: 08h30 – 16h30
- de 1 a 30 de março: 08h30 – 17h30
- de 31 de março a 30 de setembro: 08h30 – 19h15
- de 1 a 26 de outubro: 08h30 – 18h30
- de 27 de outubro a 31 de dezembro: 08h30 – 16h30
Já que você vai fazer visitas casadas, pois o ingresso é o emsmo, veja também os horários do Forum Romano e Palatino:
- de 1 de janeiro a 29 de fevereiro: 09h00 – 16h30
- de 1 a 30 de março: 09h00 – 17h30
- de 31 de março a 30 de setembro: 09h00 – 19h15
- de 1 a 26 de outubro: 09h00 – 18h30
- de 27 de outubro a 31 de dezembro: 09h00 – 16h30
Outras informações relevantes você pode encontrar no site oficial: https://www.coopculture.it/it/poi/colosseo/
Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Itália?
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Dicas extras para visitar o Coliseu
>> Você o deverá chegar lá já munido com seu ingresso (pode ser no celular ou impresso);
>> Chegue ao menos 15 minutos antes do horário de acesso reservado;
>> Você terá acesso ao App oficial do Coliseu na hora da compra de seu ingresso;
>> Use sapatos confortáveis, pois o caminho pode ser cansativo;
>> As bagagens são vistoriadas antes da entrada;
>> É proibida a entrada com garrafas ou outros recipientes de vidro, bebidas alcoólicas e latas de spray.
>> Sobre a acessibilidade, tem entradas equipadas com rampas, as quais dão acesso ao piso térreo do “primeiro nível” do anfiteatro e outro andar é acessível por elevadores.
Continue sua viagem para Roma:
- O que fazer em Roma
- Onde ficar em Roma
- Roteiro de 2 dias em Roma
- Hotéis baratos em Roma
- Hostels em Roma (os melhores)
- Hotéis Ibis em Roma
- Como ir do aeroporto até o centro de Roma
- Cafés históricos em Roma
- Inverno em Roma
Como ter internet 100% do tempo em Roma?
Para permitir o acesso à internet durante sua estada em Roma, você pode adquirir um chip International America Chip antecipadamente no Brasil via compra online.
O chip é enviado diretamente para sua casa, permitindo que você desfrute de conectividade total com a Internet quando chegar na Inglaterra!
O processo é fácil: basta trocar seu cartão SIM padrão pelo cartão SIM internacional assim que chegar ao destino escolhido. Pronto, você está pronto para ficar conectado online.
Além do mais, seu número de WhatsApp permanecerá o mesmo, nada muda!
Contrate aqui seu chip internacional para Roma
Como contratar passeios e excursões em Roma?
A perspectiva de descobrir destinos desconhecidos onde se fala uma língua estrangeira pode gerar alguma inquietação ao empreender uma viagem de forma independente.
Contudo, para aqueles que assim o desejarem, existe a alternativa de participar de uma excursão guiada conduzida por um profissional com habilidades em inglês ou espanhol. Essa opção proporciona a oportunidade de explorar as atrações turísticas de Roma de maneira mais serena e segura.
Para explorar opções e efetuar a reserva de seu grupo de excursão, aconselhamos visitar os sites Get Your Guide ou Civitatis, uma vez que ambos são completamente seguros e de utilização intuitiva.
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá! Vou em janeiro e pretendo comprar o romapass , mas quero fazer o tour do subterrâneo e terceiro piso no Coliseu! Posso comprar somente o tour sem o ingresso? Com qto tempo de antecedência pode comprar??? Obrigado!
Não, o tour já inclui ingresso. Pode comprar uma semana antes. Boa viagem!
Eu estou aqui na fila para o Coliseu e o preço aumento para 18 euros. Eu tirei uma foto da bilheteria e posso enviar pra vocês. Gosto muito desse site, parabéns. Grata!
Super obrigada Rosane! Aproveite!
Olá…
Gostaria de saber qual o melhor horário para visitar os principais pontos turísticos, pois pretendo tirar fotos sem aglomeração de pessoas.
Vou para Roma e Vaticano nos dias 28/05 a 31/05/2018. É alta temporada?
Desde já agradeço.
Ainda não é alta, mas tem bastante gente. O ideal é chegar o mais cedo possível, antes de abrir, assim vc entra antes da multidão.
Olá!
Podem me ajudar?
Comprei meu ingresso através da Ticketbar, para visita ao Coliseu (+ Paladino & Forum), para o dia 26 de junho de 2018.
Sei que tem validade para 2 dias, mas, caso eu mude de ideia, posso fazer uma única visita no dia 27, ou tenho que comparecer ao menos em 1 das atrações no dia 26?
Fiquei confusa, porque no bilhete que chegou via e-mail, não tem data marcada… mas, na hora da compra eu tive que selecionar uma data.
Obrigada e parabéns pela excelente contribuição aos “marinheiros de primeira viagem”!
Vc pode ir o dia que quiser! 🙂
?