Este post sobre Strasbourg foi escrito por uma turista nada amadora: Manoela Zanker.
É uma amiga muito querida que conheci num trabalho de “Student Helper” no Ibeu (curso de inglês) há muito tempo.
Além de colegas, ficamos amigas. Ninguém melhor do que ela para falar de Strasbourg (ou Estrasburgo), na França, pois morou lá quase um ano para estudar.
Aproveitem as dicas!!!
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
O que fazer em Strasbourg
Visitar Strasbourg é como voltar no tempo, mais especificamente ao período anterior à Segunda Guerra Mundial.
Durante a história, esta bela cidade serviu de palco para diversas batalhas, tendo sido anexada à Alemanha e depois reconquistada pela França na década de 40.
Por essa razão, não estranhe se, em alguns momentos de seu passeio, você se deparar com casas alemãs, ruas com nomes germânicos e pessoas falando alemão e alsaciano (dialeto da região).
Como chegar a Strasbourg
Strasbourg fica localizada na fronteira entre França e Alemanha e é banhada pelo Rio Reno, sendo sede de importantes organizações internacionais, como o Parlamento da União Europeia, a Corte Europeia de Direitos Humanos e o Conselho da Europa.
Assim, é possível chegar lá de avião (voos provenientes de todas as capitais europeias), de TGV, vindo de Paris, e de trens oriundos da Alemanha, de Luxemburgo e da Suíça.
A cidade não é grande, sendo, portanto, possível visitar grande parte a pé e de bicicleta (bem fácil de alugar) ou de transporte público: ônibus e tramway (uma espécie de bonde moderno).
Roteiro por Strasbourg
Recomendo começar pelo centro da cidade (ile-de-Strasbourg): visite a Cathedral de Notre Dame de Strasbourg, uma das mais belas que já vi.
Em estilo gótico, tem apenas uma torre e dentro você encontra um enorme relógio astronômico composto por miniaturas de soldados e personagens medievais que, de hora em hora, alternam sua posição.
Na primavera e no verão, é possível visitar a Torre da Catedral e ter uma das melhores vistas da cidade. Ao redor da Catedral, nos finais de semana, há sempre músicos na rua, o que torna o passeio ainda mais agradável.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Vale visitar também o Palácio Rohan, construído no século XVII, atualmente sede de três importantes museus da cidade: Museu Arqueológico, Museu de Artes Decorativas e Museus de Belas Artes.
Bem perto dali, encontra-se a Place Guthemberg com um charmoso carrossel, e a Place Kleber, a principal da cidade, onde fica a Galerie Lafayette e, na época de festas, um lindo pinheiro, que é palco das principais manifestações locais.
Já a Place Broglie sedia a Opera Nacional do Reno e uma das melhores feiras do Marché de Noel (maior Feira de Natal da França).
Pesquise aqui opções de hospedagem em Strasbourg
Um dos lugares mais encantadores de Strasbourg é o bairro Petite France que, apesar do nome, possui arquitetura predominante germânica, sendo tomado por casinhas alemãs.
O bairro é dividido por diversos canais que levam a um antigo forte e a uma ponte coberta (do século XIII), de onde se tem uma vista privilegiada do lugar. A área é repleta de restaurantes típicos e de lojinhas de souvenir.
Fora da île-de-Strasbourg, temos a Place de la Republique, que é o ponto de ligação entre as partes antiga e nova da cidade, e é cercada pela belíssima Biblioteca Nacional Universitária (BNU), o Teatro Nacional do Reno (antigo Parlamento da Alsácia-Lorena), o Palácio do Reno e a Prefeitura.
No centro da praça, há um monumento em homenagem aos mortos (A nos morts), cuja escultura representa a mãe Strasbourg com seus dois filhos feridos na guerra: França e Alemanha.
Dica => Excursão: região da Alsácia 1 dia
Na parte norte da cidade, a mais nobre, o parque da Orangerie é perfeito para piqueniques e caminhadas. Lá é possível avistar cegonhas, ave símbolo da cidade, e visitar o zoológico, que fica no próprio parque e não cobra entrada.
Em cinco minutos a pé, chega-se ao “quartier” das organizações internacionais com o Conselho da Europa (1949), Parlamento da União Europeia e a Corte Europeia de Direitos Humanos. Nos dias de semana, é possível agendar uma visita guiada.
Onde comer em Strasbourg?
Os pratos típicos da região são o famoso choucroute e a tarte famblée, espécie de pizza de massa fina, sem molho de tomate, mas com delicioso molho de queijo.
À noite, há diversos bares no centro da cidade, onde é possível comer esses pratos acompanhados com vinho branco da região. Como sugestão, recomendo os seguintes restaurantes: Les Brasseurs e Ancienne Douane.
Para os brasileiros que moram na Europa, vale jantar no Restaurante Rios, que serve uma deliciosa comida brasileira.
Arredores de Strasbourg
Nos arredores de Strasbourg, recomendo visitar os magníficos vinhedos e caves da região, o parque de Diversões Europa Parque e a pequena Kehl, cidade que faz fronteira com Strasbourg, na Alemanha, bastando apenas atravessar a Ponte da Europa sobre o Rio Reno.
A melhor época para visitar é durante a primavera na Europa (abril/maio), pois o clima começa a ficar agradável e os jardins estão repletos de flores.”
Por Manoela Zanker
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Boa viagem!EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Continue sua viagem aqui:
- Paris: dicas de viagem e roteiro para quem vai a primeira vez
- Colmar, França: o que fazer, onde ficar e outras dicas
- Toulouse, França: o que fazer, onde ficar e outras dicas
- Como chegar e o que fazer em Metz, uma linda cidade francesa
- Roteiro em Omaha Beach na França, a praia do “dia D”
- Roteiro de 2 dias em Avignon
- O que visitar no Monte Saint-Michel
- Rouen, a cidade onde Joana D’Arc morreu
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Parabéns pela riqueza de detalhes, fotos, descrições..!!
Beijos,
Luiza Malburg
Hummm lindas fotos!!! Sou doida para conhecer Strasburgo!!! Estou programando para julho de 2010, pois por enquanto, a agenda já está lotada! rs
Lindo blog!
BJos
Ola, Adriana!
O trem da Italia para Strasbourg para em Basel, Suiça (Tb conhecida como Bâle e Basiléia). La vc tera que fazer baldeação. A viagem de Bâle a Strasbourg leva apenas 1h, pois ja fica na fronteira entre os 2 paises (Suiça e França).
Eu não sei se dentro da Italia vc tera que fazer mais alguma parada.
Qd morei em Strasbourg, um amigo foi me visitar. Ele pegou um trem em FLorença e so precisou fazer essa parada em Bâle.
De Strasbourg à Paris tem TGV. Em 2h20min vc estara na cidade luz!
Boa viagem!!
Adorei o post!
Vou pra Strasbourg em novembro desse ano, ueba!
Se alguem puder me ajudar, gostaria de saber se posso sair de Roma e ir ate Strasboug com o TGV? Ou tenho que fazer alguam “baldiação” no meio do caminho. Paris sera meu proximo destino e acho q pra la tem o tgv, nao é?
Obrigada!