Quem nunca foi a uma estação de esqui pode ficar espantado com o frio, maravilhado com a beleza das colinas nevadas e cheio de hematomas se não souber esquiar e resolver se aventurar sem orientação profissional. Então, que tal aprender a esquiar no Valle Nevado?
Nós vamos dar pra vocês as dicas sobre como aprender a esquiar nessa que é a maior estação de esqui do Chile e uma das mais conhecidas do mundo.
Essa estação é a maior do Chile e fica super perto de Santiago. Além de ser um cenário lindo, romântico e cheio de aventura, os turistas podem aproveitar para ter aula de esqui para iniciantes.
Economia => Seguro Viagem Chile (dicas + desconto)
Aprender a esquiar no Valle Nevado
O Valle Nevado possui cerca de 40 quilômetros de pistas para quem gosta de esquiar ou praticar snowboard. No topo da pista nevada você vai apreciar um pôr do sol único, com o astro rei desaparecendo atrás dos Andes.
- Leia também: Viagem para o Chile (o seu guia completo de dicas)
Escola de esqui no Valle Nevado
No espaço, os visitantes encontrarão escolas com cerca de 150 professores de esqui e snowboard. Não é necessário ser hóspede de um dos três hotéis do complexo para se matricular nas aulas, pois as escolas atendem aos visitantes também. Mas, se desejar se hospedar no Valle Nevado, o acesso à pista de esqui está incluso na hospedagem.
- Veja aqui Onde se hospedar no Valle Nevado
Para os hóspedes existe uma programação que vai além dos esportes na neve. Quase que diariamente é possível apreciar festas com boa música, DJ tocando na área que fica na piscina aquecida, além de inúmeras baladas regadas a boa bebida e comida no bar do hotel.
Confira => Passeios em Santiago e arredores
Duração e tipos das aulas de esqui e snowboard
No Valle Nevado, mesmo as aulas coletivas são ministradas para grupos restritos. Isso ajuda na aprendizagem, já que o mentor está por perto para garantir a integridade física dos turistas.
As aulas coletivas têm duração de duas horas e são administradas para grupos de alunos entre quatro e dez pessoas. Mas, se você preferir, também pode fazer aulas particulares (para uma ou duas pessoas no máximo), com duração de uma hora até mesmo o dia inteiro (8 horas).
E não precisa ter medo de praticar. Esquiar realmente não é nada simples, e mesmo com aulas, a prática é necessária. E, no curso de esqui do Valle Nevado para iniciantes, uma das primeiras aulas ensina a como cair sem se machucar com o impacto na neve. Com esse ensinamento fica mais seguro esquiar.
De qualquer forma, as aulas podem ser para iniciantes, para nível intermediário ou mesmo para quem já sabe esquiar e quer ter aulas ao nível avançado. E, claro, as aulas são divididas entre “adultos” e o “jardín de nieve” (de 4 a 11 nos).
Vale a pena => Excursão de um dia para o Valle Nevado
Valores dos cursos de esqui do Valle Nevado
Confira a seguir os custos estimados dos cursos de esqui no Valle Nevado:
Curso básico de esqui para adultos
O curso básico de esqui e snowboard do Valle Nevado (para iniciantes) tem um custo estimado de 52 mil pesos por aula (aulas de duas horas) – quanto mais aulas, o preço vai reduzindo.
Mas, para poder praticar o esqui ou o snowboard é necessário ter equipamentos. No Valle Nevado você pode alugar equipamentos para iniciantes, bem como alugar os trajes adequados.
Curso básico de esqui para crianças
Crianças de 4 a 11 anos também podem aprender a esquiar no Valle Nevado. Elas ficar em um espaço chamado Jardín de Nieve.
As aulas para os pequenos acontecem de acordo com a faixa etária de cada turma. O custo é praticamente o mesmo das aulas para adultos, mas com opções também de adicionar o almoço e/ou o equipamento.
– Leia também: Dicas para visitar o Valle Nevado com criança
E quem já sabe esquiar?
Se você já souber esquiar e não quiser fazer aulas e for esquiar por conta própria, obviamente não terá os custos das aulas. Mas, se não tiver equipamentos, talvez a melhor opção seja alugar – imaginando que são caros para comprar, que aqui no Brasil é improvável usá-los e que as franquias de bagagens estão cada vez mais altas.
Que tal dar uma parada pra beber algo num bar no meio das pistas de esqui? É o restaurante Bajo Zero, um fast food com hot dogs, pizzas e bebidas diversas.
Brincar na neve é de graça
Não são todos que gostam de aventuras. As pessoas, muitas vezes, vão para o Valle Nevado apenas para aproveitar a estrutura hoteleira, brincar na neve e para apreciar a vista.
Então, mesmo que você não tenha a intenção de aprender a esquiar, a boa notícia é que não se paga para entrar no Valle Nevado.
- Você vai gostar de ler: Valle Nevado em família: dicas para todas as idades
Destino favorito dos brasileiros para esquiar
O Valle Nevado completou 30 anos em 2018. A estação de esqui possui uma excelente estrutura, o que atrai profissionais de diversos esportes de neve, assim como pessoas que só querem passar um tempo agradável na sua super área.
Importante => Seguro Viagem Chile (dicas + desconto)
Entre o ponto urbano da capital chilena e a estação de esqui são 2.500 metros acima.
Metade dos turistas que frequentam o Valle Nevado são brasileiros e boa parte dos “brazucas” querem apenas ter o primeiro contato com a neve e os esportes oferecidos na estação.
Mas, mesmo se você quiser aprender a esquiar no Valle Nevado e, no entanto, não for se hospedar lá, muitas pessoas fazem, por exemplo, um bate e volta entre Santiago e o Valle Nevado, passando apenas o dia. Se este for o seu caso, pode ter certeza: também vale a pena.
Leia também: Bate e volta ao Valle Nevado saindo de Santiago do Chile
Adaptação com a altitude e o clima no Valle Nevado
No Brasil, sabemos que o inverno não é tão severo quanto no Valle Nevado. Por isso, a maioria dos visitantes brasileiros aluga os trajes adequados assim que chega ao hotel.
Depois de estar quentinho, é hora de aplicar o protetor solar. O tempo é muito seco e o sol sempre está presente e reflete no branco da neve. O frio excessivo também contribui para queimar a pele, o que torna essencial usar hidratante e aplicar protetor solar.
A altitude é outro fator que precisa de atenção. O nosso organismo vai passar por um processo de adaptação, pois na altitude o oxigênio que vai para o cérebro é menor. Então, no início, vá com calma.
E, por causa do ar seco, lavar o nariz com soro é recomendado. Também beba bastante água para ajudar a hidratar a pele. Quem tem um condicionamento físico melhor, logicamente vai se adaptar mais rapidamente à nova altura.
Leia mais: Bariloche ou Valle Nevado: que destino de neve escolher?
Como chegar ao Valle Nevado?
Assim que você chegar ao Valle Nevado vai se deparar com um cenário cinematográfico.
Se a pista estiver aberta (o que acontece das 9 h às 17h), você verá dezenas de pessoas bem agasalhadas esquiando pelas colinas. A neve branquíssima se confundirá com o fundo azul anil do céu.
Os teleféricos são uma atração à parte. Para chegar ao alto da estação de esqui as pessoas precisam se locomover com a ajuda do teleférico. São 16 no total!
Para quem só quer apreciar a vista única, há a Gôndola que te leva da Curva 17 até o restaurante Bajo Zero, que fica no meio da pista de esqui.
Leia também:
- Onde ficar em Santiago do Chile (melhores bairros)
- Hotéis baratos em Santiago do Chile
No entanto, antes de se deliciar com essa vista nevada nas alturas, você vai ter que passar algumas estradas com muitas curvas.
O caminho até o Valle Nevado é íngreme e exige cuidado. Mas, não se preocupe, guias especializados e motoristas experientes poderão ser contratados no local para facilitar a travessia, o que aconselhamos a fazer.
O caminho até a maior estação de esqui do Chile tem início na parte baixa do bairro Lo Barnechea, seguindo na direção do parque natural Yerba Loca, passando pela estação de esqui Parques de Farellones.
Muitos visitantes param nessa primeira estação para desfrutar da vista. Também pode ser uma opção para ganhar tempo na adaptação as condições climáticas e com relação à altura.
Veja aqui as nossas dicas iniciais pra visitar o Valle Nevado:
E aí, ficou animado para aprender a esquiar no Valle Nevado?
Leia também: Qual o melhor seguro viagem para esporte radical e de neve?
Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!
Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.
Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.