Bariloche ou Valle Nevado: que destino de neve escolher?

Se o seu objetivo de férias é encarar o frio e ver neve, não precisa ir muito longe, pois a América do Sul conta com dois destinos de neve bastante conhecidos que você poderá escolher: Bariloche ou Valle Nevado.

Os dois lugares são mundialmente famosos e não são só sul-americanos que vão passar as férias por lá.

Mas, quais as semelhanças e diferenças entre eles? Qual é melhor pra sua viagem, Valle Nevado ou Bariloche?

A principal diferença entre eles é que enquanto Bariloche funciona mais como uma cidade de inverno, às margens do Lago Nahuel Huapi, o Valle Nevado, que fica no meio da Cordilheira dos Andes, é um resort onde o foco é mesmo na prática dos esportes de neve.

Os dois destinos de neve oferecem excelente infraestrutura, com hotéis, ótimos restaurantes e variadas pistas de esqui.

Mas, qual dos dois escolher?

=> Economia: Seguro Viagem Para Esporte Radical e de Neve (com desconto)

Bariloche ou Valle Nevado

Bariloche

Na terra dos hermanos argentinos, Bariloche é uma cidade de montanha que conta com a estação de esqui Cerro Catedral.

Lá você vai encontrar muitas opções de passeios e atividades dentro da própria cidade, como lojas, restaurantes, baladas, teleféricos para apreciar as vistas e curtir a neve de uma forma menos radical.

Aliás, essa é uma das vantagens de Bariloche para famílias e casais que não têm o esqui como foco principal da viagem.

O que fazer em Bariloche durante o ano inteiro

> Leia também: O que fazer em Bariloche além de esquiar?

A própria estação Cerro Catedral conta com muitas pistas para iniciantes e teleféricos que são muito utilizados para passeio, locomoção e, principalmente, para acessar pontos que proporcionam uma vista incrível do Lago Nahuel Huapi.

Ele é o maior e principal lago de Bariloche e ocupa o limite norte da cidade.

Hospedagem em Bariloche

São três os pontos de hospedagem em Bariloche, sendo o ponto próximo da estação Cerro Catedral o mais indicado para quem quiser realmente esquiar (é também a hospedagem mais cara, justamente por estar no meio das atrações de esqui).

Já a região central é onde acontecem todas as atividades da pequena cidade de montanha como as lojas, restaurantes e bares. A dica é ficar aqui se você prefere curtir o clima de cidade de inverno mais do que os esportes e o esqui.

A terceira região de hospedagem é pertinho do Lago Nahuel Huapi, mais tranquilo do que os demais pontos, com chalés e hotelaria em um estilo mais na vibe de “curtir o friozinho da montanha”.

dicas de bariloche

Valle Nevado

Pertinho da capital chilena, Santiago, o Valle Nevado não é uma cidade em si, mas sim um resort construído especialmente para se curtir os esportes de neve no meio da Cordilheira dos Andes.

Leia: Onde se hospedar no Valle Nevado?

A estação de esqui do Valle Nevado pode ser definida como um ‘parque de diversões para quem gosta de aventura e esportes de neve’.

Tanto é que os famosos teleféricos, que também existem em Bariloche, no Valle Nevado são feitos quase que exclusivamente para transportar pessoas com seus esquis.

Bariloche ou Valle Nevado

Há muitas variedades de pistas e diversos níveis de dificuldade. Mas quem for iniciante não precisa se assustar, o resort do Valle Nevado é feito para todas as pessoas, de iniciantes a profissionais.

Leia também: Que tal aprender a esquiar no Valle Nevado?

Hospedagem em Valle Nevado

No Valle Nevado você vai encontrar somente 3 opções de hotéis, que variam de nível (as conhecidas estrelas). Parece pouco, mas é o suficiente para suprir toda a infraestrutura que é o resort.

O Hotel Puerta del Sol é considerado o meio termo entre todos. Já o Hotel Valle Nevado, que é o mais próximo das pistas de esqui, é também o mais luxuoso das três opções.

Agora quem quiser economizar, a melhor opção é o Hotel Três Puntas, o mais em conta de todos eles.

Noite e Gastronomia: diferenças entre Bariloche e Valle Nevado

Em Bariloche a oferta de restaurantes é grande, afinal, é uma cidadezinha de montanha, então, é só sair caminhando pelas ruas e ver qual local mais te agrada.

Além de restaurantes finos, ótimos para noites românticas, Bariloche é famosa por seu chocolate de ótima qualidade. Quem vai recusar um chocolate quente no frio, não é?

Por ser uma pequena cidade, a noite em Bariloche é mais agitada e oferece uma gama de opções de baladas e lugares para curtir a noite. Ótimo para os jovens e pra quem não pretende gastar tanta energia esquiando.

dicas de Bariloche

Já o Valle Nevado, por ser um resort, funciona no sistema de meia-pensão e também conta com os passes dos teleféricos no valor.

É possível pagar à parte nos restaurantes, mas não vale muito a pena. Como o lugar é uma estação de esqui mesmo, o melhor é já fechar todo o pacote.

o que comer no Valle Nevado

Em relação ao agito noturno, Valle Nevado realmente mostra que o seu negócio é o esqui, já que há menos opções de baladas e bares. Além disso, os que têm fecham mais cedo e não ficam lotados… parece que a maioria das pessoas prefere se poupar para gastar a energia nos esportes no dia seguinte.

Mas, mesmo assim, você poderá curtir um música ao vivo ou DJ no Pub Tres Puntas, por exemplo.

Leia mais: Valle Nevado em família: dicas para todas as idades

Quando ir e como chegar

Por se encontrarem no Hemisfério Sul, a temporada de neve nos dois destinos é de junho a agosto – o que coincide também com o período mais cheio em ambos, tanto por ser a época de férias escolares quanto porque, obviamente, há neve na região.

Bariloche fica a 1600 km de São Paulo e durante a temporada há vôos diretos partindo da capital paulista, o que facilita bastante.

Fora de temporada, é necessário ir até Buenos Aires e de lá se deslocar para Bariloche, em uma viagem que pode durar 21 horas de ônibus ou cerca de duas horas de avião.

Leia mais:

estação de esqui em Bariloche

Já a estação de esqui Valle Nevado fica a 40 km da cidade de Santiago do Chile.

Chegando na capital chilena, é preciso enfrentar uma estrada sinuosa que sobe a Cordilheira dos Andes e que é perigosa por conta da neve. É por essa razão que o aconselhado é fechar o transporte com agências.

Leia mais:

Valle Nevado em família: dicas para todas as idades

Conclusão: Bariloche ou Valle Nevado?

Obviamente, isso é super pessoal escolher entre Bariloche ou Valle Nevado, mas, a grosso modo, eu diria que:

=> para quem quer focar mais nos esportes de neve, o Valle Nevado seria mais indicado.

=> já para quem quer só ver neve, mas fazer outros passeios além dos esportes, Bariloche é a opção certa, pois você tem mais coisas para visitar na cidade e nos seus arredores.

Agora é só você ver qual estilo de viagem com destino de neve é mais a sua cara, fazer as malas e embarcar!

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here