Se o seu objetivo de férias é encarar o frio e ver neve, não precisa ir muito longe, pois a América do Sul conta com dois destinos de neve bastante conhecidos que você poderá escolher: Bariloche ou Valle Nevado.
Os dois lugares são mundialmente famosos e não são só sul-americanos que vão passar as férias por lá.
Mas, quais as semelhanças e diferenças entre eles? Qual é melhor pra sua viagem, Valle Nevado ou Bariloche?
A principal diferença entre eles é que enquanto Bariloche funciona mais como uma cidade de inverno, às margens do Lago Nahuel Huapi, o Valle Nevado, que fica no meio da Cordilheira dos Andes, é um resort onde o foco é mesmo na prática dos esportes de neve.
Os dois destinos de neve oferecem excelente infraestrutura, com hotéis, ótimos restaurantes e variadas pistas de esqui.
Mas, qual dos dois escolher?
=> Economia: Seguro Viagem Para Esporte Radical e de Neve (com desconto)
Bariloche ou Valle Nevado
Bariloche
Na terra dos hermanos argentinos, Bariloche é uma cidade de montanha que conta com a estação de esqui Cerro Catedral.
Lá você vai encontrar muitas opções de passeios e atividades dentro da própria cidade, como lojas, restaurantes, baladas, teleféricos para apreciar as vistas e curtir a neve de uma forma menos radical.
Aliás, essa é uma das vantagens de Bariloche para famílias e casais que não têm o esqui como foco principal da viagem.
> Leia também: O que fazer em Bariloche além de esquiar?
A própria estação Cerro Catedral conta com muitas pistas para iniciantes e teleféricos que são muito utilizados para passeio, locomoção e, principalmente, para acessar pontos que proporcionam uma vista incrível do Lago Nahuel Huapi.
Ele é o maior e principal lago de Bariloche e ocupa o limite norte da cidade.
Hospedagem em Bariloche
São três os pontos de hospedagem em Bariloche, sendo o ponto próximo da estação Cerro Catedral o mais indicado para quem quiser realmente esquiar (é também a hospedagem mais cara, justamente por estar no meio das atrações de esqui).
Já a região central é onde acontecem todas as atividades da pequena cidade de montanha como as lojas, restaurantes e bares. A dica é ficar aqui se você prefere curtir o clima de cidade de inverno mais do que os esportes e o esqui.
A terceira região de hospedagem é pertinho do Lago Nahuel Huapi, mais tranquilo do que os demais pontos, com chalés e hotelaria em um estilo mais na vibe de “curtir o friozinho da montanha”.
Valle Nevado
Pertinho da capital chilena, Santiago, o Valle Nevado não é uma cidade em si, mas sim um resort construído especialmente para se curtir os esportes de neve no meio da Cordilheira dos Andes.
Leia: Onde se hospedar no Valle Nevado?
A estação de esqui do Valle Nevado pode ser definida como um ‘parque de diversões para quem gosta de aventura e esportes de neve’.
Tanto é que os famosos teleféricos, que também existem em Bariloche, no Valle Nevado são feitos quase que exclusivamente para transportar pessoas com seus esquis.
Há muitas variedades de pistas e diversos níveis de dificuldade. Mas quem for iniciante não precisa se assustar, o resort do Valle Nevado é feito para todas as pessoas, de iniciantes a profissionais.
Hospedagem em Valle Nevado
No Valle Nevado você vai encontrar somente 3 opções de hotéis, que variam de nível (as conhecidas estrelas). Parece pouco, mas é o suficiente para suprir toda a infraestrutura que é o resort.
O Hotel Puerta del Sol é considerado o meio termo entre todos. Já o Hotel Valle Nevado, que é o mais próximo das pistas de esqui, é também o mais luxuoso das três opções.
Agora quem quiser economizar, a melhor opção é o Hotel Três Puntas, o mais em conta de todos eles.
Noite e Gastronomia: diferenças entre Bariloche e Valle Nevado
Em Bariloche a oferta de restaurantes é grande, afinal, é uma cidadezinha de montanha, então, é só sair caminhando pelas ruas e ver qual local mais te agrada.
Além de restaurantes finos, ótimos para noites românticas, Bariloche é famosa por seu chocolate de ótima qualidade. Quem vai recusar um chocolate quente no frio, não é?
Por ser uma pequena cidade, a noite em Bariloche é mais agitada e oferece uma gama de opções de baladas e lugares para curtir a noite. Ótimo para os jovens e pra quem não pretende gastar tanta energia esquiando.
Já o Valle Nevado, por ser um resort, funciona no sistema de meia-pensão e também conta com os passes dos teleféricos no valor.
É possível pagar à parte nos restaurantes, mas não vale muito a pena. Como o lugar é uma estação de esqui mesmo, o melhor é já fechar todo o pacote.
Em relação ao agito noturno, Valle Nevado realmente mostra que o seu negócio é o esqui, já que há menos opções de baladas e bares. Além disso, os que têm fecham mais cedo e não ficam lotados… parece que a maioria das pessoas prefere se poupar para gastar a energia nos esportes no dia seguinte.
Mas, mesmo assim, você poderá curtir um música ao vivo ou DJ no Pub Tres Puntas, por exemplo.
Leia mais: Valle Nevado em família: dicas para todas as idades
Qual tem a melhor estrutura para esquiar?
O Valle Nevado, com certeza!
Isso não significa que Bariloche não tenha uma boa estrutura, ok?!
Mas o fato é que o Valle Nevado tem uma baita estrutura, não só para esquí, mas também para snowboard: eles são especializados em esportes de neve.
- Leia também: Que tal aprender a esquiar no Valle Nevado?
Qual destino é mais barato: Valle Nevado ou Bariloche?
Quanto a isso não há dúvidas: Bariloche.
De um modo geral o Chile é um destino mais caro, por outro lado, a moeda argentina está bem desvalorizada em relação ao real, então, fazer turismo por lá acaba ficando mais barato.
Confira => Passeios em Bariloche e arredores
Quando ir e como chegar
Por se encontrarem no Hemisfério Sul, a temporada de neve nos dois destinos é de junho a agosto – o que coincide também com o período mais cheio em ambos, tanto por ser a época de férias escolares quanto porque, obviamente, há neve na região.
Bariloche fica a 1600 km de São Paulo e durante a temporada há vôos diretos partindo da capital paulista, o que facilita bastante.
Fora de temporada, é necessário ir até Buenos Aires e de lá se deslocar para Bariloche, em uma viagem que pode durar 21 horas de ônibus ou cerca de duas horas de avião.
Leia mais:
Já a estação de esqui Valle Nevado fica a 40 km da cidade de Santiago do Chile.
Chegando na capital chilena, é preciso enfrentar uma estrada sinuosa que sobe a Cordilheira dos Andes e que é perigosa por conta da neve. É por essa razão que o aconselhado é fechar o transporte com agências.
Leia mais:
- Dicas do Valle Nevado para quem vai pela primeira vez
- Vai ter neve no Valle Nevado quando eu for?
- Dicas para visitar o Valle Nevado com criança
Conclusão: Bariloche ou Valle Nevado?
Obviamente, isso é super pessoal escolher entre Bariloche ou Valle Nevado, mas, a grosso modo, eu diria que:
=> para quem quer focar mais nos esportes de neve, o Valle Nevado seria mais indicado.
=> já para quem quer só ver neve, mas fazer outros passeios além dos esportes, Bariloche é a opção certa, pois você tem mais coisas para visitar na cidade e nos seus arredores.
Agora é só você ver qual estilo de viagem com destino de neve é mais a sua cara, fazer as malas e embarcar!
Boa viagem!
Os “turistas amadores” são amigos que viajam e querem contar e mostrar suas aventuras, encontrando no blog Turista Profissional um espaço para isso. São autores diversos, citados no final de cada artigo.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 10% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.