Home / Chile / Vai ter neve no Valle Nevado quando eu for?

Vai ter neve no Valle Nevado quando eu for?

Esquiar, praticar snowboard ou simplesmente ver a neve pela primeira vez: seja qual for a razão que leve as pessoas até o Valle Nevado, temos reparado que praticamente 9 entre 10 dos nossos leitores que planejam uma viagem para o Chile sempre fazem a mesma pergunta: “vai ter neve no Valle Nevado quando eu for?

Bom, eu sempre brinco que ainda não virei a menina do tempo e com clima não há regra; mas, claro, há alguns indícios que nos fazem crer que sim ou que não. Então, vamos lá:

5 dicas para saber se vai ter neve no Valle Nevado

1- Temporada de Inverno

Pode parecer óbvio, mas é importante frisar que, se você pretende ver neve, tem que ir durante a temporada de inverno que, em geral, começa em junho e vai até setembro, sendo que os meses com mais quantidade de neve – ou seja, é garantido que terá – são julho e agosto.

Isso não quer dizer que não possa já ter neve um pouco antes ou depois do começo/fim oficial da temporada. Este ano, por exemplo, nevascas começaram duas semanas antes do previsto e, por isso, as pistas de esqui abriram antes. E tudo leva a crer que irá entrar por outubro, continuando abertas, mesmo depois que os hotéis do Valle Nevado fecharem. Mas, como eu disse, cada ano é uma realidade.

valle nevado

2- Webcam

Quando você já estiver em Santiago do Chile e quiser apenas passar o dia nas montanhas – mas, claro, quer ter a certeza que está tudo branquinho por lá – basta dar uma olhada no site do Valle Nevado, pois eles têm câmeras que mostram ao vivo como está a situação na região e, assim, você já sobe sabendo o que te aguarda, 😉

3- Alertas de Nevasca

Em geral, um alerta de nevasca não é para ser comemorado, mas para quem quer esquiar, praticar snowboard ou apenas brincar na neve, é. Então, fique de olho na fanpage do Valle nevado, pois sempre que há sinal de que isso vai acontecer, eles logo notificam por lá.

Vai ter neve no Valle Nevado

4- Qualidade da neve e quantidade de pistas abertas

Se você só quer brincar, qualquer neve já diverte, mas para quem pretende praticar os esportes de inverno, não basta. A neve tem que ter uma qualidade e quantidade mínimas. Então, é bom ficar de olho no relatório sobre o estado da montanha que eles emitem com informações sobre a neve que caiu nas últimas 24h e 48h, além de outras, como a velocidade do vento, neve acumulada, quantas das 44 pistas estão abertas e quantos dos 17 teleféricos estão em funcionamento.

5- Previsão do tempo

Essa é a dica mais fácil e óbvia, mas que muitos esquecem: conferir um site de meteorologia antes da viagem! Ainda que não seja 100%, já te indica a média de temperaturas e as condições gerais do clima, o que é fundamental na hora, por exemplo, de arrumar a sua mala de inverno.

Para mais dicas do Valle Nevado, além dos posts que temos aqui no blog, confira os vídeos que publicamos no nosso canal do do YouTube (e não esqueça de assiná-lo para receber os novos vídeos):

Com essas 5 dicas espero que se sinta mais tranquilo para saber quando e se vai ter neve no Valle Nevado quando você for, 😉

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

phi phi islands

10 ilhas lindas que já conhecemos

Existem milhares de ilhas lindas pelo mundo. E nós as adoramos! Sabe por quê? Porque …

Um comentário

  1. Nossa, que lindo! Quero muito conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *