Roma, ah, Roma, linda capital italiana… um verdadeiro museu à céu aberto! Lá você “tropeça” em história! É de fato uma cidade com muita coisa pra ver e merece uma atenção especial. Mas, em tempos de crise, tempo é dinheiro, por isso, resolvi fazer este post com um roteiro de 2 dias em Roma, de modo que você consiga ter uma boa ideia geral da cidade.
É o suficiente? Bom, nós já fomos a Roma umas 4 vezes e sempre tem coisas pra fazer.
Além disso, temos um roteiro de 7 dias em Roma, prontinho, em PDF. Ou seja, tendo mais dias, é melhor. Mas, se você não tiver muito tempo, este roteiro vai cobrir as principais atrações e monumentos.
Pra facilitar a sua vida, fique em uma hospedagem central. A maior parte da hospedagem econômica da cidade fica na região da Estação Termini (onde chegam os trens de todo o país e outros países). É uma boa opção, pois há metrô e ônibus para todas as partes.
Leia também: Distância entre Roma e outras cidades italianas (e como chegar em cada uma delas)
Procure sempre hospedagem perto do metrô de Roma, pois vai facilitar bastante.
Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)
Roteiro de 2 dias em Roma
DIA 1 EM ROMA:
Acorde cedo (tem que aproveitar o dia) e pegue um metrô da linha B e desça na estação Colosseo. Não precisaria nem dizer por onde você vai começar, né? Sim, pelo COLISEU.
Ele fica logo na porta de saída do metrô. LINDO!!! Ele abre às 9h e o ingresso está 15 euros. Detalhe, este ingresso vale também para o Palatino e o Fórum romano, para onde você pode se dirigir em seguida.
Você pode comprar o ingresso diretamente aqui no Brasil e já sair daqui com ele em mãos. Veja mais: comprar ingresso do Coliseu. Se quiser, pode comprar também acompanhado de um guia local.
Impressionante essa: Excursão Subterrâneo do Coliseu e Roma Antiga
Mesmo em frente ao Coliseu ficam o Arco de Constantino (entrada franca) e o Fórum Romano.
Se você for a Roma fora de temporada, vai evitar filas, portanto, garanto que fará toda esta parte em uma manhã, desde que se disponha a chegar por volta de 8:30h ou 9h. Uma vez fomos à tarde e, quando saímos do Coliseu, o Fórum Romano já estava fechado. Era mais de 15h.
Depois que atravessar todo o Fórum Romano, você naturalmente subirá uma escadaria, (rende uma foto linda lá de cima) e chegará à Praça do Capitólio.
Roma Pass: Passe de 48 ou 72 Horas
Ainda nessa região, você pode ir, se quiser, às Termas de Caracalla (com ingresso a 6 euros) e ver a Coluna de Trajano. Controle seu tempo.
Daí mesmo você pega um metrô até a estação Termini e faz a mudança para a linha A. Então, segue até a estação San Giovani. Ao descer aí, vá até em frente à Igreja de San Giovani (padroeiro de Roma), pois há uns pontos de ônibus aí. Pegue o ônibus 218. Este ônibus te leva até as Catacumbas na Via Appia Antica, que ficam já fora da cidade. É fora da cidade, mas é perto, cerca de 10 ou 15 minutos.
Leia mais: O que fazer em Roma
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!A entrada das catacumbas é de 6 euros e tem guias em todos os idiomas, até em português, que costuma ser um padre brasileiro – ao menos nas duas vezes que fomos. O passeio e mais as explicações prévias levam cerca de 40 minutos. Importante: as catacumbas só funcionam de 14:30h até as 17h.
Eu fiz exatamente este roteiro, levando comigo mais 4 pessoas, e garanto que dá tempo e nem precisa correr. Só não vale é ficar molengando demais.
?? Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui! ??
DIA 2 EM ROMA:
Chegamos ao segundo dia do nosso roteiro de 2 dias em Roma. Acorde cedo! Agora, pegue o metrô a até a estação Ottaviano. Vá direto até o Museu do Vaticano. O ingresso custa 16 euros (20 euros pra comprar no site deles online). Prepara-se para passar ao menos 2 horas aqui, pois é enorme.
- Você pode comprar ingressos aqui, pagando em reais.
Depois, dirija-se para Piazza San Pedro para se deleitar com uma arquitetura maravilhosa. Então, vá visitar a Basílica de San Pedro (entrada gratuita), onde, entre muitas coisas e símbolos católicos, você vai se maravilhar com a estátua Pietá de Michelângelo. PERFEITA!!!
Conforto e segurança => Traslado de Ônibus Ida e Volta do Aeroporto de Roma
A Basílica em si é de graça, mas se você quiser visitar a tumba dos papas, no subsolo, ou subir até a torre, aí você paga.
Uma dica importante: se for subir até a torre para ter a vista de Roma, há 2 opções de ingresso – com ou sem elevador. A diferença é de 3 euros, mas não vale a pena, porque é muuuuuuuuuuuita escada. Mesmo de elevador, você só vai até uma parte e ainda faltará muita coisa pra subir, imagina fazendo tudo a pé. Só com MUITA saúde!!!
Veja como foi nossa experiência:
Depois, pegue o metrô até a estação Spagna e vá jogar sua moedinha na Fontana de Trevi (um dos monumentos mais bonitos de Roma). Dali mesmo você poderá ir à pé até o Panteão.
Tenha sempre à mão um mapinha, que você consegue em qualquer hotel, hostel, banca de jornal, etc e tal.
Leia também:
Roma é uma cidade fácil de andar. Não tem muito metrô, mas ele consegue atender bem aos turistas e te faz ganhar tempo.
No entanto, no fim do dia, quando estiver voltando pro hotel, procure voltar de ônibus para apreciar a arquitetura da cidade. Qual ônibus pegar? Depende de onde vocês estiver, mas como diz o ditado: “Quem tem boca vai à Roma”.
Por falar em hotel, se quiser saber onde ficar em Roma, confira as dicas da Luciana do Blog Roma Pra Você. 😉
- E leia também: Ibis em Roma
Vale a pena => Ônibus hop on hop off em Roma
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Há mais o que ver do que o apresentado neste roteiro de 2 dias em Roma?
Muito mais, mas acredito que com este tour você ficará feliz e com gostinho de quero mais. E eu te garanto, você vai querer voltar!!!
- Leia também: Onde ficar em Roma (os melhores bairros)
Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
oi Ana, estou com projeto de ir para a Itália, e nem sabia por onde começar, (marinheira de primeira viagem).
Agradeço as dicas, vou seguir esse roteiro, obrigada.
boa tarde,
seu site é excelente! precisamos de ajuda porque somos um casal de velhos de 60-70 anos e queremos ficar em Roma por 5 dias – temos receio em relação aos passeios porque não falamos italiano. Já estivemos em Roma com excursão dessas que se ve tudo na correria e ficamos assustados com a grosseria com que fomos tratados nas lojas etc então estamos receosos em relação a poder passear,conhecer alguns lugares pitorescos e fazer alguma excursão de um dia. O que podem nos esclarecer? entendemos o ingles e o espanhol – o italiano é possivel entender muitas palavras outras não Queremos voltar a Italia por sua riqueza cultural, historica e religiosa. Em relação aos hoteis – a região do Termini seria perigosa e seria mais interessante o campi di fiori pelo que indicaram. Enfim nossos receios devem-se a grosseria que percebemos nas lojas, restaurantes e transporte público – nosso guia teve que alertar o grupo a todo momento sobre isso e já enviamos msg anterior porém não sei como localiza-la neste site então escrevo novamente. Desculpe o incomodo.
gratos e a disposição em SP
Julio, temos aqui no blog um guia de viagem, o “Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores” (https://www.turistaprofissional.com/roteiro-de-7-dias-em/roma/), que parece atender ao que você precisa e indicado para quem vai viajar por conta própria. Sobre o italiano, eu também não falo e isso nunca me impediu de viajar muitas vezes para lá, 🙂 Se sabe um pouco de inglês, está tudo resolvido. Acho que você teve um pouco de azar na outra viagem e já sobre a Termini, não a acho perigosa não, e até acho que a região mais conveniente, por conta dos transportes, mas Campo di Fiori também é interessante. Vai dar tudo certo! Boa viagem!
Oi, adorei as dicas. Vou ficar três dias, mas esse roteiro já está muito bom. No terceiro dia pretendo vagar pela cidade…rsrs… Gostaria de saber qual mês do ano você foi. Vou em setembro desse ano e estou pensando em que tipo de roupa devo levar.
Leve roupa de verão. Boa viagem!
Oi Ana,tudo bom? Passando por aqui para te perguntar uma coisa: dia 11 de maio, meu marido e eu estaremos em Roma e será meu aniversário! Algum restaurante bom,bonito e barato para indicar? Beijos!
Hum, em especial não, mas fomos num que fica em um hotel, o Residenza di Ripetta na via di Ripetta, 231. Muito bom, bonito e com preço legal. Ultimamente tenho gostado muito de restaurantes em hotéis, costumam ser bem melhores. Bjs