Eu, como professor de Ciências do Ensino Fundamental, há alguns anos convivo com um livro de ciências do 9º ano com uma enorme “molécula” na capa.
Descobri, este ano, do que se trata – e da melhor maneira possível: indo até lá. Trata-se do prédio Atomium em Bruxelas, na Bélgica.
A arquitetura é fantástica, uma coisa maravilhosa. Ainda mais sabendo-se que não é uma construção recente, mas de 1958.
Importante => Seguro Viagem Bélgica
Atomium Bruxelas
Ele foi construído para a Expo 58, também conhecida por Feira Mundial de Bruxelas ou Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles, a primeira grande Exposição Mundial depois da Segunda Guerra Mundial.
Assim como a Torre Eiffel, a intenção seria destruir a construção após a exposição, mas mudou-se de ideia e… viraram símbolos de suas cidades.
O prédio, apesar de se chamar Atomium (átomo) é, na verdade, no formato de um cristal de ferro – digamos que seja um conjunto de átomo de ferro. Se quiser ler a respeito, esse texto é bem legal.
Pesquise opções de hospedagem em Bruxelas aqui
São 103 metros de altura em forma de um cubo em que somente uma das vértices toca o solo. Impressionante. Em cada vértice, uma esfera de ferro de com cerca de 18 metros de diâmetro, além da do centro. As esferas são ligadas por tubos de cerca de 35 metros, com escadas no seu interior.
O prédio é impactante já de longe, imponente. Ficamos um bom tempo observando-o e admirando-o de fora, tirando centenas de fotos, lógico.
+++ Veja aqui ingressos e passeios que poderá comprar com antecedência +++
Entramos meio sem saber o que fazer, mas você é levado pelo caminho do prédio, indo de uma esfera a outra. Então, você inicia a “viagem” pela esfera que está no solo e é encaminhado para o elevador, indo até a última esfera, de onde se tem uma visão panorâmica da região.
De lá, pega o elevador novamente pra descer, mas desta vez, para-se na esfera do meio. Esta e as outras são destinadas a exposições, às quais você percorre a pé, pelos tubos. Os tubos são em um só sentido: o que serve pra subir não serve pra descer e vice-versa.
Leia também: Viagem de trem pela Holanda e Bélgica: roteiros e dicas práticas!
De cara, nos deparamos com uma exposição homenageando a arquitetura brasileira presente na Expo 58, especialmente com o arquiteto Sérgio Bernardes. Daí, subimos e descemos os tubos, ora com escada normal, ora escada rolante, percorrendo as esferas, vendo as exposições temáticas.
Em determinados locais, há uma marcação pra dizer em qual esfera você está. Com cara de labirinto, é fácil perder a noção de espaço e localização lá dentro.
É muito interessante. Se estiver pela Bélgica, não deixe de ir até o Atomium Bruxelas.
- Leia também: Ibis Bruxelas (7 ótimas oopções)
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Dicas para visitar o Atomiun Bruxelas
- Como chegar: Square de l’Atomium. Pegue o metrô e desça na estação Heysel (linha 6)
- Horário: todos os dias das 10h-18h
- Preço: 16 € (adulto)
Vale a pena visitar o Atomium?
Olha, a gente adorou. É um edifício muito bonito e interessante. Pra quem gosta de arquitetura, então, vai amar!!!
O legal é que ele fica fora do centrão de Bruxelas e para chegar lá você passa por uma parte mais residencial da cidade, o que te proporciona uma outra visão da cidade, pois o metrô até lá é de superfície.
E bem do lado dele tem outra atração bem bacana, em especial para quem viaja com crianças ( e não só, rsrs), que o Mini Europa. Já dá para conjugar as duas visitar.
Por fim, não deixe de ler os nossos outros posts sobre a Bélgica, pois vai descobrir muitos lugares interessantes para visitar!
Boa viagem!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Vai para a Bélgica? Então, leia também:
- Roteiro de 1 dia em Bruxelas
- Onde ficar em Bruxelas
- Dica de hotel em Bruxelas
- Roteiro de 1 dia em Bruges – como chegar e o que visitar
- O que fazer em Bruxelas
- Bate e volta de Bruxelas
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
1 comentário em “Atomium Bruxelas, para os amantes de arquitetura e ciência”