Confira tudo sobre a onde será sua imigração na Europa aqui no nosso post!
Os viajantes de plantão já até sabem a resposta ou, no mínimo, imaginam o porquê da questão.
Mas para quem não está habituado e acha que a resposta é óbvia, do tipo: “ué, vai ser no país que eu estou indo, oras!”, precisa entender um pouquinho mais sobre como funciona a imigração na Europa, principalmente porque os voos do Brasil para o Velho Continente geralmente fazem conexões em outros países de lá.
Vamos entender um pouco mais sobre onde poderá ser a sua imigração na Europa!
Imigração na Europa
Na grande maioria das vezes a sua imigração será feita no aeroporto de chegada ao continente, com exceção que tenha uma conexão no Reino Unido ou a Irlanda.
Parece confuso, mas vamos esclarecer tudo, pois isso tudo tem relação direta com o Tratado de Schengen.
Economia => Seguro Viagem Europa Barato (os 5 mais contratados)
Tratado de Schengen
O Tratado de Schengen é um acordo feito entre países da Europa que facilita a livre circulação de pessoas entre as fronteiras dos signatários. Diversos países fazem parte do Tratado e nem todos são necessariamente da União Europeia.
Sendo assim, imagine que os países que fazem parte do Espaço de Schengen são como se fosse um único país e que os deslocamentos que ocorrem dentro dele é como se você estivesse viajando dentro do mesmo país. Seria como ir de São Paulo para Salvador e depois para Belo Horizonte.
Ter isso em mente já facilita para entender como funciona a imigração na Europa, porque é deste modo que vai funcionar: como se os países que são do Tratado de Schengen fossem um só e os voos feitos entre eles fossem os “domésticos”.
Obrigatório => Seguro Viagem Europa (dicas + desconto)
Então, é importante saber:
Países que fazem parte do Tratado de Schengen:
Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croácia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtenstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano.
Países que NÃO fazem parte do Tratado de Schengen:
Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia.
Como funciona a imigração na Europa na prática
Vamos ver algumas opções.
Você está saindo do Brasil com destino final em algum país que faz parte do Acordo de Schengen e a conexão vai ser feita em outro país que também está dentro do Acordo, então, saiba que mesmo que quem está em conexão passa pela imigração.
Imaginando que o Espaço Schengen funciona como “um país só” no quesito fronteiras, você vai passar pela imigração no primeiro país que desembarcar do voo (a sua conexão/escala), para depois seguir para o outro país no “voo doméstico”.
Exemplos: se vai para Paris (França) e tem conexão em Lisboa (Portugal), a imigração será em Lisboa. Se vai para Madrid (Espanha) e tem conexão em Amsterdam (Holanda), o seu processo de imigração acontecerá em Amsterdam.
Na imigração em Lisboa ou Amsterdam, como nos exemplos acima, é que você vai dar a entrada oficial no continente europeu e ter o passaporte carimbado, ou seja, lá você precisa mostrar todos os documentos, passar pela segurança e seguir para a outra parte do aeroporto para continuar sua viagem. A bagagem de porão só será pega no seu destino final.
Nesses casos, geralmente a imigração acontece no país de origem da Companhia Aérea, que é onde ocorre a conexão.
Por exemplo, se você voar pela empresa holandesa KLM vai para Amsterdã, a portuguesa TAP faz a parada em Lisboa e a Iberia é em Madrid.
É por isso que algumas pessoas escolhem bastante a cia aérea antes de voar, pois existem algumas imigrações que são mais chatinhas do que as outras.
- Leia mais: Parcelamento de passagens aéreas (em até quantas vezes cada empresa divide)
E se eu misturar países que estão dentro e fora do Tratado de Schengen?
A lógica de pensar no Espaço Schengen como um país serve para todas as situações.
Caso viaje para um destino que esteja dentro do Tratado, mas a conexão vai ser em um país que está fora, pense que a conexão vai ser só uma passagem, como se estivesse fazendo uma pausa na viagem, sem “entrar no país”. Ou seja, a imigração, neste caso, ocorre no destino final, já dentro do Espaço Schengen.
Por exemplo, sua viagem é para Paris (França), mas a conexão é em Londres (Inglaterra, que não faz parte do Tratado), então você vai passar na imigração somente na França. Em Londres, você não vai nem sequer sair da área de embarque internacional para pegar o outro voo. Você sai de um avião e segue direto para o outro.
Pensando na situação contrária é a mesma coisa: você vai para um país que está fora do Tratado de Schengen (como a Irlanda e a Inglaterra), mas fará conexão na Holanda, por exemplo. Você vai continuar na área de trânsito internacional dentro do aeroporto e só vai trocar para o avião de destino final, que é onde você fará a imigração na Europa.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!A mesma coisa acontece se você viajar para dois países fora do Tratado. Não será necessário duas imigrações, pois a lógica é sempre a de que a conexão é somente uma passagem e a entrada oficial é no país de destino final.
Por exemplo, você está indo para a Croácia com uma conexão em Londres, logo, nesta cidade somente fará a troca de avião, sem passar na imigração, pois esta será feita na sua chegada à Croácia. A bagagem sempre será pega no destino final.
A coisa muda com o tratado de Schengen porque é preciso pensar nos países que estão no Acordo como se fossem um só e o trânsito entre eles como se fossem voos domésticos (por isso, a imigração na Europa quando os dois países fazem parte do Tratado de Schengen, na conexão e no destino final, ocorre já na conexão).
- Leia também: Visto para a Europa (entenda como vai funcionar o ETIAS)
Exceção: Reino Unido e Irlanda
Caso você vá para algum destes países com conexão entre eles mesmos, a situação muda.
Os dois países não fazem parte do Tratado de Schengen, por isso serão necessárias duas imigrações neste caso.
Isso porque há um acordo de livre trânsito entre os dois países, para os residentes, o que faz com que os voos entre eles não saiam da parte internacional do aeroporto, ou seja, é como se fosse um voo doméstico.
Porém, por não sermos irlandeses e nem britânicos, ao fazer o “voo doméstico” entre os dois países, na hora de entrar é preciso passar pela imigração nos dois. Ou seja, você passa na imigração em Londres (sua porta de entrada na Europa) e depois novamente na Irlanda.
Confira aqui passeios e ingressos na Europa com desconto
Quais documentos preciso mostrar na imigração na Europa?
Passaporte com validade de até 3 meses após o término da viagem. Isso porque o tempo máximo permitido aos turistas na Europa sem visto é de 90 dias, então, o passaporte precisa estar em dia com este prazo, mesmo que sua intenção seja ficar menos tempo.
O seguro saúde é obrigatório para os países do Tratado de Schengen, então, tem que levar um documento que prove que você contratou o seguro, que precisa ter cobertura mínima de 30.000 euros.
COMPRE O SEU SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO AQUI!
As passagens de volta também precisam ser mostradas, geralmente. Assim como a reserva da sua hospedagem (caso faça um mochilão e não tenha reservado tudo, garanta pelo menos a do país de entrada, por conta dessa burocracia).
Se for ficar na casa de algum conhecido, é necessário levar um documento chamado “carta-convite” onde o anfitrião explica que vai receber o estrangeiro, especificando datas, endereço e nome completo de ambos e assinada.
Também é importante provar meios financeiros de sobrevivência, como cartões de crédito, débito, VTM ou dinheiro em espécie.
Com tudo isso reunido, é só embarcar e curtir!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Últimas dúvidas sobre imigração na Europa
E para finalizarmos o assunto, vamos a algumas das perguntas que mais recebemos aqui no blog:
Onde se pega a bagagem?
Simples: no seu destino final!
Posso entrar na Europa por um país e sair por outro?
Sim, sem problema nenhum.
Viagens dentro da Europa: quantas vezes passo pela imigração?
Como já dissemos, seu os países do seu roteiro de viagem fizerem parte do Tratado de Schengen, você só fará imigração uma única vez.
Ou seja, você pode viajar de Lisboa para Paris e depois seguir para Roma, Berlim ou Oslo e não passará por mais nenhuma imigração.
Isso só muda se, no meio do seu roteiro, estiverem países que não estão no Acordo, como Reino Unido e Irlanda. Nesse caso será necessária uma nova imigração.
É possível passar junto na imigração européia?
Pessoas da mesma família podem passar juntas. Já amigos podem até tentar, mas nem sempre eles permitem que passem.
Quem tem passaporte europeu passa pela imigração na Europa?
Se você tem passaporte europeu passará pela imigração do mesmo jeito, mas não poderá ter a sua entrada negada e nem precisará mostrar todos os documentos exigidos aos turistas, como passagem de volta, comprovante de hospedagem…
Eles podem me exigir o seguro viagem?
Sim, pois o seguro viagem Europa é obrigatório. Não é comum que peçam para ver a apólice, mas se pedirem e você não tiver, há uma chance de grande de problema!
Perguntas comuns feitas pelos agentes de imigração
A imigração é feita logo após sair do avião. Normalmente só é preciso entregar o passaporte, mas tenha em mãos uma pasta com todos os demais documentos, no caso de pedirem.
É nesse momento que eles carimbam o passaporte e por vezes podem fazer perguntas do tipo:
- qual a razão da viagem?
- quanto tempo vai durar a viagem?
- que outro países irá visitar?
- onde ficará hospedado?
Tem alguma imigração na Europa pior?
Mas se você está se perguntando agora: “mas qual a pior imigração na Europa?”, eu te digo que não tem uma imigração pior que outra, pois tudo depende mesmo é do agente de imigração que você irá pegar.
No entanto, se estiver com todos os seus documentos ok, a chance de ter algum aborrecimento é quase nula.
Ainda na Europa é feita imigração na volta para o Brasil?
Não, pois você está saindo da Europa e imigração é feita na chegada. Você apenas mostrará seu passaporte para registrar a saída e já seguirá direto para seu avião.
Boa viagem!
Leia também:
- Dicas de Portugal
- Dicas de Viena
- Dicas de Barcelona
- 10 dicas de Copenhague
- O que fazer em Amsterdam
- Dicas de Madri
- Paris: dicas de viagem e roteiro para quem vai a primeira vez
- Dicas de Budapeste
- O que fazer em Roma
- O que fazer em Luxemburgo
- Dicas da Noruega
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Tenho uma amiga que vai viajar de volta ao Brasil e vai de Zurich para Madrid e de Madrid para o Brasil. Onde ela passa pela imigração? Em zurich ou Madrid?
Zurich.
Vim para Itália, entrei por Portugal, onde tive o carimbo de entrada
O retorno será Itália – Portugal-Brasil
O carimbo de saída da Europa será na Itália ou em Portugal ?
Obrigada
Portugal
Olá sou brasileiro,mas tenho passaporte europeu,irei fazer Guarulhos/zurique e depois veneza.
No desembarque na Suíça apresento passaporte italiano e sigo fluxo para o voo para veneza.
Exato!
Estarei saindo de Guarulhos e chegando em Milão as 09:20 am e gostaria de pegar um trem na estação central que sai as 12:40. Você sabe quanto tempo demora em media para desembarque, imigração e retirada de bagagens?
No mínimo dos mínimos 1h, mas isso deende de inúmeros fatores. Boa viagem!