Mercado Central de Fortaleza, Ceará

Uma das coisas que brasileiro mais gosta de fazer em viagens é comprar (eu também… rs), e a nossa dica de compras de hoje é o Mercado Central de Fortaleza!

Na verdade, ele é interessante de visitar mesmo que você não queira comprar nada – o que vai ser difícil – porque o Mercado Central é um local que recebe artesãos e trabalhadores de todo o Estado do Ceará, que vão para lá vender suas produções.

Então, acaba sendo mesmo um dos pontos turísticos de Fortaleza.

Vamos mostrar pra vocês como ele é e um pouco do que se pode encontrar lá.

Mercado Central em Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

A uma distância aproximada de 2 km do hotel que estávamos hospedados, foi onde o dia teve início e também minha “perdição”.

Se querem a opinião de uma compradora compulsiva, assim como eu, não vá! Ou vá conhecer sem a carteira no bolso…  ???

Brincadeiras à parte, voltando ao que interessa…

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


História do Mercado de Fortaleza

Fundado em 1809, todo construído em madeira, o Mercado Central de Fortaleza inicialmente serviria apenas para comercialização de carnes, frutas e legumes.

Em 1814 ele foi demolido, visto que suas instalações já estavam precárias por ter sido todo feito em madeira, e ergueu-se um novo prédio.

Mas foi em 1931 que começa mesmo a sua história, como o conhecemos hoje, visto que foi o ano que teve sua reforma mais significativa.

Seus primeiros comércios foram proibidos dentro do prédio (os de carnes, frutas e legumes) e ele mudou de ramo, dando origem aos boxes de artesanato.

Em 1975 ele foi novamente reinaugurado, passando por várias reformas ao longo do tempo, passando a ocupar um espaço total de 1.200 metros quadrados.

Finalmente, nos anos 1990 ele foi remodelado ajustando-se ao aumento da demanda de clientes e o crescimento do turismo em Fortaleza, recebendo instalações mais modernas.

instalações do mercado Central de Fortaleza

Estrutura e produtos do Mercado Central

O mercado consta com 559 boxes distribuídos em 4 pavimentos destinados às lojas, visto que um dos cinco é para o estacionamento (R$ 6,00 a primeira hora ou fração). A entrada no mercado é gratuita.

Qualquer pessoa pode ir, tendo acesso por escadas, rampas e até um elevador panorâmico.

O que fazer em Fortaleza Mercado Central

Os quatro pavimentos com as lojas, são um verdadeiro labirinto da perdição. São produtos dos mais variados tipos, todos característicos do Ceará.

Você encontra boxes com frutas típicas e sucos preparados na hora, artigos em couros (calçados, chapéus e bolsas), as tradicionais rendas e bordados (não somente para decorar sua casa, mas roupas também).

suco de frutas no Mercado Central de Fortaleza'

Biquinis, saídas de praia, bijuterias, todos os tipos de lembranças do artesanato local você encontra por ali.

Mercadorias vendidas no mercado Central de Fortaleza

Outro grande destaque são produtos regionais, como as castanhas de caju, cachaça, licores, doces para os mais variados paladares.

? Falando em produtos regionais, você conhece a Rota Verde do Café no Ceará?

mercado em Fortaleza

Por falar em paladar, se bater aquela fome, também pode comer por ali mesmo, já que se encontra facilmente restaurantes com comidas típicas da região.

Dica da boa: é ir começando de cima para baixo, já que os boxes localizados nos últimos andares, são os menos frequentados, você encontra preços mais acessíveis, pagar em dinheiro também é outra boa dica, o desconto é muito bom!

lojas do mercado central de fortaleza

Mercado Central de Fortaleza – Informações Úteis

  • Endereço: Localizado na Av. Alberto Nepomuceno, 199, bem ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza, a igreja da Sé e, em frente ao comando da 10a Região Militar,
  • Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h / Sábado, das 8h às 17h / Domingo, das 8h às 13h
  • Site: https://www.mercadocentraldefortaleza.com.br/

Não deixe de ler também todas as nossas outras dicas de Fortaleza já publicadas aqui no blog!

Boa viagem e boas compras!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here