Home / Gastronomia / Queijo Serra da Estrela, uma delícia da gastronomia portuguesa

Queijo Serra da Estrela, uma delícia da gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa é responsável por muitas delícias que fazem sucesso além de suas fronteiras, como o bacalhau e os pasteizinhos de Belém. Mas Portugal guarda ainda uma riqueza gastronômica muito especial, feita artesanalmente desde o século XVI: é o queijo Serra da Estrela.

Com sabor de toque levemente ácido, o queijo tem consistência dura na parte de fora, porém, seu interior é amolecido, como se fosse um requeijão.

É uma delícia que você não pode deixar de conhecer.

roteiro de 7 dias em Lisboa

Queijo Serra da Estrela

Veja aqui todas as informações sobre esta delícia. Não tem uma única vez que vamos a Portugal que não o saboreamos. Êita saudade!!

queijo Serra da Estrela - gastronomia portuguesaEsse foi um especialíssimo, enorme, que comprei um dia lá em Portugal

Origem do queijo Serra da Estrela

A região onde o queijo é produzido fica no centro de Portugal. De paisagem montanhosa, a Serra da Estrela é moradia de famílias criadoras de ovelhas da raça Borbaleira, fornecedoras do leite que é matéria prima para o queijo.

A produção se estende pelas cidades de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Oliveira do Hospital, Gouveia, Seia, Covilhã e Guarda e Trancoso, que compõe a região de Serra da Estrela.

Como é feito o queijo Serra da Estrela?

Um dos diferenciais do queijo da Serra da Estrela é sua produção totalmente artesanal, tanto é que é preciso atenção na hora da compra, pra não ser enganado e acabar adquirindo um queijo feito pela indústria.

A utilização da flor do cardo, planta típica da região, é outro fator que torna este queijo único, sendo responsável por coalhar a massa.

O processo se dá com a colocação do cardo seco em água morna com sal, que depois será espremido e envolvido em um pano fino encharcado com o leite das ovelhas, que precisa estar recém-ordenhado e quente ainda. Após um repouso de cerca de uma hora, entram em ação as queijeiras, que são as mulheres responsáveis por colocar a mão na massa, literalmente. Depois, o queijo é enrolado em um pano branco e guardado por 30 dias.

A produção ocorre entre os meses de maio a novembro e leva o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), ou seja, o queijo da Serra da Estrela só pode ter essa denominação se for feito ali, no local em que foi criado e com a matéria prima local.

A Ana Catarina teve a oportunidade de aprender, na prática, como o queijo é feito. Que sortuda, né?

queijo Serra da Estrela

Não viaje sem um bom Seguro Viagem. Use aqui o cupom TURISTAPRO5 e tenha desconto de 5%

Como consumir esta joia da gastronomia portuguesa?

Não, não é só cortar e comer! O queijo da Serra da Estrela não é um laticínio qualquer, então sua apreciação tem um jeito próprio que permite desfrutá-lo de forma mais adequada.

O jeito mais comum é cortar a parte de cima (que é enrijecida) na forma horizontal, meio que fazendo uma “tampa” com ela. Assim, a parte de dentro, que é amolecida, fica à mostra e disponível pra ser consumida como se fosse um requeijão.

É bom se atentar para este detalhe na hora da compra: experimente apertar com cuidado o centro do queijo pra saber se ele está mais mole em seu interior. Alguns especialistas recomendam ainda comer ao queijo da Serra da Estrela com marmelo.

queijo Serra da Estrela e a gastronomia portuguesa

A festa do queijo

A delícia portuguesa é tão tradicional que existe até uma festa do queijo Serra da Estrela. Ela acontece nos meses de fevereiro ou março na cidade de Oliveira de Hospital, que faz parte da região onde o queijo é produzido.

Produtores locais fazem exposições onde colocam à venda seus maravilhosos queijos, junto com vinhos da região do Dão. A festa tem música ao vivo, artesanato e até a fabricação do queijo ao vivo, pra aqueles que quiserem conhecer de perto como ele é feito.

Pesquise aqui o seu hotel em Portugal (selecione a cidade na barra lateral esquerda)

Só o original

Como todo produto artesanal, a produção do queijo da Serra da Estrela sofre com a expansão da indústria. Muitas empresas se utilizam o nome do queijo para vender seus produtos, porém, não são os originais, já que o legítimo queijo da Serra da Estrela precisa ser feito ali na região, com o leite e a planta de lá, como contamos acima.

Infelizmente, alguns produtores locais não conseguem se manter na produção artesanal por conta da competição injusta.

Então, agora você já sabe, procure comprar somente o queijo da Serra da Estrela original feito pelos produtores artesanais da região! Além de ajudar a manter a tradição da gastronomia portuguesa, você estará adquirindo a autêntica iguaria e podemos garantir, o sabor tem outra qualidade!

Podemos te afirmar que, se você gosta de queijo, não vai se arrepender!

☛ Continue sua viagem gastronômica por Portugal aqui no blog:

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

Viu como, em Portugal, o turismo também tem muito de gastronomia?

Boa viagem!

Você já segue nosso Instagram? Lá tem muito mais dicas!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Dicas da Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber!

Pertencente a Portugal, a Ilha da Madeira é um destino bastante procurado na região, principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *