A África do Sul ocupa atualmente um lugar de destaque no ramo de turismo e os motivos vão muito além das belíssimas paisagens e da famosa Table Mountain, conjunto de montanhas em formato de mesa que pode ser visto de vários pontos da região.
O enoturismo – ou o turismo relacionado aos vinhos – tem levado muitos visitantes ao país, que se localiza no extremo sul do continente africano.
A África do Sul está entre os 10 maiores produtores de vinho do mundo e estima-se que haja cerca de 340 vinícolas em todo o país, que tem a Cidade do Cabo (Cape Town) e Johannesburgo como principais cidades.
O clima sul-africano faz com que as uvas tenham um sabor que agrada bastante aos brasileiros e é um dos motivos que faz com que os vinhos de lá façam tanto sucesso entre nós.
Leia também:
- Dicas da África do Sul de A a Z
- Dicas de Cape Town
- Como é se hospedar na África do Sul em uma tenda de luxo
- Safári com crianças na África do Sul
- Dicas de Joanesburgo
Confira como os vinhos da África do Sul entraram para o seleto grupo dos melhores do mundo.
=> Economia: Seguro Viagem mais barato para a África do Sul (com desconto)
Vinhos na África do Sul
Como começou a produção
O primeiro rótulo de vinho da África do Sul é datado de 1659, ou seja, são pelo menos 300 anos de produção da bebida na região, que começou mais precisamente com a chegada dos colonizadores holandeses.
Apesar de a bebida já estar sendo produzida por lá há um bom tempo, o país só entrou na rota de exportação de vinho depois que o Apartheid chegou ao fim, em 1994. De lá para cá, a cultura do vinho na África do Sul se fortaleceu no mercado internacional devido à ótima qualidade da bebida.
Há uma boa variedade de uvas, com destaque para a Pinotage, desenvolvida especialmente na região e feita a partir de uma mistura das uvas Pinot Noir e Cinsaut. Uma característica dos vinhos feitos com a Pinotage é o sabor intenso e encorpado.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
A rota dos vinhos na África do Sul
A Cidade do Cabo é o ponto de partida para as principais vinícolas do país. Cape Town, como é mais conhecida pela população, nada tem do estereótipo africano, “vendido” ao mundo pela mídia em geral, das savanas e da pobreza extrema. É uma cidade agitada, com belas paisagens urbanas e bastante miscigenada, comumente comparada ao Rio de Janeiro.
Pesquise aqui opções de hospedagem na Cidade do Cabo
A rota dos vinhos pode ser iniciada a cerca de meia hora de carro de Cape Town, e ela oferece uma experiência turística bastante completa, com direito a visitação das vinhas e dos processos de produção, além de degustações que incluem harmonização com queijos e até chocolate!
As vinícolas mais famosas estão em Stellenbosch, Franchhoek e Paarl.
As vinícolas da África do Sul
A distância da Cidade do Cabo até as vinícolas é relativamente curta, então um bate volta é possível; porém, são tantas coisas para se ver e tantos vinhos para degustar que o conselho é fazer a rota em mais de um dia.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Conheça um pouco sobre as principais vinícolas da rota dos vinhos da África do Sul.
– Paarl
É na cidade de Paarl, localizada na província de Western Cape, a 60 km da Cidade do Cabo, que encontramos a vinícola Nederburg, porta de entrada da rota dos vinhos na África do Sul.
A visita à vinícola leva o turista a conhecer o museu da Nederburg, os vinhedos, a casa principal (datada de 1800 e com características da época) e as montanhas Drakenstein. Além de, claro, fazer uma degustação da bebida.
+++ Veja aqui alguns tours com temática de vinho saindo da Cidade do Cabo
– Stellenbosch
É a segunda colônia europeia mais antiga do país. Aqui você encontra a primeira adega subterrânea construída no hemisfério sul, a Bergkelder/Fleur Du Cap.
Por conta das altas temperaturas do continente africano, a adega foi projetada com o intuito de manter a temperatura ideal para a produção de vinhos. O diferencial em Stellenbosch é a harmonização que a adega Bergkelder faz de vinho com sais.
A vinícola de Neethlingshof foi onde a primeira mulher começou a produzir vinhos na África do Sul. Maria era esposa de Charles Marais e o casal comprou a fazenda de um alemão em 1788.
Esta vinícola encanta logo na chegada à sua propriedade. São quilômetros de extensão de pinheiros na avenida que leva até a sede do local.
A degustação dos vinhos de Neethlingshof inclui cinco tipos de pratos diferentes, a chamada harmonização “Flash Food, Slow Wine Pairing”.
Nas quartas feiras, ocorre um festival de música ao final da tarde, o Wednesday Live Music, criando um clima bastante agradável para uma degustação ao ar livre.
E, por fim, temos a vini?cola The House Of JC Le Roux, que e? a principal fabricante de espumantes da África do Sul. Ela oferece menus especiais de degustação, com 4 ou 5 tipos de vinhos, além da possibilidade de harmonizá-los com iguarias como merengue, fudge, bolinhos, doces, nozes e azeitonas. Não deixe de conhecer, se tiver oportunidade, o elegante restaurante Le Venue, localizado na casa de J.C. Le Roux.
– Durbanville
A vinícola Durbanville Hills é a responsável por produzir o vinho de mesmo nome.
A região é uma das mais próximas da Cidade do Cabo, ficando a cerca de 20 minutos de lá e com uma vista maravilhosa da Table Mountain. É considerada uma das mais “frias” por conta da proximidade com o mar, que faz com que a brisa influencie na maturação dos vinhos.
– Franchhoek
Fundada no século XVII por franceses, a cidade, que também é chamada de o Canto dos Franceses, tem em sua gastronomia uma forte influência de seus colonizadores, levando a harmonização dos vinhos da região a ter uma ótima combinação com gastronomia francesa.
A vinícola Plaisir de Merle, situada na região, oferece diversas variedades de vinhos tintos, brancos e espumantes. O interessante dessa vinícola é a possibilidade de degustar os vinhos de acordo com a safra e descobrir as características específicas de acordo com a maturação da bebida.
Dicas para quem fizer a rota dos vinhos na África do Sul
A África do Sul foi colonizada por holandeses, alemães, franceses e ingleses. Nas estradas, predominou-se a colonização britânica, ou seja, é mão inglesa.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Apesar de as vinícolas estarem situadas próximas a Cape Town, procure fazer a rota dos vinhos com agências, transporte particular ou, então, acompanhado de alguém que não vá beber. Já não basta estar dirigindo na mão inglesa, imagine o resultado disso com o plus da bebida, não é mesmo?
Experimente a hospitalidade dos sul-africanos, aprecie as belas paisagens e usufrua das degustações dos melhores vinhos do mundo: os vinhos da África do Sul!
Boa viagem!
* Texto de Luciana Console
Imagens da assessoria de imprensa
Se curte enoturismo, vai gostar de ler também:
- Cape Town (África do Sul) – Como é fazer a Rota dos Vinhos
- Sobre vinhos e o Chile
- Chile e Vinhos, tudo a ver: Concha y Toro
- 5 rotas de vinho para conhecer e abastecer a adega
- Vinícola Santa Rita, Chile
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Existe algum tipo de bafometro na rota para quem está dirigindo?
Não sei dizer, rsrs
Estou fazendo pesquisa sobre nossos próximos possíveis destinos e achei MUITA informação bacana aqui! Essa rota dos vinho está incrível!
Obrigada por compartilhar!