Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 18/10/2020

Durante sua viagem para Lisboa, é possível fazer uma visita a uma cidade medieval ainda toda muralhada – Óbidos, Portugal –, pois ela está a apenas 80 km de distância.

Não conheci ninguém até hoje que não tenha ficado absolutamente encantado pela cidade.

Listamos aqui neste post, então, algumas dicas de Óbidos, mostrando os principais atrativos locais, como chegar à cidade, onde se hospedar – para quem decidir passar mais de um dia na cidade – e muito mais.

Dê uma conferida abaixo e já aproveite para anotar tudo em seu roteiro!

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Óbidos Portugal

como chegar a obidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar
Chegando em Óbidos

o que fazer em Óbidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

A história da antiga Oppidum, como a cidade de Óbidos era chamada, remonta a um período anterior a Cristo e por lá passaram romanos, mouros e visigodos.

Posteriormente, a cidade ficou conhecida como o “presente das rainhas”, pois ela fazia parte do dote de muitas delas, como da Rainha Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Urraca de Castela, Leonor de Aragão e Leonor de Portugal.

Apesar de não ser difícil andar pela cidade, ter dicas de Óbidos facilita bastante o passeio, principalmente para quem tem poucos dias de viagem para Portugal.

Óbidos é pequena, possui pouco mais de 11 mil habitantes e é cercada por uma grande muralha de pedra, um dos primeiros atrativos turísticos que você verá logo que chegar.

Já na entrada, você encontra uma pequena escadaria de pedra, onde é possível subir e caminhar pela muralha avistando toda a cidade de Óbidos. De lá, já dá para ter uma boa noção do passeio e registrar suas primeiras imagens.

Mas a gente conta um pouco mais sobre a muralha e essa caminhada daqui a pouco; primeiro, vamos saber como chegar a Óbidos.

Confira=> Passeios para Óbidos

onde ficar em obidos portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

o que fazer em obidos portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Como chegar a Óbidos, Portugal

Basicamente, você tem três formas de chegar a Óbidos: de carro, de trem e de ônibus. Em todos os casos dá para fazer bate e volta, como falamos no início do post.

Ir para Óbidos de carro

Para quem optou por chegar a Óbidos de carro, saindo de Lisboa, basta seguir pela estrada A8 seguindo até Leiria. Na saída 15, você já consegue avistar as muralhas da cidade e deve seguir por essa via até o ponto permitido para estacionamento.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Chegando a Óbidos de ônibus

Para quem não tem um carro disponível, dá para chegar a Óbidos muito tranquilamente de ônibus. Saindo de Lisboa, você pode pegar o ônibus na estação do Campo Grande, que é a linha verde do metrô.

Siga no ônibus até o ponto final, já na Porta da Vila, entrada principal de Óbidos.

A empresa que faz o trajeto é a Rápida Verde e você pode comprar sua passagem online ou consultar os pontos de venda mais próximos do seu hotel.

Chegando a Óbidos de trem

De todas as opções, essa é a menos vantajosa.

Apesar de ter uma estação que leva você até Óbidos, o trajeto é maior, durando cerca de duas horas – enquanto de ônibus e carro você gasta uma hora aproximadamente –; além disso, o trem deixa você bem distante da entrada da cidade.

Imperdível => Excursão em Pequeno Grupo a Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos (de Lisboa)

o que fazer em obidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

O que fazer em Óbidos, Portugal

Apesar de pequena, são muitos os pontos turísticos de Óbidos. Nós destacamos alguns:

Visitar a capela da Porta da Vila

Falamos da Porta da Vila um pouco mais acima. Ela é a entrada de Óbidos, mas vai um pouco além. Na Porta da Vila você encontra uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade. Ela é toda revestida em azulejos portugueses azuis e brancos, com desenhos que retratam a Paixão de Cristo.

De lá, você pode subir até as muralhas, como já indicamos, até o Castelo de Óbidos, ou fazer o trajeto inverso, ao sair da cidade.

o que fazer em obidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar
Confira aqui o que fazer em Óbidos

Tomar Ginja no copo de chocolate

Ginja é um licor típico de Óbidos, feito de cereja portuguesa, e esta é uma das dicas de Óbidos que você, com certeza, precisa experimentar!

Quase todas as lojinhas da cidade vendem Ginja no copinho de chocolate. Há ainda a versão da bebida sem álcool, para quem não bebe ou quer servir o licor para crianças. Você pode ainda levar garrafinhas de presente, que são facilmente encontradas por lá.

Descubra=> Passeios para Óbidos

ginginha de obidos portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Circular pela Rua Direita

A Rua Direita é a principal via de Óbidos. Lá estão lojinhas de artesanatos, restaurantes e tudo o que você precisa para conhecer mais de Óbidos e aproveitar para levar presentinhos para casa.

obidos portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Visitar as igrejas da cidade

Dentro de Óbidos você encontra algumas igrejas seculares e que valem a pena parar para apreciar.

Faça paradas na Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Maria, Capela de Nossa Senhora do Carmo, Capela de São Martinho e no Santuário do Senhor da Pedra.

igrejas de obidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Conhecer o Castelo de Óbidos

Entre as dicas de Óbidos, não poderia faltar o passeio ao castelo que tem o nome da cidade. Esse é, praticamente, o ponto final do seu trajeto.

O Castelo de Óbidos é uma construção romana datada do século I e foi um tipo de forte das Legiões Romanas. Dos romanos, o castelo passou para os Visigodos e, posteriormente, para os Muçulmanos, durante o século VIII.

Foi justamente esse último povo que transformou Óbidos em cidade medieval e construiu a muralha que há ao redor da cidade.

Hoje, o castelo é aberto apenas para visitação e também funciona como hotel, para quem deseja ter a experiência de se hospedar no local.

Pesquise opções de hospedagem em Óbidos aqui!

castelo de obidos portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Eu te convido agora a fazer comigo um roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal. Vamos?!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal

A principal atração da cidade, como já vimos, é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal e hoje funciona como uma pousada, que oferece aos seus hóspedes uma noite de rei. Mas há muito mais para se visitar.

roteiro Portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

A entrada da cidadela já é uma atração, pois para alcançar o interior das muralhas é preciso atravessar a “Porta da Vila“, datada do século XVII e toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo. Geralmente, há um músico ali e suas baladas já vão ajudando a criar uma atmosfera de viagem ao passado.

+++ Veja aqui alguns passeios para Óbidos +++

viagem Portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Uma vez lá dentro, você pode seguir pela rua Direita, que leva ao Castelo, mas que antes passa por várias igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico da cidade de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo.

Leia também:

dicas de Portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

dicas Óbidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

dicas Portugal - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Em algum momento dessa caminhada você encontrará a Igreja de Santa Maria, a matriz da cidade. Foi nessa igreja que, em 1444, casaram-se Afonso V e sua prima Isabel, um com 10 e o outro com 8 anos de idade. Logo ao lado está o Museu Municipal (de terça a domingo, das 10h-13h e 14h-18h).

Confira=> Passeios para Óbidos

Portugal dicas - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Para quem quer ter uma visão panorâmica da cidade, a melhor coisa a se fazer é subir em suas muralhas e percorrer os seus 2 km (ou ao menos uma parte), pois só de lá você consegue admirar essa obra da arquitetura medieval, além de poder visualizar a região do entorno e o grande aqueduto que levava a água para lá.

Imperdível => Excursão para Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos

o que ver em Óbidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Visitar Óbidos não tem segredo, pois basta “perder-se” por suas vielas; porém não se preocupe, pois se perder ali – no sentido real da palavra -, de fato, é algo impossível, rsrs.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficarQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Antes de ir embora, uma das minhas dicas de Óbidos é que você não deixe de experimentar a ginginha, bebida típica feita a partir da ginja, um tipo de cereja, servida em um copinho de chocolate. Já imaginou o quão gostoso isso pode ser?!

ginginha - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Bom, agora com todas estas dicas vai ficar mais fácil fazer o roteiro de 1 dia em Óbidos, não é?!

Onde comer em Óbidos, Portugal

Não há muitas opções de restaurantes em Óbidos. O Petrarum Domus é um dos mais conhecidos, com uma decoração toda em pedra, bem similar aos antigos bares medievais.

Outro restaurante muito popular na cidade é o Tasca Torta. Por ser bastante pequeno, nós indicamos que você reserve com antecedência, pois há sempre filas no local.

Outra boa dica de restaurante em Óbidos é o Chapinha d’Óbidos, um café localizado na Rua Direita e que chama a atenção pelo aroma dos seus pães e doces feitos em forno a lenha.

muralha de obidos 1 - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Onde ficar em Óbidos, Portugal

Entre nossas dicas de Óbidos, não poderiam faltar os hotéis e pousadas da cidade.

Anteriormente falamos do Castelo de Óbidos que, certamente, é uma excelente opção para todo turista. O hotel faz parte do Grupo Pestana e abriga quartos com uma decoração clássica e bastante confortável.

Entre os hotéis em Óbidos também está o Casal da Eira Branca, que também fica em um prédio medieval, todo decorado em madeira e pedra.

como chegar a obidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

Feira Medieval de Óbidos

A Feira Medieval de Óbidos é um dos eventos mais importantes que acontecem na cidade.

Ela é realizada geralmente entre julho e agosto, quando a cidade se transforma completamente na antiga vila de Óbidos.

Acontecem desfiles de grupos em trajes romanos, feiras de comidas e bebidas típicas, festas a fantasia e muito mais. Até o euro passa a ser o Torreão, antiga moeda que circulava por Portugal na antiguidade.

A feira é fechada e a entrada custa cerca de 10 euros, mas crianças de até 11 anos não pagam.

turista profissional obidos - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficar

O que achou das nossas dicas de Óbidos?

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Óbidos: roteiro, como chegar, o que fazer, onde ficarAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Vai para Portugal? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
89 Comentários
  1. Oi Ana,estou viajando com a família e somos um grupo de 9 pessoas. Vou alugar um carro para ir a Fátima e vi em seu blog que de Fátima a Lisboa tem as cidades de Batalha, Nazaré,Alcobaça e òbidos. Gosto muito de dirigir e o que gostaria de saber é que estando em Lisboa, sendo Fátima a principal cidade, conseguiríamos ver todas as outras num único dia ?

    1. Todas eu acho puxado, pois só Óbidos te tomara uma manhã, Batalha e Alcobaça a visita é só nos mosteiros, mais rápido… e ainda tem todo o tempo que gastará em Fátima. Se eu fosse vc, faria Óbidos, Batalha e então, Fátima. Se tiver um segundo dia, seria mais indicado para ver tudo. Boa viagem!

  2. Oi Ana! Que sorte achar seu blog
    Me hospedarei no Estoril e vou à Porto pernoitar por uma noite.
    No dia da ida gostaria de dar uma passadinha em Óbidos, passear e almoçar em Fátima, e chegar em Porto até as 7 da noite, onde passaremos o dia seguinte lá. É possível? Da pra passar na volta a tardezinha em Aveiros?

  3. Olá! Irei a Lisboa semana q vem e pretendo ir a Óbidos de ônibus. Será que preciso adquirir com antecedência os bilhetes de ida e volta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *