Tipos de bagagem e suas regras

Quando estamos com uma viagem de avião marcada, a bagagem acaba sendo um dos itens que devemos ter bastante atenção.

As regras para peso e dimensões, por exemplo, para bagagem despachada, bagagem de mão ou itens especiais são diferentes conforme o destino e, às vezes, de acordo com a empresa aérea escolhida.

Então, vamos as principais regras de cada tipo de bagagem:

Bagagem despachada

Cada passageiro, no Brasil, tem o direito de despachar 1 mala de até 23 quilos nas viagens nacionais, América do Sul, Central e Caribe; e duas malas de até 32 quilos cada para América do Norte e Europa.

Se as malas estiverem acima desse peso, será necessário pagar uma tarifa pelo excesso. No caso dos voos domésticos, poderá ser cobrado até 0,5% do valor da tarifa cheia por quilo, já nos voos internacionais, os valores variam conforme a companhia aérea.

Um detalhe importante e que muitos não sabem: se a empresa quiser, ela pode negar levar o excesso de bagagem ou levá-lo apenas em outro voo. Isso não é comum, mas pode acontecer.

Em voos domésticos dentro dos EUA, em quase 100% das empresas, a bagagem despachada é paga, bem como nas famosas low cost europeias. Fique de olho nisso!

mala de viagem

Bagagem de mão

Bolsas e mochilas podem ser transportadas junto com o passageiro, mas também têm limite de peso e tamanho: devem ter, em geral, no máximo cinco quilos e 115 cm (altura + largura + comprimento) para caberem no bagageiro interno do avião.

É na bagagem de mão que você deve transportar objetos de valor, como máquinas fotográficas, computadores, tablets, joias, dinheiro, além de seus documentos e outros objetos pessoais, por isso, atenção ao peso.

Bagagem gratuita

Alguns objetos podem ser transportados sem serem somados aos 23 quilos da bagagem de despache ou nos 5 quilos da bagagem de mão. São eles, por exemplo, cadeira de rodas, carrinho de bebê e bebê-conforto, que entram como malas despachadas gratuitamente. Livros, revistas, casacos ou manta para uso pessoal também podem ser levados junto com você.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Bagagem especial

São consideradas bagagens especiais itens como bicicletas, instrumentos musicais de grande porte, pranchas de surf… Embora, obviamente, tudo isso possa ser transportado no avião, é preciso verificar com a companhia quais são as providências, exigências e até se há cobrança extra para o transporte desse tipo de bagagem.

Itens proibidos

Independente de ser bagagem de mão ou despachada, alguns itens são sempre proibidos, tais como: armas de fogo, explosivos, líquidos ou gases inflamáveis, material pirotécnico e fogos de artifício, cloro para piscinas e banheiras, material infeccioso ou biologicamente perigoso, entre muitos outros. Para verificar a relação completa, visite o site da ANAC.

Aqui são algumas regras gerais, mas cada empresa pode variar um pouco, por isso, o mais importante é sempre conferir no site da empresa pela qual irá viajar, quais são as regras e limites dela. Afinal, você não quer ter problemas com as malas na hora do embarque, não é?!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here