Aeroportos de Londres: como chegar ao centro

Atualizado em 04/12/2019

Quem está planejando viajar para Londres de avião, em especial pela primeira vez, sempre costuma ter algumas dúvidas de locomoção, já que os aeroportos de Londres são muito movimentados e um pouco distantes do centro da cidade.

Por isso, preparamos este texto em que iremos tentar dar algumas dicas práticas para você conseguir ir de algum dos vários aeroportos de Londres para o centro da cidade.

Economia => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

Principais aeroportos de Londres

Aeroportos em Londres

A área metropolitana de Londres é servida por seis aeroportos internacionais, que juntos criam o sistema aeroportuário mais movimentado do mundo em número de passageiros. Só em 2018, os seis aeroportos de Londres movimentaram um total de 177.054.819 passageiros. 😱

Assim, os aeroportos em Londres movimentam mais de 60% de todo o tráfego do Reino Unido. Esses aeroportos servem um total de 14 destinos domésticos e 396 destinos internacionais.

Enfim, para simplificar a explicação e entendimento, iremos dividir os aeroportos de Londres em dois grupos. Vamos colocar os dois aeroportos principais em um grupo, ou seja Heathrow e Gatwick.

No outro grupo, iremos colocar os outros 4 aeroportos: Stansted, Luton, City e Southend, muito usados pelas companhias aéreas low cost. Mas, não se preocupe, as explicações e informações contidas serão relacionadas. Lembrando que iremos dar alguns detalhes sobre cada um dos aeroportos de Londres.

Confira => Passeios em Londres e arredores

pontos turísticos de Londres

Heathrow

O Heathrow Airport (LHR) é um aeroporto internacional a oeste de Londres. Ele tem o posto do aeroporto mais movimentado do Reino Unido, e também do aeroporto mais movimentado da Europa em número de passageiros. E, por último, ele é o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo. Ufa!!!

Para termos uma pequena ideia, o aeroporto movimentou 73,4 milhões de passageiros em 2014.

O Heathrow fica a 26 quilômetros a oeste da parte central de Londres. Contém duas pistas paralelas, juntamente com cinco terminais de passageiros. Tudo em uma área de 12 quilômetros quadrados.

Para quem viaja do Brasil para Londres em um voo direto é neste aeroporto que irá desembarcar.

☛ Leia também: Onde será a minha imigração na Europa?

Aeroportos de Londres

Muito legal => Tour a pé pelo pubs históricos de Londres

Como ir do aeroporto Heathrow para o centro de Londres

Existem vários modos de transporte disponíveis para ir do aeroporto de Heathrow para o centro da cidade de Londres. São elas: táxi, Uber, trem, metrô, ônibus e transfer privado (minha opção favorita quando estou com mais pessoas).

As viagens de táxi para o centro de Londres custam cerca de £ 60 a £ 90, dependendo do destino, e podem demorar de 30 minutos a uma hora para chegar ao centro. Já uma corrida de Uber pode ficar entre £ 40 a £ 60.

A rota mais rápida do aeroporto de Heathrow até o centro da cidade é de trem. Os bilhetes de trem do Heathrow Express custam £ 22 (ida) ou £ 37 (ida e volta) e a viagem leva cerca de 15 minutos para chegar à Estação Paddington, em Londres. Ele funciona, em geral, das 5h às 23h50.

Compre sua passagem Heathrow Express com antecedência.

Uma alternativa mais barata ao trem é o metrô de Londres. Os bilhetes de metrô do aeroporto de Heathrow para o centro da cidade custam £ 6,00 e a viagem leva aproximadamente 35 minutos.

trem TfL Rail (antes conhecido como Heathrow Connect) também é uma opção para ir do aeroporto de Londres até o centro. É mais rápido que o metrô, porém mais lento que o Heathrow Express, por parar em todas as estações antes de chegar a Paddington. É cerca de meia hora de trajeto pelo valor de £10,20.

Outra opção é pegar o ônibus local da National Express, que irá te deixar na rodoviária Victoria Coach Station. A viagem leva cerca de 90 minutos e o preço de um bilhete varia de 6 a 10 libras. Em geral, eu não acho que valha muito a pena, pois além de demorar mais, ainda é mais caro que o metrô.

E, por fim, há ainda a opção de ir do aeroporto de Heathrow até o centro de Londres contratando um transfer compartilhado (a partir de £ 22 ) ou mesmo um transfer privativo.

Gatwick

O Gatwick Airport (GTW) é o segundo maior aeroporto de Londres. Na verdade, ele fica a 44 km ao sul de Londres, em Crawley, West Sussex.

Só por curiosidade, saiba que ele foi utilizado como base de manutenção da Real Força Aérea na II Guerra Mundial, antes de se tornar um aeroporto comercial em 1958.

Como dá para deduzir, há muitos voos que chegam por lá, então, dependendo de onde você está vindo, ele provavelmente será um dos aeroportos de Londres onde você pode desembarcar. Por isso, vamos passar algumas opções para você se mover até o centro da cidade.

Para quem for viajar do Rio de Janeiro para Londres, por exemplo, com a low cost Norwegian Air, irá desembarcar lá.

Imperdível => Tour para os Estúdio do Harry Potter (transporte + ingresso)

Aeroportos de Londres

Como ir do aeroporto Gatwick para o centro de Londres

Ao viajar do aeroporto de Gatwick para o centro da cidade, você tem alguns modos de transporte diferentes para escolher. São eles: táxi, Uber, trem, ônibus ou transfer.

A opção de transferência mais conveniente para chegar ao centro sempre será contratar um táxi ou Uber do aeroporto de Gatwick. Uma viagem de táxi custará cerca de £ 90 e a de Uber cerca de £ 70, levando pouco mais de uma hora para chegar ao seu centro da cidade.

Gatwick Express, o trem, é de longe a maneira mais rápida de chegar ao centro da cidade saindo do aeroporto. Ele parte do terminal sul de Gatwick e chega na Victoria Station.

Os bilhetes de trem custam £ 39 (ida e volta) e a viagem para Londres leva apenas 30 minutos. Os trens circulam das 5:40h às 23h. Você poderá comprar online a sua passagem.

Gatwick Train - Londres

Há ainda outras duas opções de trem de Gatwick até Londres, o Trem Southern (ponto final na Victoria Station, com várias paradas no caminho) e o Trem Thameslink (só para nas estações City Thameslink, Blackfriars, Farringdon e St. Pancras). São um pouco mais baratos, mas demoram mais tempo e param em estações diferentes, então, dependendo de onde será a sua hospedagem em Londres, pode ser mais vantagem pegar um ou outro.

Uma alternativa mais barata, mas muito mais lenta, é o ônibus EasyBus ou National Express. O preço de uma passagem de ônibus é de apenas £ 10. A viagem leva aproximadamente 1 hora e 20 minutos até o centro de Londres. Você pode comprar online a sua passagem, se preferir.

E, por fim, em Gatwick também há a opção de contratar um serviço de transfer que te deixará na porta do sua hotel, com a vantagem de ser um serviço 24 horas.

Algumas boas dicas de hospedagem econômica em Londres – para o padrão londrino, claro! – perto da Victoria Station são:

☛ Leia também:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Dica => Ônibus Hop on hop off em Londres

Outros aeroportos de Londres

Como dissemos antes, os outros 4 aeroportos de Londres estão separados dos dois principais neste artigo por uma questão de organização, visto que são “menores”. Mas, como você poderá usá-los, em especial nos voos domésticos e dentro da Europa, aqui vão algumas informações sobre estes aeroportos e as opções para chegar até o centro de Londres.

Aproveitando, não deixe de conferir aqui no blog dicas de como chegar nos principais pontos turísticos de Londres.

Stansted

O London Stansted Airport (STN) fica em em Stansted Mountfitchet, no distrito de Uttlesford em Essex, a 60 km a nordeste do centro de Londres.

Stansted é, por assim dizer, dentre os aeroportos de Londres, a “casa” da Ryanair, que opera dali voos para mais de 130 destinos 😱 e ainda da EasyJet.

Além disso, do Stansted partem rotas para quase 200 destinos, não só na Europa, mas também para o Oriente Médio e África.

Compre antecipado e evite fila => Ingresso para a London Eye

Aeroportos em Londres
Foto: FRASER HALL/ROBERTHARDING/GETTY IMAGES

Como ir do aeroporto Stansted para o centro de Londres

Táxis, Uber, trens e ônibus são suas opções ao viajar do Stansted para o centro de Londres.

Como sempre, pegar um táxi ou Uber do aeroporto é o muito conveniente, mas, ao mesmo tempo, pode ser o mais caro. A viagem de 60 km no táxi custará aproximadamente facilmente £ 100, e levará cerca de 1 hora e 20 minutos. Já no Uber o preço ficara por volta de £ 70.

Viajar no trem Stansted Express é a opção mais rápida até Londres. Essa opção tem um tempo médio de transferência para a London Liverpool Street Station de 47 minutos. Um bilhete de trem fora do horário de pico custa £ 23,50 (ida) ou £ 38,99 (ida e volta).

Pegar o ônibus da EasyBus, Terravision ou National Express é o meio de transporte público mais barato do Aeroporto Stansted, custando em média £ 12 só de ida, dependendo da empresa e antecedência que você compre a passagem. Mas, por outro lado, viajar de ônibus pode ser bem demorado. A viagem até o centro da cidade leva aproximadamente 1 hora e 40 minutos.

E aos que, assim como eu, preferem o conforto dos transfer particulares, saiba que por lá também há essa opção, 24 horas por dia, com preços a partir de £ 33.

Luton

O Luton Airport (LTN) fica a quase 3 km a leste do centro da cidade de Luton, Inglaterra, ou seja, a cerca de 50 km ao norte do centro de Londres.

Assim como Stansted e Gatwick, é um aeroporto muito usado pelas empresas aéreas de baixo custo, como a Ryanair, EasyJet, Vueling, Wizz Air…

Por conta de sua distância do centro de Londres, você tem que ver se um voo mais barato para lá compensa de fato.

Pesquise opções de hospedagem em Londres aqui!

aeroportos em Londres
Foto: The Independent

Como ir do aeroporto de Luton para o centro de Londres

Existem quatro modos de transporte diferentes disponíveis para viajar para o centro da cidade de Londres do aeroporto Luton. São elas: táxi, Uber, trem e ônibus.

O valor de uma corrida de táxi custa aproximadamente £ 90 e a do Uber cerca de £ 60, levando cerca de 1 hora e 15 minutos até Londres.

A maneira mais rápida de chegar ao centro de Londres é de trem, mas fique atento, pois o trem não sai do aeroporto. É preciso pegar um shuttle até a estação Luton Airport Parkway e de lá o trem. Os bilhetes de trem custam £ 17,40 e a viagem leva apenas 35 minutos, chegando na St. Pancras Station.

Uma alternativa mais barata é o ônibus. Os bilhetes individuais para o ônibus National Express ou Green Line / Terravision custam £ 12. Porém, o tempo médio de viagem é de 1 hora e 30 minutos. Assim, é a opção mais barata, mas a mais lenta. Compre online aqui!

E por fim, em Luton também há a opção de contratar um serviço de transfer que te deixará na porta do sua hote.

London City Airport

O London City Airport (LCY) é o aeroporto mais central de Londres. Ele fica em Canary Wharf, uma região moderna e bem business da cidade, e, por isso mesmo, acaba sendo um aeroporto de pequeno porte e recebe mais rotas que atendem mais aos interesses dos executivos das empresas que estão instaladas ali. Consequentemente, tem voos em geral mais caros.

Imperdível => Tour para Stonehenge e Bath 

Como ir do aeroporto ao centro de Londres
Um dos aeroportos de Londres mais centrais – Foto: divulgação

Como ir do aeroporto London City para o centro de Londres

Existem 4 métodos de transporte disponíveis do aeroporto da cidade para o centro da cidade de Londres. São elas: táxi, Uber, DLR (Docklands Light Railway) e ônibus.

Pegar táxi ou Uber do aeroporto de London City é rápido e como sempre, o mais conveniente. As viagens de táxi até o centro da cidade de Londres custam cerca de £ 30 e as de Uber £ 20. A viagem demora cerca de 30 minutos sem muito trânsito.

A alternativa muito mais barata e, surpreendentemente, rápida, é pegar o trem DLR, que está conectado com o metrô. Os bilhetes do DLR custam a partir de £ 3,30. Além disso, a viagem até a estação Bank leva apenas 22 minutos.

Se quiser usar os ônibus comuns de Londres, saiba que as linhas 473 e 474 passam por lá.

Confira => Excursão de 1 Dia a Windsor, Stonehenge e Oxford

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Southend

Por último, temos o London Southend Airport (SEN), outro dos aeroportos de Londres desta série, que está localizado no distrito de Rochford, a aproximadamente 68 km do centro de Londres.

Ele é o que menos voos comerciais oferece, mas opera, em especial, voos da EasyJet, Aer Lingus e Ryanair, além de voos de carga e fretados. Além da oferta menor de rotas, ainda é o que tem menos opção de transporte até o centro, por isso, acaba sendo o menos interessante de ser usado.

Vale a pena => Passeios e ingressos de atrações em Londres

viagem para Londres

Como ir do aeroporto Southend para o centro de Londres

Existem apenas 2 métodos de transporte disponíveis do aeroporto Southend até o centro da cidade de Londres. São elas: táxi e trem.

Uma corrida de táxi de Southend até o centro de Londres dificilmente sairá por menos de £ 100. Caro!!! A viagem demora cerca de 1 hora e 10 minutos em tráfego tranquilo.

A alternativa mais barata é pegar o trem até a Liverpool Street Station. Essa opção irá levar cerca de uma hora. Os bilhetes custam a partir de £ 16,70.

Enfim, estas foram as informações principais sobre como ir dos aeroportos de Londres até o centro da cidade. Espero que te ajudem. 😉

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here