Por: Ana Catarina Portugal

Você já se perguntou quais seriam os maiores aeroportos do mundo? Imagino que sim… nós também!

Você sabe que existem aeroportos monumentais espalhados pelo mundo inteiro, não é? Quando pensamos sobre isso, a pergunta que não quer calar, é: mas qual será o maior aeroporto do mundo a título de tráfego de passageiros e a título de metros quadrados?

Quando o primeiro avião foi criado, ninguém imaginava a proporção e a importância desse ambiente que nós amamos tanto, o aeroporto.

Hoje eles são conhecidos por serem lugares de despedida e também de encontros, início e término de realização de sonhos, além de também serem locais de grande fluxo financeiro, com grandes empresas e prestadoras de serviços…

Pensando nos maiores aeroportos do mundo e suas curiosidades, preparamos uma lista com todas as informações que consideramos interessantes. Embarque com a gente nessa aventura!

Importante => Seguro Viagem Cotação (dicas + descontos)

Qual o maior aeroporto do mundo?

aeroporto milhas - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Entre tantos aeroportos espalhados pelo mundo inteiro, alguns se destacam pelo grande movimento de passageiros. Esse é o caso do Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), localizado no Estado Americano da Georgia.

Há 21 anos o aeroporto de Atlanta ocupa o topo do Ranking Mundial, possuindo voos para 150 destinos nacionais e 75 destinos internacionais.

Para se ter uma noção, apenas em 2019, 110,5 milhões de passageiros passaram pelo local… isso quer dizer que todos os aeroportos do Brasil somados recebem menos passageiros que o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson!

Por sua vez, o maior aeroporto do mundo, em questão de tamanho, é o Beijing Daxing International Airport (PKX), localizado em Pequim, o qual tem o tamanho de 98 campos de futebol, o que equivale a cerca de 700 mil m².

Tanto tamanho resultou em uma obra de 400 bilhões de yuans (cerca de R$ 234 bilhões de reais), divididos em cinco andares. Possui dois andares para embarque, dois para desembarque e o último como plataforma de trem e metrô.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Quais os maiores aeroportos do mundo?Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Os maiores aeroportos do mundo

Além dos aeroportos citados acima, existem muitos outros aeroportos enormes também. Conhecidos por serem futuristas, luxuosos, charmosos e simplesmente gigantescos!

Olha só a relação que preparamos para você:

Aeroporto de Atlanta

Em primeiro lugar, como já dissemos está o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL) que é conhecido por ter o maior fluxo de passageiros no planeta, recebendo mais de 90 milhões de pessoas por ano. Está incluso entre os maiores aeroportos dos EUA.

Sendo o Hub principal da Delta Airlines e da Southwest Airlines, o aeroporto opera voos domésticos e internacionais para diversos destinos nos Estados Unidos, Canadá, México, América Central, Caribe, dentre outros.

O aeroporto conta com cinco pistas para pousos e decolagens, recebendo em média 2.000 voos por dia. São aproximadamente 250 mil pessoas que passam no aeroporto durante as 24 horas do seu funcionamento.

Durante a espera pelo voo é possível desfrutar de fast-food, restaurantes com comidas internacionais e regionais, cafés e bares, por exemplo. Também é possível encontrar casas de câmbio, caixas eletrônicos, freeshops, outros tipos de lojas e acesso gratuito ao Wi-Fi.

Leia também:

aeroporto de Atlanta - Quais os maiores aeroportos do mundo?

Aeroporto de Pequim

O Beijing Daxing International Airport (PKX), conhecido por ser hoje o maior aeroporto do mundo em questão de tamanho, foi inaugurado em setembro de 2019 com o intuito de atender à grande demanda aérea que existe sob Pequim, atuando junto ao antigo Aeroporto Internacional de Pequim-Capital (PEK), esse último reformado em 2008.

O Beijing Daxing International Airport (PKX) levou menos de 5 anos para ser construído e foi projetado para receber 45 milhões de passageiros por ano até 2021. Além disso, está programado para atingir 100 milhões pendentes no futuro, ao custo de 17,47 bilhões de dólares.

O design do aeroporto é pioneiro e a sua forma lhe deu o carinhoso apelido de “Estrela do mar”, com enormes dimensões. Atualmente existem 4 pistas de voo, com perspectiva de se tornar 7 no futuro. Tais fatos consolidam o Novo Aeroporto de Pequim como um dos maiores aeroportos do mundo.

roteiro china - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Olha euzinha lá na Muralha da China

Aeroporto Internacional de Los Angeles

O Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) recebe cerca de 87 milhões de passageiros anualmente.

Localizado a apenas 27 minutos do centro da cidade de Los Angeles, o aeroporto possui 9 terminais e uma excelente e moderna estrutura, além de possuir vôos para todos os continentes do mundo.

Entre os serviços disponíveis do aeroporto estão casas de câmbio, caixas eletrônicos, praça de alimentação, hotel, livrarias, lojas eletrônicas e até mesmo spa.

letras de Hollywood 2 - Quais os maiores aeroportos do mundo?

Aeroporto Internacional de Tóquio

Primeiramente, é preciso destacar que a cidade de Tóquio conta com dois aeroportos internacionais na lista dos maiores aeroportos do mundo, porém com diferenças que vamos destacar abaixo.

O Aeroporto Internacional de Tóquio, também chamado de Aeroporto de Haneda, foi inaugurado em 1931 e está localizado a apenas 26 minutos de Shinjuku, uma das principais regiões de Tóquio. Além disso, ele é o mais movimentado do Japão, com cerca de 87 milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto de Haneda possui 3 terminais e opera grande parte dos voos domésticos do país e também vôos internacionais que atendem o sudeste asiático, a América do Norte, o Oriente Médio, a Europa e a Oceania.

O segundo aeroporto mais movimentado do país é o Aeroporto de Narita e está localizado um pouco mais distante, a cerca de 1 h de Shinjuku. Apesar da distância ele é o principal com relação ao número pousos e decolagens internacionais, recebendo cerca de 40 milhões de passageiros anualmente. Foi por lá que chegamos – e partimos – quando visitamos o Japão.

Ambos os aeroportos internacionais de Tóquio possuem estruturas modernas, havendo inclusive salas de esperas confortáveis com poltronas e salas VIPs.

Importante => Seguro Viagem Japão (dicas + desconto)

aeroporto de toquio - Quais os maiores aeroportos do mundo?

Aeroporto Internacional de Dubai

O principal aeroporto do Oriente Médio é sinônimo de luxo e sofisticação! O Aeroporto Internacional de Dubai encanta todos os 90 milhões de passageiros que passam por lá anualmente.

Com 3 terminais, dos quais 2 deles operam vôos internacionais, o aeroporto conta com 130 companhias aéreas que trafegam entre Dubai e todos os continentes do mundo!

Em suas instalações é possível encontrar praticamente de tudo, tanto em serviços quanto inúmeras opções gastronômicas nos 3 terminais. Outro ponto positivo é que o Aeroporto Internacional de Dubai está a poucos quilômetros dos principais pontos da cidade.

aeroporto de Dubai - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Imagem de Airport Review

Aeroporto de Chicago O’Hare

O Aeroporto de Chicago facilmente entra na lista como um dos maiores aeroportos dos EUA. Apenas para se ter uma noção de sua dimensão, só em 2019 foram registrados quase um milhão de pousos e decolagens distribuído em suas 8 pistas, sendo considerado o mais movimentado do mundo em operações de aeronaves.

Contudo, em número de passageiros ele aparece somente sexta posição mundial, com 84,4 milhões de passageiros por ano.

Para receber bem esses passageiros, o aeroporto conta com uma estrutura completa com bancos, caixa de correio, estações de recarga para dispositivos eletrônicos, acesso ao Wi-Fi gratuito por 30 minutos e uma excelente praça de alimentação com variedades gastronômicas em funcionamento 24 horas.

O Aeroporto de Chicago foi eleito o “Melhor Aeroporto da América do Norte” por 10 anos, pelos eleitores da edição americana da Business Traveler Magazine (1998 – 2003) e da Global Traveler Magazine (2004 – 2007).

Confira => Passeios em Chicago e arredores

chicago bean - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Um dos cartões postais de Chicago – Imagem de BriBra por Pixabay

Aeroporto de Londres Heathrow

Inaugurado em 1946 e com um tráfego de cerca de mais de 78 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Londres Heathrow não poderia ficar de fora da lista dos maiores aeroportos do mundo e também dos maiores aeroportos da Europa. Afinal, ele é considerado o mais movimentado do Reino Unido e da Europa e o terceiro mais movimentado do mundo!

Este, que é um dos principais aeroportos de Londres, conta com 5 terminais que operam voos domésticos e internacionais para todos os continentes, sendo preciso trafegar para e/ou entre os terminais 4 e 5 através de metrô ou ônibus disponíveis a cada 15 minutos.

Restaurantes, cafeterias, bares, salas de jogos, espaços infantis, SPA e lojas diversas são algumas das opções de serviços à disposição do público no Aeroporto de Londres Heathrow.

Confira => Passeios em Londres e arredores

Como ir do aeroporto de Heathrow ao centro de Londres - Quais os maiores aeroportos do mundo?

Aeroporto Internacional de Xangai

O Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong (PVG), inaugurado em outubro de 1999, é o principal aeroporto internacional da grande metrópole chinesa, liderando o ranking sobre o Shanghai Hongqiao International Airport.

A criação de um Aeroporto na região de Pudong se tornou imprescindível quando, na década de 90, a expansão do Honggio foi impossibilitada pelo crescimento urbano ao redor do aeroporto, por isso a necessidade da construção de um novo aeroporto em Xangai.

Para chegar ou partir do Aeroporto de Pudong (PVG), o mesmo está ligado ao centro pelo Trem Maglev que anda a mais de 401 km/h, o que, por sinal, já é uma atração à parte para quem está passeando por Xangai.

Descubra => Passeios em Xangai (os melhores!!)

shanghai - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Imagem de HYUNGNAM PARK por Pixabay

Aeroporto de Paris Charles de Gaulle

Com 143 companhias aéreas operando no principal aeroporto da França, o Aeroporto de Paris Charles de Gaulle recebe cerca de 72 milhões de passageiros anualmente, tornando-se assim um dos mais movimentados do mundo e um dos maiores aeroportos da Europa.

Os pousos e decolagens nacionais e internacionais são divididos em 3 terminais, os quais são interligados por meio de metrô ou ônibus.

Com voos para 500 cidades do mundo inteiro, não tinha como o Aeroporto de Paris Charles de Gaulle ficar de fora da lista dos maiores aeroportos do mundo, não é?

Mas apesar de seus números, não é um aeroporto que eu gosto muito, pois acho que ele deixa muito a desejar em alguns aspectos, como a baixa oferta de restaurantes e lanchonetes na parte de dentro, depois que já embarcamos (ou quando estamos em conexão).

Leia mais:

aeroporto de Paris - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Nossa baby se divertindo enquanto esperava o voo no aeroporto de Paris

Aeroporto de Hong Kong

Também conhecido por Aeroporto Chek Lap Kok, o Aeroporto de Hong Kong foi inaugurado recentemente, em 1998, e está localizado a cerca de 34 km de distância do centro.

São 2 terminais com vôos para a Ásia, Europa, Oriente Médio, África e América do Norte e anualmente o aeroporto recebe aproximadamente 74 milhões de passageiros.

Apesar de estar um pouco distante da área central, é possível chegar ao centro em apenas 25 minutos utilizando o Airport Express, o sistema de metrô que liga o aeroporto a diversos pontos importantes de Hong Kong.

O Aeroporto de Hong Kong conta com uma infraestrutura completa, proporcionando praticidade e modernidade aos seus passageiros.

aeroporto de hong kong - Quais os maiores aeroportos do mundo?

Bônus: aeroportos fora da lista, mas de destaque

Agora que você conhece bastante sobre os maiores aeroportos do mundo, deve estar sentindo falta de outras nomeações, como o do aeroporto mais bonito do mundo.

Muito embora os aeroportos não sejam atração principal na cidade que você vai conhecer, existem alguns que roubam a cena, ou por serem os mais bonitos do mundo ou por serem os mais perigosos do mundo.

Ficou curioso para saber qual o nosso TOP 1? Então confere só o que separamos para você.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O aeroporto mais bonito do mundo

Entre mais de 40 mil aeroportos espalhados por todo o mundo, é até difícil selecionar apenas um como o mais bonito. Porém, alguns se destacam dos demais, não apenas pela sua arquitetura, mas também pela sua infraestrutura interna. Afinal, é exatamente isso que rouba a cena e faz do aeroporto uma atração à parte.

Pensando exatamente nisso, selecionamos o Aeroporto de Changi de Singapura como o mais bonito do mundo! O aeroporto é quase um parque de diversões, por isso mesmo não é à toa tem o slogan “mais que um aeroporto”.

No aeroporto você vai encontrar uma cachoeira com queda d’água equivalente a 40 metros, um jardim de borboletas, salas de cinema gratuitos, piscina no teto, escorregadores em forma de espiral com altura de 3 andares, museu de arte e muitas outras atrações especiais.

Tais fatos tornam o Aeroporto de Singapura o mais bonito e funcional do nosso ranking de aeroporto mais bonito do mundo.

aeroporto de singapura - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Imagem de Vacaciones PagodasBlog por Pixabay

Outro que costuma figurar na primeira posição no quesito beleza é o Incheon, a aeroporto de Seul. Bom, eu conheço os dois e particularmente acho que o de Singapura é mesmo o mais bonito, ainda que ambos sejam lindos.

O aeroporto mais perigoso do mundo

O aeroporto de Lukla no Nepal pode facilmente ocupar o TOP 1 da lista de aeroportos mais perigosos do mundo. Por estar situado em uma encosta da montanha com uma pista deveras curta, onde tanto o pouso quanto a subida são um tanto quanto dramáticas, este aeroporto merece este título.

A pista conta com apenas 487 metros de comprimento, muitos declives e ângulos agudos, com uma parte da pista com paredes montanhosas. Enquanto a outra é praticamente um mergulho em direção ao vale, o que corrobora para que o aeroporto seja considerado um dos mais perigosos do mundo. Inúmeros acidentes fatais ocorridos nele nos últimos anos, contribuem para este título.

aeroporto mais perigoso do mundo - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Foto de Take On Nepal

Há quem diga que o aeroporto da Ilha da Madeira, em Portugal, é o de aterrissagem mais perigosa. Bom, eu já estive lá e sim, é um pouco emocionante, mas depois das reformas e ampliação da pista, ele se tornou bem mais seguro. Além disso, o visual ao chegar lá é incrível! 😉

Meu aeroporto favorito

Quando me perguntam isso eu não tenho dúvidas para responder: em relação às comodidades do aeroporto eu tenho um carinho todo especial pelo aeroporto de Amsterdam. Me sinto em casa nele! Acho ele funcional, cheio de lojinhas fofas, restaurantes ótimos (embora eu vá sempre no mesmo, rsrs) e é super pertinho do centro da cidade.

schiphol aeroporto de amsterdam - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Ele não está entre os 10 maiores aeroportos do mundo, mas mora no meu coração!

Mas se você me perguntar em qual aeroporto é mais bonito chegar, aí eu sou obrigada a dizer que, com toda certeza, é o aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro: o visual da Baía de Guanabara, do Cristo, do Pão de Açúcar, das praias e montanhas é imbatível. É lindo demais!

IMG 1083 - Quais os maiores aeroportos do mundo?

E qual é o seu aeroporto favorito?!

E qual é o maior aeroporto do Brasil?

Depois de conhecer um pouco sobre os maiores aeroportos do mundo, você deve estar se perguntando: ok, mas  qual é o maior aeroporto do Brasil?

O primeiro lugar da lista de maiores aeroportos do Brasil é ocupado pelo Aeroporto Internacional de São Paulo Guarulhos. Não somente no aspecto de tamanho físico, mas também ocupa o topo da lista no quesito maior movimentação de passageiros.

Com 3 terminais e uma área de 14 km², o Aeroporto de Guarulhos foi inaugurado em 1985 e é o principal aeroporto internacional do Brasil e da América do Sul, recebendo anualmente aproximadamente 43 milhões de pessoas.

São mais de 290 mil vôos anuais para o Brasil e para diversas cidades do mundo!

Ah, e pra quem gosta de comprinhas, saiba que o Freeshop Garulhos do terminal 3 é tudo de bom!

guarulhos - Quais os maiores aeroportos do mundo?
Foto: Shutterstock

Agora que você já sabe tudo sobre quais são os maiores aeroportos do mundo e qual o mais bonito e perigoso, na nossa opinião, nós queremos saber de vocês!

Existe algum aeroporto que não mencionamos nesse artigo ou vocês concordam com os que escolhemos? Conta pra gente sua experiência nos aeroportos espalhados mundo afora! 😉

Boas viagens!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *