Por: Turista Profissional - Atualizado em 02/05/2020

Que tal ir para o outro lado do mundo? É o que vai acontecer se a escolha da sua próxima viagem for Tóquio, a capital do Japão! E ninguém é louco de viajar quase dois dias sem sair daqui cheio de boas dicas de Tokyo, certo?

Conhecida por ser uma das maiores metrópoles do planeta, Tóquio é também uma das cidades com mais gente em área urbana de todo o globo.

Apesar disso, não é um caos urbano, muito pelo contrário: Tóquio é conhecida por sua ótima qualidade de vida, que anda lado a lado com a tradição dos japoneses, na qual o respeito aos mais velhos é algo levado a sério!

Com uma malha de transporte público que leva o visitante para qualquer canto da cidade, a capital japonesa une modernidade (que muitas vezes pode ser “estranha” aos olhos, com os jovens japoneses de roupas e cabelos multicoloridos), tradição e cultura.

Aqui neste post você vai encontrar:

  • Como chegar a Tóquio?
  • Quais são os documentos necessários para viajar para Tóquio
  • Qual é a moeda usada no Japão
  • Como sair do aeroporto de Tóquio
  • Como é o clima em Tóquio?
  • Qual é a melhor época para viajar para Tóquio?
  • Quantos dias ficar em Tóquio?
  • O que fazer em Tóquio?
  • Onde ficar em Tóquio?
  • Compras em Tóquio
  • O que e onde comer em Tóquio?
  • Preços e melhor maneira de se locomover em Tóquio
  • Vida noturna em Tóquio
  • O que visitar nos arredores de Tóquio?

Confira as nossas dicas de Tóquio e boa viagem!

Importante => Seguro Viagem Japão (dicas + desconto)

Dicas de Tokyo, capital do Japãocapital do japao - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Como chegar a Tóquio?

Aquela clássica frase de que o Japão é “do outro lado do mundo” é literal.

Portanto, para chegar a Tóquio, na sua viagem para o Japão você precisa realmente atravessar o Globo. Por conta disso, vai precisar fazer conexão em algum país, o que, por sua vez, depende da companhia aérea com a qual vai voar.

A cidade de Tóquio possui dois aeroportos, então você vai chegar pelo Haneda ou pelo Narita. Este último é mais longe da capital japonesa, mas o que opera mais companhias internacionais.

Confira => Passeios em Tóquio e arredores

Quais são os documentos necessários para viajar para o Japão?

É necessário ter visto de turismo para ir a Tóquio, assim como qualquer outra cidade do Japão.

Não é difícil de tirar, é só ir ao site da embaixada e seguir os passos para solicitação de visto de turismo, que permite a estada no país por até 90 dias.

Para entrar no Japão, é preciso também levar um cronograma de viagem preenchido, que fica disponível junto com o pedido do visto.

Confira aqui os documentos necessários para tirar o visto do Japão.

Além do visto, leve sempre com você os comprovantes de acomodação, passagem de volta, seguro viagem e prova de meios financeiros.

Ah, e apesar de não ser obrigatório, nós recomendamos que você faça um Seguro viagem Japão antes de viajar.

Qual é a moeda usada no Japão

A moeda do Japão é o Yen (iene). O indicado então, é levar dólares ou euros, que são as moedas fortes e fáceis de trocar ainda no Brasil, e trocá-los por yens quando chegar ao Japão.

Veja aqui quanto vale um iene.

quanto vale um iene - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Como sair do aeroporto de Tokyo

Existem dois aeroportos, como já falado, e ambos estão um pouco longe do centro da cidade.

Sempre vai ter a opção do táxi, mas ela também sempre é a forma mais cara, então, só use se realmente estiver cansado (a viagem é longa!) e cheio de malas, ou então em grupo para poder repartir o valor.

Fora isso, os transportes públicos são ótimos. Os aeroportos são conectados às linhas de trem (excelentes) que chegam até os principais pontos de Tóquio.

Além do trem, existe um ônibus chamado Limousine bus, que leva até o centro e pontos da cidade onde se concentram a maioria dos hotéis. Como é um ônibus especial, a passagem deve ser comprada no balcão que fica no próprio aeroporto.

japao aeroporto - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Para mais detalhes, leia nosso post que explica o passo a passo sobre Como ir do aeroporto até o centro de Tóquio.

Como é o clima em Tóquio?

Invernos bem frios e secos e verões quentes e úmidos; é assim que é Tóquio.

As estações intermediárias possuem um clima mais ameno.

Durante o verão, a temperatura em Tóquio chega quase aos 30 °C, então é um verão parecido com o do Brasil, principalmente porque também é a temporada de chuvas.

No inverno, os termômetros podem chegar um pouco abaixo de zero, dependendo do dia, mas não chega a ser um inverno muito rigoroso e a neve é rara.

Desfrute =>Excursão aos Templos e Santuários de Tóquio

mandarin oriental no japão - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Qual é a melhor época para viajar para Tóquio?

Tóquio é uma cidade grande e viva, portanto qualquer época do ano vai ser interessante para uma visita à capital japonesa.

No entanto, uma das dicas de Tóquio é apreciar a linda época da florada das cerejeiras no Japão, que inundam as ruas da cidade com suas flores rosa. E quando é a florada das cerejeiras no Japão? Ela acontece em um período específico da primavera, nos meses de março e abril.

Justamente por conta do fenômeno, é um período de alta temporada no Japão todo, então reserve seu hotel em Tóquio com antecedência.

A primavera em si, que vai até maio, é também quando as temperaturas estão mais amenas.

O outono, entre outubro e dezembro, também é interessante por conta das temperaturas amenas. Tirando o período da floração das cerejeiras, a época de temporada é no verão; portanto, a cidade está mais cheia neste período também.

roteiro de 12 dias pelo japao - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Dicas de Tokyo: quantos dias ficar lá?

Reserve pelo menos 3 dias em Tóquio para conseguir apreciar a capital do Japão.

Caso consiga mais dias, aproveite para conhecer cada canto da cidade. Afinal, para se chegar ao país é uma viagem e tanto e Tóquio é uma cidade grande!

Nós ficamos quase 6 dias e olha, ainda teve coisa que não conseguimos visitar.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do JapãoQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


O que fazer em Tokyo?

Visite o Parque Ueno, o Santuário Meiji Jingu, passeie em Harajuku e veja os jovens fazendo cosplay de personagens, vá aos Jardins do Palácio Imperial (East Gardens).

Vá também ao cruzamento de avenidas mais famoso do mundo, que fica na zona central de Shibuya e é conhecido como a “Times Square de Tóquio”.

Também não deixe de visitar o Templo Senso-ji em Asakusa e ao Museu Nacional de Tokyo.

Você sabia que Tokyo tem Disney?

Pois é… São dois parques e essa é mais uma das coisas que fazer em Tóquio. Você pode comparar o ingresso para a Disney aqui, online e sem enfrentar filas. E o outro parque é o DisneySea Tokyo, esse especial, que só tem no Japão! Nós visitamos e adoramos.

Quer mais dicas de Tokyo? Então, nós temos um artigo aqui no blog específico sobre o que fazer em Tóquio, e lá você pode ter mais detalhes dos pontos turísticos de Tóquio.

pontos turisticos do japao 1 - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Onde ficar em Tóquio?

As variações de acomodações em Tóquio são impressionantes.

Isso porque, além dos hotéis luxuosos (nós ficamos, por exemplo, no magnífico Mandarin Oriental), a principal cidade japonesa conta com aquelas opções diferentonas que só os inteligentíssimos e tecnológicos japoneses mesmo conseguem inventar, como hotéis “cápsulas”, onde só há literalmente a cama em um espaço minúsculo.

Como a cidade inteira é viva, bem servida de transportes públicos e muito segura, escolher onde ficar em Tóquio vai depender de quanto tempo você tem na cidade e o que quer ver, já que qualquer ponto da cidade pode ser interessante.

Mesmo assim, uma das dicas de Tóquio é ficar na região de Shinjuku, por ser uma das estações mais movimentadas e com praticamente tudo por ali: transporte, restaurantes e comércio.

Shibuya e Ginza também são regiões indicadas, porém são um pouco mais caras. E outra que nós também nos hospedamos e achei bem conveniente (e barata) foi Ikebukuro.

japão hotel - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão
Quarto do Mandarim Tokyo

Compras em Tóquio

Tóquio é um paraíso para compras, principalmente quando o assunto é moda e tecnologia.

Há diversos pontos na cidade que são indicados para compras, então você não vai ter dificuldade para essa atividade.

A região de Akihabara, por exemplo, é a meca dos eletrônicos e também da cultura japonesa conhecida como “otaku”, geralmente associada aos animes (desenhos japoneses).

compras em toquio - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

É bem comum em Tóquio as estações de trem e metrô serem ligadas a shoppings e centros comerciais, como é o caso de Shibuya e Shinjuku. Elas são considerados distritos de compras, com bastante comércio ao redor.

A estação Shibuya, por exemplo, é indicada para quem busca tendências de moda. Caso queira lojas de luxo, dê um pulo na região de Ginza, que conta com diversas lojas mais chiques.

Agora, indo para o outro extremo, não deixe de conhecer as lojas conhecidas como “100 ienes”. Como o próprio nome indica (um preço), elas são como as lojas brasileiras de 1,99, com todo tipo de produto e tudo bem baratinho.

compras no japao - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

O que e onde comer em Tokyo?

A culinária japonesa praticamente todo mundo conhece: o sushi, o sashimi, o Temaki, o Hossomakis, o Yakisoba… enfim, esses de sempre.

Só que, quando fomos ao Japão, tivemos uma certa surpresa… praticamente não encontramos esse tipo de comida. A gastronomia japonesa é absolutamente mais ampla e diversa.

E eles comem, além de muitas outras comidas diferentes – e, confesso, estranhas – muitos pratos “normais”, com carne, frango, porco, arroz, macarrão, frutos do mar…

Claro, com temperos e maneiras de fazer diferentes, mas muito parecidos com nossa comida.

comida do japao - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão
Parece um prato feito na nossa casa, não?

Não é difícil encontrar onde comer, porque são inúmeros estabelecimentos de alimentação espalhados pela cidade, ou seja, você não terá dificuldade em encontrar comida em Tóquio.

Mas, na verdade, nos restaurantes em geral não se encontram as “comidas japonesas” que estamos acostumados por aqui no Brasil. Existem, sim, restaurantes especializados neste tipo de comida, mas não fomos.

Conseguimos comer algo assim, acreditem, naqueles pratos prontos em lojas de conveniência. Compramos em levamos pro hotel.

onde comer em toquio - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Uma coisa interessante é que a grande maioria dos restaurantes têm em sua entrada, numa vitrine, os modelos fake (não me perguntem como são feitos) de seus pratos.

Assim, você pode ver o que vem no prato, se ele é grande, se dá para dois comerem, etc, pois basta ver, na vitrine, como o prato é! Basta dizer ao garçom: quero aquele ali!

comida no japao - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Preços e melhor maneira de se locomover em Tóquio

A maneira mais indicada de andar por Tóquio é de trem. Os trens são excelentes, rápidos e pontuais e vão para praticamente qualquer ponto da cidade.

Veja nossas dicas de como usar o Japan Rail Pass.

transporte publico em tokyo - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão
Não é fácil se achar pelo Metrô de Tokyo…

O metrô também é outra boa alternativa e é conectado às estações de trem, mas fique atento porque, neste caso, são duas empresas e que trabalham com tarifas diferentes: Tokyo Metro e linhas Toei.  O valor da passagem muda de acordo com o trajeto/distância e varia de 170 yens até no máximo 310 yens.

Já os ônibus são a última opção dos transportes, mais pela questão de serem menos usados pelos japoneses e também porque fica mais difícil para o turista entender o itinerário e, principalmente, identificar a placa!

Mas caso queira usar, a passagem é paga na hora para o motorista e eles geralmente são educados, então pode tirar as dúvidas ali mesmo.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Vida noturna: balada em Tokyo

Que tal ir a uma balada em Tokyo, conhecendo a vida noturna da cidade, que é famosa também por esse ponto?

Bom, nós fomos com nossa Turistinha Profissional (na época só tínhamos uma), então não pudemos curtir muito a noite…

Mas karaokês, danceterias, bares, restaurantes e baladas (que vão até as 5 da manhã) são comuns por lá. Você vai encontrar aos montes à noite.

Os bairros com boas concentrações de casas noturnas e onde muitos japoneses e turistas vão para curtir a noite são Roppongi e Shibuya.

Ginza e Shinjuku também são interessantes para dar um pulinho quando o sol se vai.

balada tokyo - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

O que visitar nos arredores de Tóquio?

Como você já viu o que fazer em Tokyo, pode aproveitar um pouco os arredores da cidade.

Próxima à capital do Japão fica a cidade de Kamakura, conhecida pela estátua de bronze de um Buda gigante, de quase 12 metros de altura, feita há mais de 500 anos.

A região do Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu também é um passeio interessante, oferecendo paisagens lindas das montanhas e diversas fontes termais. O Monte Fuji, ponto mais alto do Japão, pode ser observado deste local.

Tem também a cidade Matsumoto, com destaque para o mais antigo castelo japonês, construído no século XVI e com a arquitetura clássica japonesa, que faz o cenário parecer um quadro de filme.

E, mesmo sendo um pouco mais longe, veja aqui o que fazer em Kyoto, uma cidade que vale a pena conhecer.

Afinal, com o trem-bala japonês você chega a outros lugares muito rápido!

Imperdível => Excursão ao Monte Fuji com Lago Kawaguchi

trem bala japao - Dicas de Tokyo: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Japão

Como vocês viram, com essas dicas de Tokyo será possível vocês irem com mais organização a esta cidade incrível.

Mas o Japão é muito mais do que Tóquio.

Veja o que fizemos em nosso roteiro de 12 dias pelo Japão e surpreenda-se!

 

Outra dica do Japão super legal é que lá você pode alugar um roteador de internet e levá-lo sempre com você. Assim, você tem internet rápida e ilimitada durante toda a sua viagem. Veja aqui como comprar a internet no Japão.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *