Histórias e curiosidades de Florença

Florença faz parte da Lista de Patrimônios Mundiais desde 1982. Suas ruas carregam muita história e diversos artistas importantíssimos passaram por lá, como Leonardo da Vinci e Michelangelo, só para citar alguns.

Seu nome em italiano é Firenze, e perder-se pelas suas ruas é uma programa imperdível.

Venha conosco conhecer algumas histórias e curiosidades de Florença, para que sua viagem se torne ainda mais significativa.

☛ Leia também:

como chegar em Florença

Curiosidades de Florença

Então, antes de embarcar conheça algumas histórias e pontos turísticos de Florença:

Florença já foi capital da Itália

Muitas pessoas nem imaginam que, por alguns anos, Florença foi a capital da Itália. Ok, foram apenas 5 anos, de 1865 a 1870, mas foi. 😉

>>> Pesquise opções de hospedagem em Florença aqui! <<<

Artistas que nasceram ou passaram por Florença

Muitos pensadores importantes e artistas que fizeram história tiveram passagem por Florença. Grande parte desse pessoal foi de extrema importância para a história da arte e literatura, sendo ainda influência para obras atuais.

Petrarca e Boccaccio, Michelangelo e Cimabue, Brunelleschi, Leonardo Da Vinci, Niccolò Machiavelli e Lorenzo de Médici são apenas alguns exemplos. A história de Florença pode ser facilmente contada por grandes obras desses artistas que nasceram ou que estabeleceram residência por algum tempo na cidade.

A cidade também foi berço do poeta Dante Alighieri, nascido em 1265. Esse grande nome da literatura tem uma história que se mistura com a da cidade italiana, assim como alguns pintores e escultores.

Grandes construções também são parte da cultura e cenário intelectual de Florença. Por isso, por exemplo, conhecer a basílica de Santa Maria del Fiore e o edifício octogonal do Batistério de São João vai te ajudar a entender melhor a Florença de antigamente.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Galeria de arte ao ar livre

Caminhar pelas ruas apertadas da parte antiga de Florença também vai te ajudar a imaginar como era a vida dos comerciantes e pessoas envolvidas com o cenário político-artístici local.

A Piazza della Signoria, local em que fica a cópia da obra Davi de Michelangelo (a estátua original está no museu da Accademia), é um exemplo de como a arte está por toda parte. Além do Davi, há várias outras esculturas e ainda o Palazzo Vecchio. Mais alguns passos e você chega, ali ao lado, na Galeria Uffizi, que tem um acervo impressionante.

O museu de arte mais antigo da Europa

A Galeria Uffizi toma totalmente o 1° e 2° andares de um amplo edifício erguido entre os anos de 1560 e 1580 e feito por Giorgio Vasari. Esse espaço é conhecido mundialmente por suas coleções extraordinárias de esculturas e pinturas antigas (da Idade Média ao período Moderno).

E aqui vai mais uma das curiosidades de Florença: a Galeria Uffizi é o museu de arte mais antigo de toda Europa Moderna e quase foi destruída pela máfia em 1993, que detonou um carro-bomba atingindo boa parte do edifício.

A Galeria Uffizi possui uma das melhores coleções de pinturas do século XIV e do período da Renascença. Entre essas obras estão clássicos de artistas do porte de Giotto, Piero della Francesca, Ticiano, Botticelli, Fra Angelico, Mantegna, Leonardo, Rafael, Correggio, Michelangelo e Caravaggio.

☛ Leia também: Guia digital da Galeria Uffizi

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Ponte Vecchio é velha, mas não é a original

Também conhecida como a Ponte Velha, foi a única que atravessava o rio Arno em Florença até o ano de 1218. No entanto, outra das curiosidades de Florença é que a ponte que você vai encontrar não é a original, já que essa foi reconstruída no ano de 1345, após a original ser derrubada durante uma enchente.

A Ponte Vecchio é também, além de ponte, um grande corredor cheio de lojas e foi projetada por Vasari. Ela tinha por função ligar a margem direita do rio Arno ao Palácio Pitti, e foi muito utilizada pela família Médici como um trajeto protegido para chegar em casa.

Palazzo Pitti e Jardins de Boboli

O Palazzo Pitti foi a morada do clã Médici e dos seus herdeiros por muito tempo. Atualmente, esse local abriga oito museus com obras surpreendentes.

Localizado logo atrás do Palazzo Pitti, os Jardins Boboli têm uma variedade enorme de plantas e árvores, abrigando também um grande número de estátuas e fontes.

curiosidades de Florença

Mercato Nuovo

dicas de firenzeNo centro deste mercado fica a famosa “pedra da vergonha”, que é um local onde os devedores eram punidos com palmadas no traseiro (o pior é que o vexame acontecia com a pessoa totalmente sem roupa).

No lado sul fica a Fontana del Porcellino, que é uma fonte que apresenta uma estátua de javali de bronze. Diz a lenda que se a pessoa esfregar o focinho dele terá boa sorte e voltará a Florença um dia.

Estas são apenas algumas histórias e curiosidades de Florença, pois chegando lá você descobrirá muitas outras. 😉

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para a Itália aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here