Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 21/09/2020

Fátima, Portugal,  é considerada um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, que atrai em média 6 milhões de pessoas anualmente, seja para pagar uma promessa ou por pura curiosidade.

O santuário, que começou com uma pequena capela no local onde, em 1917, Lúcia, Jacinta e Francisco viram Nossa Senhora pela primeira vez, hoje ocupa uma área com o dobro do tamanho da Praça de São Pedro, no Vaticano.

O lugar mais procurado e onde se podem observar as maiores demonstrações de fé é a Capela das Aparições.

Era ali que estava a azinheira sob a qual a Virgem apareceu. A árvore acabou sendo destruída pelos próprios peregrinos, que arrancavam seus galhos. Hoje, em seu lugar, está a famosa imagem de Nossa Senhora.

Ali ocorrem missas várias vezes ao dia em diferentes idiomas e, ao seu lado, está uma área onde são acesas centenas de velas diariamente. É impossível ignorar o hipnotizante som dessas velas ardendo e derretendo, misturado ao sussurro das orações.

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)

Roteiro de 1 dia em Fátima

como chegar em Fátima - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazer

o que visitar em Fátima - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazer

O que fazer em Fátima Portugal

Além da Capela das Aparições, em 2007 foi inaugurada a gigantesca Basílica da Santíssima Trindade, que consegue receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez, já que a Basílica de Nossa Senhora de Fátima (1953), onde estão enterrados os 3 pastorinhos, já não conseguia dar conta de receber tantos fiéis.

Eu, particularmente, não gosto tanto dessa nova basílica, mas não posso negar que seja uma fantástica obra de engenharia.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

roteiro POrtugal - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazer

dicas Fátima - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazer

dicas Portugal - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazer

Não há muito mistério sobre o que visitar em Fátima ou como ir de um lugar ao outro, pois todos os locais acima estão um ao lado do outro. Uma vez chegando até a praça do Santuário, é só escolher o que quer fazer primeiro.

Se tiver tempo, após a visita ao Santuário, vá visitar a Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, onde é possível encontrar o ambiente intacto, desde móveis a objetos pessoais. Há ainda o Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

Outro lugar ali pertinho e que cabe perfeitamente nesse roteiro de 1 dia em Fátima é o parque das Pegadas de Dinossauros. Uma proposta bem diferente, mas igualmente interessante! O único porém é que, para ir até lá, você terá que estar de carro.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Quando ir para Fátima Portugal?

Um conselho para quem quer evitar uma multidão de visitantes: não vá nos dias 13 de cada mês, em especial no dia 13 de maio, que é a data que marca a primeira aparição, pois a quantidade de pessoas que passam por lá nesses dias pode ser assustadora.

o que fazer em fatima - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazer

+++ Pesquise opções de hospedagem em Fátima aqui! +++

Como chegar a Fátima, Portugal

Se sua intenção for chegar à cidade utilizando o transporte público, faça isso apenas de ônibus, já que a rodoviária de Fátima está a pouco mais de 10 minutos de caminhada do Santuário, enquanto a estação de trem se localiza a 23 km de distância.

Como ir de Lisboa Fátima?

Os ônibus que partem de Lisboa saem do terminal Sete Rios (você chega até lá de metrô, descendo na estação Jardim Zoológico) a partir das 7h e o último para voltar é às 20h, ao custo de 12.20 € (o trecho). Se quiser conferir horários de outras cidades, basta consultar o site da Rede Expressos.

Já para quem vai de carro, pegue a autoestrada A1, pois o acesso para Fátima é bem sinalizado e não se gasta mais do que uns 5 minutos da estrada até a cidade. A distância entre Lisboa e Fátima é de 130 km, 85 km de Coimbra e 200 km do Porto.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazerQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Para quem está fazendo uma viagem entre Lisboa e o Porto é uma ótima opção de passeio, já que Fátima fica bem no meio do caminho.

Já para quem quer fazer apenas um bate e volta, procure conjugar a visita com outros lugares, como Óbidos, Batalha, Nazaré ou Alcobaça, pois a visita a Fátima, em geral, não leva mais do que 2 ou 3 horas.

Quanto ao carro, não se preocupe com lugar onde parar, pois os parques de estacionamento de Fátima são gigantescos e gratuitos.

E claro, sempre existe a opção das excursões! Então, não tem desculpas para não fazer um roteiro de 1 dia em Fátima. 😉

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Fátima, Portugal: roteiro de 1 dia, como chegar e o que fazerAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Vai para Portugal? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
82 Comentários
  1. Nossa ainda bem que vi seu blog. Havia planejado de ficar hospedada 20 dias em Fátima, mas conforme li seus comentários não vale a pena ficar tantos dias em Fátima.
    Isso mesmo?

    1. 20 dias? Com certeza não, em um dia você visita tudo com toda calma do mundo, rsrs. Com 20 dias você conhece Portugal todo. 😉
      Boa viagem!

  2. Oi Ana,
    Estou adorando sua dicas de Portugal. Vamos estar lá em outubro (esta chegando!!!) pela primeira vez e vamos sair de Porto para Lisboa e claro pretendemos parar em Fatima.
    Tenho só uma preocupação, que é sobre onde deixar o carro, pois vamos estar com nossas malas e li em vaaariiios locais sobre os arrombamentos de veículos.
    Vc sabe me informar algum lugar seguro pra gente já ir direto pra lá?
    Agradeco “imenso”, um abraco

    1. Olha, na verdade essa história de arrombamentos é meio exagero, ainda mais em Fátima. Eu sempre estaciono no Santuário mesmo, que tem um parque enorme, por isso, não sei te dizer de cabeça um outro privado, mas devem ter vários, só nunca reparei, infelizmente. 🙁
      Boa viagem!

  3. Olá Ana!
    Estamos, um grupo familiar de 5 pessoas, planejando uma viagem de 10 dias em Portugal na segunda quinzena de julho/19 e ficaremos hospedados em Lisboa. Obviamente, como católicos, vamos conhecer Fátima, mas gostaríamos de seus conselhos quanto a outras cidades que poderíamos visitar alugando carro ou de transporte público.
    Gostaríamos de dicas quanto a lugares onde poderíamos comer um bom bacalhau e tomar um bom vinho, em Lisboa.
    Obs: É nossa primeira viagem para a Europa.
    Parabéns pelo se blog!
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *