Verona, o que fazer: roteiro de 1 dia na cidade de Romeu e Julieta

Verona, no norte da Itália, ficou mundialmente famosa por ter sido o palco da trágica história de amor entre Romeu e Julieta, imortalizada por Willian Shakespeare.

Embora para muitos esse romance não passe apenas de uma peça de teatro, há quem diga que ela tem um fundo de verdade e teria acontecido nos primeiros anos do século XIV.

A história do casal desafortunado arrasta milhares de pessoas até Verona todos anos e, acredite você ou não na sua veracidade, a cidade vale a visita, não apenas pelo clima de romance que está no ar, mas por todos os seus grandes monumentos do período romano – o que lhe rendeu o nome de La Piccola Roma – e do período medieval. Ela é uma cidade que impressiona!

Vem comigo e descubra o que fazer em Verona, Itália.

>>> Seguro viagem para a Itália (tem que fazer?) <<<

roteiro de 1 dia em Verona Italia
Verona é a cidade de Romeu e Julieta

Como chegar em Verona e se locomover pela cidade

Verona é relativamente pequena, portanto você consegue visitá-la toda em um dia e, se não tiver “tanto tempo”, digo que até em uma tarde isso já será possível.

Em uma de minhas visitas, eu estava indo de Milão para Veneza de trem. Como Verona fica no meio do caminho, optei por fazer uma paradinha lá. Cheguei depois do almoço, deixei minhas malas num guarda-volume da estação (a Porta Nuova) e fui passear sem pressa. No fim do dia continuei minha viagem.

Dica => Passeios em Verona

Verona Italia
Trem em Verona, Itália

A grande maioria dos turistas chega à cidade, assim como eu, de trem. Confira horários e rotas no site da Trenitalia.

Na estação mesmo há um posto de informações onde você poderá pegar um mapa com as indicações de todas as atrações turísticas de Verona.

Se estiver com disposição e tempo, é possível ir caminhando (basta seguir pelo corso Porta Nuova) até a região em que boa parte do que irá visitar está (uns 2 km de distância). Mas, se esse não for o caso, pegue bem em frente à estação um ônibus (nº 11, 12 ou 13, entre outros) que vá para o centro histórico.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que fazer em Verona em um dia

Em menos de 10 minutos você chegará à Piazza Brà, onde, entre outras lindas construções, está a atração mais imponente de Verona: a Arena. Trata-se de um anfiteatro do ano 30 a.C., que é terceiro maior do mundo, e encontra-se mais bem conservado do que o Coliseu de Roma; tanto que ainda hoje acontecem apresentações nele.

Imperdível => Verona Card c/ Entrada Prioritária na Arena

Coliseu de Roma
Coliseu de Verona

Dali, siga pela Via Manzini (peatonal) até a Piazza delle Erbe, o seu segundo ponto de referência. Uma vez aí, além dessa praça com suas construções rosadas, que é o coração de Verona, você estará praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori.

praça com suas construções rosadas, que é o coração de Verona, você estará praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori
Praça no coração de Verona, ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori

Na Via Capello 23 está a suposta casa onde morou Julieta e o famoso balcão onde ela ficava escutando as juras de amor de Romeu. Impossível não incluir essa visita neste roteiro de 1 dia em Verona. 😉

Você atravessa um pequeno corredor para chegar ao pátio que fica em frente à construção e onde poderá ver uma estátua da personagem. Os apaixonados que por ali passam costumam deixar bilhetinhos de amor colados nessa estátua ou nas paredes. Se quiser, poderá visitar a casa (transformada em museu) e chegar até o balcão.

Casa de Julieta em Verona
Casa de Julieta

A título de curiosidade, como o marketing no entorno dessa trágica história não para por aí, há um suposto túmulo de Julieta no Monastério de San Francesco al Corso (Via del Pontiere 35) e, na igreja ao lado, o casal teria se casado.

Ainda na área da Piazza delle Erbe, você tem quase ao lado a Piazza dei Signori, onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini, e os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387.

túmulos medievais dos Scaligeri em Verona Italia
Túmulos medievais dos Scaligeri

Por fim, já no caminho de volta, pegue o Corso Porta Borsari e vá direto até chegar ao Castelvecchio. Atravessando por dentro do castelo, você irá encontrar a Ponte Scaligero. Cruze-a para ter lindos ângulos do rio Adige e das muralhas da cidade.

Daí você estará a um pulinho da Piazza Brà, onde tudo começou, e poderá pegar um ônibus de volta para a estação, ou, se ainda tiver fôlego, voltar a pé.

Mapa - roteiro de 1 dia em Verona

Caso ainda tenha um pouco mais de tempo ou opte por se hospedar em Verona, não deixe de visitar também o Duomo (catedral da cidade), o Giardino Giusti (um jardim do século XVI), o Museo Archeologico e o Teatro Romano.

Gostou do nosso roteiro de 1 dia em Verona?

E não deixe de ler também:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiro de 7 dias em Roma e arredores“!

Guia de Roma Turista Profissional

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, para facilitar a sua vida.

Boa viagem!

? Continue sua viagem aqui:

113 comentários em “Verona, o que fazer: roteiro de 1 dia na cidade de Romeu e Julieta”

  1. Olá!

    Eu vou viajar em outubro e pretendo fazer um bate e volta de Veneza para Verona de trem, só que o dia que eu consigo fazer isso vai ser domingo.

    Você sabe se de domingo o turismo funciona normal?

    Obrigada!

    Responder
  2. Ana, bom dia.
    Com relação ao chip da EasySim4U, realmente posso confiar no acesso às redes para uso do GPS pelo celular? Estaremos indo de carro por alguns países, inclusive a Itália, com idiomas mais complicados (tipo Hungria e Croácia) e sem GPS ficaremos realmente perdidos. Os países que visitaremos estão listados como abrangidos no site mas…. sabe como é, né ?! Melhor ter opinião de quem já viveu na pele a situação.

    Responder
    • Olha Fábio, teve um tempo atrás que por vezes falhava, mas agora eles tem um chip específico da Europa e aí tudo mudou. Das últimas vezes que usei funcionou direitinho sim. Qq dúvida que tiver durante a viagem, eles tem chat 24h para te ajudar. Boa viagem!

      Responder
  3. Olá!
    Estou indo mês que vem para a Itália.
    No caminho entre Veneza e Roma (de trem) pretendo passar por Verona.

    Supondo que meu trem chegue de 9:30h na estação e que o trem para Roma saia de 17:30, durante esse tempo vc acha que daria para tirar foto na frente da Arena, na estátua da Julieta e tbm entrar no Castelvecchio?

    Responder
  4. Ana, gostaria de sua ajuda.

    Pensei em fazer esse roteiro, porém não sei se é possível diminuí-lo (assim ficaria mais em conta). O que acha?

    Dia 1 (chegada) e 2 – Milão
    Dia 3 e 4 – Verona (vou cedo para lá), durmo e no outro dia à tarde vou para Veneza
    Dia 5 – Veneza (saio de lá no fim do dia rumo à Florença)
    Dia 6 e 7 e 8 – Florença (saio dia 8 à noite rumo à Pisa)
    Dia 9 – Torre de Pisa e Cinque Terre, durmo em cinque terre.
    Dia 10 – Cinque Terre e no fim do dia vou para Roma
    Dia 11, 12, 13 e 14 (partida) – Roma

    Obrigada!!

    Responder
    • Ligia, eu tiraria um dia de Florença (3 dias inteiros lá é muito) e colocaria esse dia extra em Cinque Terre, que ficou sem nenhum dia inteiro, o que é um crime. E se quiser diminuir um dia na viagem eu tiraria um em Verona, você pode ir de Milão para lá cedo, passar o dia e ir dormir em Veneza (deixe a mala guardada a estação).
      Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário