Se você não tem muito tempo nesta linda cidade, vou facilitar a sua vida e vou apresentar para vocês uma sugestão de roteiro de 2 dias em Lisboa, Portugal, meu país querido.
Embora eu viva no Brasil, sou portuguesa e escrever sobre o meu país é sempre uma grande responsabilidade. Parece que a todo momento fico devendo algo, fica faltando alguma coisa; então, acho mais fácil escrever sobre outros lugares.
Mas vamos lá!
=> Economia: Seguro Viagem Portugal (dicas + 20% de desconto)
Roteiro de 2 dias em Lisboa
Assim como em outras grandes cidades, eu sei que um roteiro em Lisboa feito em apenas 2 dias é corrido, mas também sei que é possível ter uma ideia bem bacana da cidade durante esse tempo. Qualquer tempo a mais que vocês tiverem será lucro!
PAra facilitar sua viagem por lá, eu aconselharia vocês a procurarem hospedagem em Lisboa na região do Rossio ou Chiado, o coração da cidade, pois isso facilitará a visitação da maior parte das atrações turísticas, além de ser uma região linda!!!
Vamos agora à parte prática: ver o que fazer em Lisboa em 2 dias.
Leia também:
|
Roteiro em Lisboa – DIA 1
Para começar o dia, nosso ponto de referência é a Baixa de Lisboa, especificamente na Praça do Rossio.
Veja o roteiro em Lisboa que sugerimos abaixo para o primeiro dia, separado em partes que abrangem as regiões e atrações mais próximas, e com o qual você já poderá conhecer boa parte da cidade. Ah, comece cedo!
- Praça do Rossio
- Castelo de São Jorge
- Bairro de Alfama
- Elevador de Santa Justa
- Convento do Carmo
- Café A Brasileira
- Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta
- Bairro de Belém
Vale a pena => Excursão a pé (quase de graça) pelo bairro de Alfama com uma bela vista do topo da cidade |
Praça do Rossio:
Aproveite que você está ali, no coração da cidade. Tire fotos, ande pela praça, admire as pessoas, seus trabalhos, a paisagem… Ali fica, por exemplo, o Teatro Nacional D. Maria II. A partir dessa região, você faz muita coisa a pé.
Da praça do Rossio, você pode seguir a pé para a Praça da Figueira (ao lado do Rossio) e pegar o micro-ônibus nº 37 ou o eléctrico 28 (bonde) para ir até o Castelo de São Jorge.
Castelo de São Jorge:
O Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, visto lá de baixo (ou da Baixa, rs) imponente no alto da da colina do bairro de Alfama.
A vista de lá de cima é uma das mais bonitas da cidade, incluindo o rio Tejo e os telhados coloridos da cidade.
Construído pelos mouros no século XI, o castelo foi posteriormente conquistado pelos cristãos durante a Reconquista e serviu como residência real por séculos.
Por ali, além de explorar as muralhas e as torres medievais, você pode conhecer o sítio arqueológico e o museu no interior do castelo, que contam a rica história do local.
Castelo de São Jorge: ingresso eletrónico e guia de áudio |
Eu aconselho a subir de ônibus e descer a pé, pois você passará pelo bairro de Alfama, antigo e típico de cartões-postais. A descida é mais fácil e não há como se perder.
Bairro de Alfama:
Alfama é, sem dúvida, um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa. Com uma história que remonta ao século VIII, durante a ocupação moura, este é um dos bairros mais antigos e charmosos da cidade. E há muita coisa de época, porque ele foi o bairro menos atingido pelo terremoto de 1755, que devastou a cidade.
O nome “Alfama” tem raízes antigas, derivado da palavra árabe *al-hamma*, que significa “banho”, uma referência às termas que existiam na região.
Além de seu encanto histórico e das ruas estreitas e pitorescas, Alfama é um verdadeiro paraíso gastronômico. O bairro abriga uma variedade de restaurantes e tascas tradicionais, onde é possível saborear pratos típicos da culinária portuguesa em qualquer hora do dia. Seja para um almoço tranquilo ou um jantar animado, Alfama é o lugar ideal para mergulhar na cultura e nos sabores de Lisboa.
- Leia mais sobre Alfama em nosso blog exclusivo de Lisboa: Bairro de Alfama em Lisboa
Elvador de Santa Justa:
Descendo de Alfama e chegando de volta à Baixa, você pode pegar o elevador de Santa Justa, cuja construção foi licenciada em 6 de Julho de 1899 e foi inaugurado somente em 1902.
O elevador, feito em estrutura de ferro com cabine de madeira, tem 45 metros de altura e foi projetado por Raoul Mesnier de Posnard (que, diz-se, foi aprendiz de Gustave Eiffel).
Ele é um transporte público de Lisboa que leva da Rua de Santa Justa, na Baixa, ao Largo do Carmo. Chegando lá em cima – outra parte alta da cidade, o Chiado – assim que você sair verá as ruínas do Convento do Carmo.
Ali você também vai rodar a região a pé.
Convento do Carmo:
O Convento do Carmo é incrível e vale a visita. O projeto do convento é datado de 1389, mas a construção de estilo gótico passou por várias mudanças ao longo dos anos.
Lembra do terremoto de 1755 que NÃO destruiu Alfama? Pois, aqui, o terremoto foi o responsável por deixar boa parte do edifício em ruínas. Só as paredes do Convento do Carmo permaneceram em pé, mas seu teto veio todo abaixo, deixando a construção à céu aberto.
Houve várias tentativas de reconstrução, mas, enfim, no século 19 foi decidido que o prédio permaneceria a céu aberto, contando somente com a restauração dos arcos e pilares.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui
Café A Brasileira:
Depois do Convento do Carmo, você pode virar à esquerda e seguir no sentido do Largo do Chiado. É por aí que fica o famoso Café A Brasileira, um ícone histórico e cultural de Lisboa, inaugurado em 1905 no coração do Chiado.
Conhecido por ter sido ponto de encontro de intelectuais, artistas e escritores, como o poeta Fernando Pessoa, cuja estátua sentada em uma mesa na esplanada é hoje uma atração turística.
Além de sua importância histórica, o café mantém o charme da Belle Époque, com sua decoração clássica e atmosfera acolhedora, sendo um marco essencial para quem deseja vivenciar um pedaço da alma lisboeta.
É óbvio que você, como todo bom turista, vai tirar uma foto sentado ao lado de Fernando Pessoa, não é?!
Dica => Passeios em Lisboa e arredores
Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta:
Agora, desça. Vá para parte baixa de novo. Sim, passear por Lisboa é subir e descer ladeiras… rs.
Ao descer, você seguirá pela Rua Augusta (a principal rua da Baixa) no sentido da Praça do Comércio e passará por um lindo portal, o Arco da rua Augusta.
O Arco da Rua Augusta e a Praça do Comércio são dois dos símbolos mais impressionantes de Lisboa, carregados de história e significado. O arco foi construído no século XIX e celebra a reconstrução da cidade após o terremoto de 1755.
Ele serve como um portal monumental que liga a movimentada Rua Augusta à grandiosa Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço. A praça fica à beira do rio Tejo e era o coração do poder português durante a era dos descobrimentos.
Hoje, é um espaço cercado por edifícios majestosos com seus arcos, cafés charmosos, restaurantes e serve também como espaço para feiras, exposições e outros.
Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
Bairro de Belém
Nessa praça, você poderá pegar o eléctrico 15 para o bairro de Belém. Ali você tem 4 atrações imperdíveis, ao menos para ver e tirar fotos. Talvez não dê tempo de entrar, afinal, são só dois dias, lembra?
- Mosteiro dos Jerónimos
- Padrão dos Descobrimentos
- Torre de Belém
- Pastel de Belém
São todos perto uns dos outros. Chegando lá no eléctrico, você poderá descer logo no Mosteiro dos Jerónimos. Logo em frente ao mosteiro, ao lado do rio, fica o Padrão dos Descobrimentos. Ao lado dele, um pouco mais para a direita, está a famosa Torre de Belém.
Visite esses três monumentos e você terá visto pontos turísticos de Lisboa muito famosos.
Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
Depois, ao final da tarde ou início da noite, antes de voltar, não deixe de comer um autêntico Pastel de Belém, um manjar dos deuses, cuja fábrica fica ali pertinho.
Aliás, é interessante saber que somente ali, naquela fábrica, é feito o Pastel de Belém original. Todos os outros que você comer em qualquer lugar (mesmo em Portugal), chamam-se Pastel de Natas.
A fábrica ali é detentora da receita original. O espaço é grande, pode entrar e buscar uma mesa lá dentro e comer com calma, mesmo se estiver cheio ali na frente.
E assim termina o primeiro dia do nosso roteiro de 2 dias em Lisboa.
Viu como deu para ver bastante coisa? Mas tem mais!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
- Leia também: Quanto custa passar uma semana em Lisboa?
Roteiro em Lisboa – DIA 2:
Se por acaso você não conseguiu dar conta de alguma coisa do primeiro dia do seu roteiro em Lisboa, tente terminar hoje.
Parque das Nações
Depois, não perca tempo e tire esse dia para visitar o Parque das Nações. Para chegar lá, você deverá pegar o metrô e descer na estação Oriente.
O Parque das Nações é um dos espaços mais modernos de Lisboa, resultado da revitalização daquela região para a Expo ’98. Localizado às margens do rio Tejo, o parque combina arquitetura contemporânea, áreas verdes e atrações culturais incríveis.
Ainda se encontram por lá locais para caminhadas, ciclovias, jardins. Lá, você tem algumas atrações, mas as principais e que valem sus visita neste roteiro de 2 dias em Lisboa são:
- O Oceanário de Lisboa
- O passeio de teleférico sobre o Parque
- O Pavilhão do Conhecimento
Importante: Seguro Viagem Para Portugal (dicas + 20% de desconto)
Nessa região, você tem para visitar, entre outras coisas:
– O Oceanário de Lisboa – pequeno, mas bastante significativo. Lá dentro você vai poder admirar centenas de espécies marinhas de todos os tipos.
Ele tem paredes de vidro imensas, onde você se sente dentro da água, junto com os peixes, inclusive muitos tubarões. Veja esses dois posts que fizemos sobre o Oceanário:
– O passeio de teleférico sobre o Parque;
– o Pavilhão do Conhecimento – um museu de ciências interativo, onde você pode (e deve!) tocar nas peças, mexer, experimentar e aprender brincando. Se você está com crianças em Lisboa, esse é o lugar!
Se você tiver mais tempo ou quiser substituir algumas das atrações propostas, outros pontos turísticos de Lisboa importantes são:
- o Museu dos Coches,
- o MAAT (com uma arquitetura magnífica, em Belém),
- o Museu Nacional dos Azulejos,
- o Museu do Teatro Romano,
- o Museu do Fado,
- o Pilar 7;
- diversos miradouros;
- o Cristo Rei (em Almada); entre outros.
E, se você tiver mais dias, poderá ainda ir até a estação do Rossio, pegar um trem para Sintra e curtir um dia por lá. A viagem dura cerca de 45 minutos. A pequena cidade é linda e cheia de atrações.
Pesquise opções de hospedagem em Lisboa aqui
- Leia também: Viagem de carro por Portugal (dicas práticas!)
Bom, essas foram as nossas sugestões para um roteiro de 2 dias em Lisboa, que atendem a todas as principais atrações da cidade.
Mas… é claro que a cidade tem muito mais coisas bacanas para fazer e, se eu fosse você, ficaria mais dias por lá! 😉
Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa
E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!
Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.
Hotéis ibis em Lisboa
- Hotel Ibis Styles Lisboa Marquês de Pombal
- Hotel Ibis Styles Lisboa Liberdade
- Ibis Lisboa Liberdade
- Ibis Lisboa Saldanha
- Ibis Lisboa José Malhoa
- Ibis Lisboa Parque das Nações
- Ibis Lisboa Alfragide
Hotéis baratos em Lisboa e bons
- Lisbon Inn Bica Suites
- easyHotel Lisbon
- Hotel Alicante
- Pensão Praça da Lisboa
- Lisbon Calling Rooms & Studio
- New Style Lisbon Hotel
- Hotel Duas Nações
- Grande Pensão Residencial Alcobia
- Lisbon Five Stars Apartments 8 Building
- Rossio Boutique Hotel
- Turim Saldanha Hotel
- Ibis Lisboa Saldanha
- Empire Marquês Hotel
- Rossio Garden Hotel
- Luzeiros Suites
- Dinya Lisbon Hotel & Lounge Bar
- Holiday Inn Express Lisbon Airport
- B&B HOTEL Lisboa Aeroporto
Hostels em Lisboa
- Lisbon Destination
- Home Lisbon Hostel
- Goodnight Lisbon Hostel
- Hub New Lisbon Hostel
- Yes! Lisbon Hostel
- Lost Inn Lisbon
- Lisboa Central Hostel
- Travellers House
- Lookout Lisbon Hostel
- Green Heart Hostel
- Lisb’on Hostel
- Lost Inn Lisbon Hostel
- Live Lisboa Hostel
- Hostel 15
Seguro Viagem Para Portugal
Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.
Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉
Endereços importantes e horários em Lisboa
Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:
- Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
- Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
- Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
- Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
- Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
- Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
- Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
Passeios bate e volta a partir de Lisboa
Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.
Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.
Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!
E não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Muito obrigado mesmo, como é minha primeira viagem à Portugal, vou seguir tudo…Muito esclarecedor, Muito obrigado.