Hoje vou apresentar para vocês uma sugestão de roteiro de 2 dias em Lisboa, Portugal, meu país querido.
Embora eu viva no Brasil, sou portuguesa e escrever sobre o meu país é sempre uma grande responsabilidade. Parece que a todo momento fico devendo algo, fica faltando alguma coisa; então, acho mais fácil escrever sobre outros lugares.
Mas vamos lá!
Assim como em outras grandes cidades, eu sei que um roteiro em Lisboa feito em apenas 2 dias é corrido, mas também sei que é possível ter uma ideia bem bacana da cidade durante esse tempo. Qualquer tempo a mais que vocês tiverem será lucro.
Na qualidade de turista, eu aconselharia vocês a procurarem hospedarem em Lisboa na região do Rossio ou Chiado, o coração da cidade, pois facilitará a visitação da maior parte das atrações turísticas, além de ser uma região linda!!!
=> Economia: Seguro Viagem Portugal (dicas + 20% de desconto)
Leia também:
- Onde ficar em Lisboa (dicas de hotéis e os melhores bairros)
- Dicas de Lisboa (tudo o que você precisa saber!)
- Acessibilidade em Lisboa
- Temperatura em Lisboa
- Shoppings em Lisboa
Roteiro de 2 dias em Lisboa
Vamos agora à parte prática: ver o que fazer em Lisboa em 2 dias.
Roteiro em Lisboa – DIA 1:
Nosso ponto de referência para começo de conversa é a Baixa, especificamente a Praça do Rossio, onde você tem o Teatro Nacional D. Maria II. A partir dessa região, você faz muita coisa a pé.
Veja o roteiro em Lisboa que sugerimos abaixo para o primeiro dia, separado em partes que abrangem as regiões e atrações mais próximas, e com o qual você já poderá conhecer boa parte da cidade.
Da praça do Rossio, você pode seguir a pé para a Praça da Figueira (ao lado do Rossio) e pegar o micro-ônibus nº 37 ou o eléctrico 28 (bonde) para ir até o Castelo de São Jorge. A vista de lá de cima é uma das mais bonitas da cidade.
Eu aconselho a subir de ônibus e descer a pé, pois você passará pelo bairro de Alfama, antigo e típico de cartões-postais. A descida é mais fácil e não há como se perder.
Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
De volta à Baixa, você pode pegar o elevador de Santa Justa e subir (claro) para o Chiado, saindo nas ruínas do Convento do Carmo. Ali você também vai rodar a região a pé.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui
Na saída do elevador, depois do Convento, você pode virar à esquerda e seguir no sentido do Largo do Chiado. É por aí que fica o famoso café A Brasileira, que tem a estátua do Fernando Pessoa. É óbvio que você, como todo bom turista, vai tirar uma foto sentado ao lado dele!
Dica => Passeios em Lisboa e arredores
Ao descer, você seguirá pela Rua Augusta (a principal rua da Baixa) no sentido da Praça do Comércio e passará por um lindo portal, o Arco da rua Augusta.
Nessa praça, você poderá pegar o eléctrico 15 para o bairro de Belém. Uma vez lá, você poderá descer no Mosteiro dos Jerónimos. Logo em frente ao mosteiro fica o Padrão dos Descobrimentos.
Ao lado dele, um pouco mais para a direita, está a famosa Torre de Belém. Visite esses três monumentos e você terá visto pontos turísticos de Lisboa muito famosos.
Imperdível=> Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
E, antes de voltar, não deixe de comer um autêntico Pastel de Belém, um manjar dos deuses, cuja fábrica fica ali pertinho.
E assim termina o primeiro dia do nosso roteiro de 2 dias em Lisboa. Viu como deu para ver bastante coisa? Mas tem mais!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
- Leia também: Quanto custa passar uma semana em Lisboa?
Roteiro em Lisboa – DIA 2:
Se por acaso você não conseguiu dar conta de alguma coisa do primeiro dia do seu roteiro em Lisboa, tente terminar hoje.
Depois, não perca tempo e tire esse dia para visitar o Parque das Nações. Para chegar lá, você deverá pegar o metrô e descer na estação Oriente.
Importante: Seguro Viagem Para Portugal (dicas + 20% de desconto)
Nessa região, você tem para visitar, entre outras coisas:
– O Oceanário de Lisboa – pequeno, mas bastante significativo. Lá dentro você vai poder admirar centenas de espécies marinhas de todos os tipos. Ele tem paredes de vidro imensas, onde você se sente dentro da água, junto com os peixes, inclusive muitos tubarões. Veja esses dois posts que fizemos sobre o Oceanário:
– O passeio de teleférico sobre o Parque;
– o Pavilhão do Conhecimento – um museu de ciências interativo, onde você pode (e deve!) tocar nas peças, mexer, experimentar e aprender brincando. Se você está com crianças em Lisboa, esse é o lugar!
Se você tiver mais tempo ou quiser substituir algumas das atrações propostas, outros pontos turísticos de Lisboa importantes são: museus diversos como:
- o Museu dos Coches,
- o MAAT (com uma arquitetura magnífica, em Belém),
- o Museu Nacional dos Azulejos,
- o Museu do Teatro Romano,
- o Museu do Fado,
- o Pilar 7;
- diversos miradouros;
- o Cristo Rei (em Almada); entre outros.
E, se você tiver mais dias, poderá ainda ir até a estação do Rossio, pegar um trem para Sintra e curtir um dia por lá. A viagem dura cerca de 45 minutos. A pequena cidade é linda e cheia de atrações.
Pesquise opções de hospedagem em Lisboa aqui
- Leia também: Viagem de carro por Portugal (dicas práticas!)
Bom, essas foram as nossas sugestões para um roteiro de 2 dias em Lisboa, que atendem a todas as principais atrações da cidade.
Mas… é claro que a cidade tem muito mais coisas bacanas para fazer e, se eu fosse você, ficaria mais dias por lá! 😉
Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa
E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!
Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.
Hotéis ibis em Lisboa
- Hotel Ibis Styles Lisboa Marquês de Pombal
- Hotel Ibis Styles Lisboa Liberdade
- Ibis Lisboa Liberdade
- Ibis Lisboa Saldanha
- Ibis Lisboa José Malhoa
- Ibis Lisboa Parque das Nações
- Ibis Lisboa Alfragide
Hotéis baratos em Lisboa e bons
- Lisbon Inn Bica Suites
- easyHotel Lisbon
- Hotel Alicante
- Pensão Praça da Lisboa
- Lisbon Calling Rooms & Studio
- New Style Lisbon Hotel
- Hotel Duas Nações
- Grande Pensão Residencial Alcobia
- Lisbon Five Stars Apartments 8 Building
- Rossio Boutique Hotel
- Turim Saldanha Hotel
- Ibis Lisboa Saldanha
- Empire Marquês Hotel
- Rossio Garden Hotel
- Luzeiros Suites
- Dinya Lisbon Hotel & Lounge Bar
- Holiday Inn Express Lisbon Airport
- B&B HOTEL Lisboa Aeroporto
Hostels em Lisboa
- Lisbon Destination
- Home Lisbon Hostel
- Goodnight Lisbon Hostel
- Hub New Lisbon Hostel
- Yes! Lisbon Hostel
- Lost Inn Lisbon
- Lisboa Central Hostel
- Travellers House
- Lookout Lisbon Hostel
- Green Heart Hostel
- Lisb’on Hostel
- Lost Inn Lisbon Hostel
- Live Lisboa Hostel
- Hostel 15
Seguro Viagem Para Portugal
Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.
Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉
Endereços importantes e horários em Lisboa
Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:
- Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
- Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
- Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
- Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
- Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
- Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
- Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
Passeios bate e volta a partir de Lisboa
Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.
Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.
Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!
E não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
O nome do meu pai Julio da Cunha, meus avós paternos Tiago da Cunha e Tereza da Conceição. Ele nasceu em 1916 e veio para o Brasil creio que por volta de 1928, não tenho muita certeza…se formos parentes mesmo vai ser uma grata coincidência, vou acabar levantando a árvore genealógica da família quando chegar lá…rsrsrs
Olá Ana,
É mundo pequeno mesmo!!! Ele veio para o Brasil com cerca de 12 anos, infelizmente já faleceu a uns 3 anos. Imaginei mesmo que seria mais fácil estabelecer uma base em Coimbra e alugar um carro para rodar pela região do Centro. Venho adiando isto a algum tempo, mas agora que finalmente obtive o Cartão de Cidadão e Passaporte ficou difícil resistir. Quem sabe encontro um ancestral em comum da família Cunha…
Será que somos parentes? Pois meu avô de lá também era Cunha, sobrenome que também carrego, rsrsrs. Qual o nome dele? De repente minha mãe conheceu na infância. Que mundo pequeno mesmo! 🙂
Olá Ana.
Adorei todas as dicas, são tantas e tão boas que fica até difícil escolher, eheh.
Estou planejando cerca de 10 dias em Portugal. Meu objetivo maior é conhecer a cidade natal do meu pai: São Pedro de Alva. Pensei em algo assim, os 2 primeiros dias em Lisboa, depois trem até Coimbra que creio ser a minha base para São Pedro (uns 3 dias) depois uma esticada até Figueira da Foz.
Tem alguma dica?
Obrigado
Oi Julio! Jura que seu pai é de São Pedro d`Alva?! A minha mãe e avós também, rsrsrs e a família do meu é de São Martinho da Cortiça, que é lá muito perto. Mundo pequeno! Eu nasci em Coimbra. Bom, São Pedro é um lugar muito pequeno, que você conhece em 2 horas, rsrs. O melhor será alugar um carro, pois de Coimbra lá ainda são uns 40 km e transporte público não é uma das melhores opções, pois há pouco. O melhor modo de conhecer Portugal é mesmo de carro, para ir descobrindo essas aldeias do interior. Boa viagem!
Oi Ana,
Muito obrigada pela sua resposta e mais uma vez parabéns, teu blog é maravilhoso, estou adorando todas as dicas