Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 10/02/2020

Continuando nosso roteiro de 10 dias pelo Centro e Norte de Portugal, neste terceiro dia vamos mostrar um passeio ideal para se fazer num bate e volta a partir do Porto: o chamado Vale do Douro, famoso por ser a região demarcada para a produção da uva utilizada para fazer o vinho do Porto e do Douro, famosos mundialmente.

O Vale foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é nada mais, nada menos, do que a área demarcada de vinhos mais antiga do mundo.

Num passeio pelo rio Douro é possível observar uma linda paisagem de vinhas e das propriedades.

Vamos lá?

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Roteiro Vale do Douro

IMG 8707 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

IMG 8785 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

Para entender um pouco mais a história dessa região, dê uma paradinha no Museu do Douro, em Peso da Régua, e depois escolha alguma das lindas propriedades produtoras para visitar.

No nosso caso, fomos à Quinta Nossa Senhora do Carmo, que, como você pode ver nas fotos, é lindíssima. E lá mesmo almoçamos, acompanhados de excelentes vinhos, claro.

Imperdível => Tour Vale do Douro – Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

QuintaNova - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

De tarde, fizemos um pequeno Cruzeiro de Rabelo, que é a embarcação típica da região, usada para transportar os pipos de Vinho do Porto do Alto do Douro, onde estão as plantações de uva, até Vila Nova de Gaia e Porto, onde são armazenados e preparados para a venda. O passeio dura cerca de uma hora, mas é o suficiente para se encantar pelo lugar.

IMG 8903 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

PasseiopeloDouro - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

Aproveitamos o finzinho do dia, antes de regressar ao Porto, para conhecer a Quinta do Panascal, uma propriedade do século XVIII à beira do rio Távora, que tem a classificação A, que é a mais alta que se pode dar a uma Quinta.

É possível visitá-la de modo independente usando um áudio-guia. O lugar é lindíssimo e ainda oferece, como não podia deixar de ser, uma degustação de vinhos de produção própria.

IMG 8997 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

E como o dia hoje foi cheio de visitas a regiões ribeirinhas, o nosso jantar não podia fugir do tema. Fomos ao Restaurante Fish Fixe e nos deliciamos com um prato de peixe.

O restaurante tem um ambiente que mistura o rústico e o sofisticado na medida certa e ainda tem uma bela vista para o rio. E hoje, com a lua cheia que estava, o cenário tornava-se mais bonito.

=> Leia também:

FishFixe - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

E você, já fez esse passeio pelo Vale do Douro? O que achou? E que Quintas visitou?! Deixe suas dicas na caixa de comentários aqui embaixo!

Acompanhe essa viagem através dos nossos outros posts:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo2 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Vale do Douro - dia 3

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
37 Comentários
  1. Olá Ana,
    Gostaria de saber se seria interessante sair pela manhã do Porto de comboio para Peso da Régua, lá seria fácil conseguir um passeio de Rabello? Estou pensando em ficar hospedada no hotel Régua Douro (Será que é bom? ) e no dia seguinte pegar um comboio para a estação de Ferrão e embarcar no transfer para Quinta Nova e de lá voltar para o Porto. Obrigada Aline..

  2. Olá,
    Obrigada por todas estas informações tão preciosas!
    Fiquei com uma dúvida, a Quinta Nova disse que não tem passeio de Rabello, com quem você organizou? Indo de trem, para qual estação devo comprar no site de trens? Obrigada Aline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *