Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 16/10/2020

Você está passando pelo dilema de escolher onde ficar em Lisboa?

De fato, o assunto é um dilema para quase todo turista, pois a capital portuguesa tem opções de hospedagem espalhadas por muitos bairros interessantes, com características bem peculiares… portanto, você tem que avaliar bem qual é o seu perfil para escolher o melhor bairro onde se hospedar em Lisboa: Chiado, Alfama, Bairro Alto, Baixa…

Neste post, então, a proposta é apresentar um pouco do perfil dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa, dar várias dicas de hotéis, apartamentos de temporada e hostels. Aliás, você sabia que em Lisboa estão alguns dos melhores hostels da Europa?!

Ou seja, tem hospedagem em Lisboa para todos os orçamentos e perfis, e, escrevendo sobre elas, ajudamos a facilitar a sua vida na hora de decidir onde ficar em Lisboa. Afinal, ficar bem localizado é fundamental, não é?!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)

Dicas de onde ficar em Lisboa

hospedagem em lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros

Comparando com outras capitais europeias, Lisboa ainda é uma das que têm um excelente custo x benefício, pois a hotelaria lisboeta – a portuguesa, em geral – preza pelo charme e qualidade, mas com preços bastante razoáveis.

Atenção: em Lisboa há uma taxa turística municipal de € 1 por noite e por hóspede, até o limite de € 7, que será cobrada no check in ou no check out.

No entanto, vale aqui ressaltar que os valores podem dobrar – e até mesmo triplicar – dependendo da época do ano que você planeja visitar a cidade. Quem vai no verão, por exemplo, vai pagar muito mais do que os turistas que optarem por visitar Lisboa no inverno.

banner guia de lisboa e1486027559224 - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
Compre aqui o nosso guia de Lisboa, com sua viagem toda planejada dia-a-dia.

Quais são os melhores bairros para se hospedar em Lisboa?

Eis um dilema, pois, na verdade – e que bom! – Lisboa tem vários bairros ótimos e que poderíamos indicar para você se hospedar.

Selecionamos aqui 9 dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa para poder falar com mais detalhes e te ajudar a escolher onde ficar em Lisboa, ainda que outros lugares também possam ser interessantes, em especial para quem já conhece a cidade e está retornando, pois poderá explorar outros aspectos dela.

Os melhores bairros onde ficar em Lisboa são:

A seleção está mais ou menos na ordem do que acreditamos ser mais interessante para quem irá visitar a cidade, em especial se for a primeira vez, considerando a facilidade de transportes, a proximidade das atrações turísticas de Lisboa e os serviços em geral.

Então, de um modo geral, eu acho que os melhores lugares para se hospedar em Lisboa são o Chiado ou a Baixa, pois são perto de muitas atrações, você vai andando para outros pontos de interesse como a Bairro Alto, Cais do Sodré, Príncipe Real e ainda tem metrô para visitar outros lugares da cidade.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


E, ainda, por fim, vamos te dar uma seleção de hotéis perto do aeroporto de Lisboa. Não que você vá passar uma semana neles, claro, mas para quem está de passagem pela cidade ou precise, por exemplo, pegar um voo bem cedo, ficar ali pertinho pode ser uma boa.

☛ Leia também:

Dicas de onde se hospedar em Lisboa

vista de lisboa portugal - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
Visual do Rossio

Onde ficar em Lisboa: Baixa / Rossio

A “Baixa” é o equivalente ao “Centro” de Lisboa e é lá que fica a Praça Dom Pedro IV, popularmente chamada de Rossio

arco do triunfo de Lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros

Não há turista que não passe por aqui, que não bata muita perna pela rua Augusta, que não fotografe o Arco Triunfal e que não se encante com o comércio tradicional.

Entre as atrações locais estão o Elevador de Santa Justa, a Praça da Figueira, o Terreiro do Paço (considerada uma das praças mais bonitas da Europa) e o Lisbon Story Centre.

A Baixa é toda plana e muito bem servida de transportes públicos para todas as partes da cidade, o que te permite conhecer muita coisa a pé.

É uma região cheia de cafés, restaurantes e serviços de um modo geral, além de ser bem charmosa.

Para quem planeja visitar Lisboa pela primeira vez, eu acho que, junto com o Chiado, é uma das melhores opções de hospedagem em Lisboa.

Hotéis na Baixa / Rossio de Lisboa:

✓ Hospedagem boa e barata na Baixa/Rossio

Se você é uma pessoa que faz cara feia quando escuta a palavra hostel, reveja seus conceitos em Lisboa, pois eles aqui são, em geral, simplesmente lindos, modernos e alguns bem sofisticados, dando de 1000 em muitos hotéis. Confira as opções acima e veja se eu não tenho razão. Mesmo que não queira compartilhar o quarto, saiba que muitos deles têm a opção de quartos privativos.

✓ Hospedagem com bom custo x benefício na Baixa/Rossio

✓ Os melhores hotéis da Baixa/Rossio

>> Veja outras opções de hospedagem na Baixa <<

onde ficar em lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
O hall do Lisbon Destination Hostel, que fica dentro da lindíssima estação de trem do Rossio

Onde se hospedar em Lisboa: Chiado

Bairro que nunca sai de moda, ele vibra o tempo todo e é cheio de cafés e lojinhas pitorescas. Como resistir aos passeios pela rua Garret, com seus prédios Art Nouveau, e pela Praça Luís de Camões?!

Entre os lugares imperdíveis estão o Convento do Carmo, o Mirante de Santa Catarina, o café A Brasileira e sua famosa estátua de Fernando Pessoa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e algumas das livrarias mais antigas de Lisboa, como a  centenária livraria Bertrand, que é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

O bairro fica entre a Baixa e o Bairro Alto e também tem uma localização excelente para quem é marinheiro de primeira viagem para Lisboa, pois vai te permitir explorar quase tudo a pé. Mas os preços das coisas, por vezes, podem ser um pouco mais altos do que em outros lugares, já que é um bairro queridinho dos turistas.

a brasileira lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros

Hotéis em Lisboa no Chiado:

✓ Hospedagem boa e barata no Chiado

✓ Hospedagem com bom custo x benefício no Chiado

onde se hospedar em lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
O charmoso Alecrim do Chiado

✓ Os melhores hotéis no Chiado

>> Veja outras opções de hospedagem no Chiado <<

Onde ficar em Lisboa: Avenida da Liberdade

Tomadas as devidas proporções, esta avenida está para Lisboa como a Champs-Élysées está para Paris. Na verdade, não chega a ser exatamente um bairro, mas uma região no entorno dessa imensa avenida.

Toda arborizada e coberta de pedras portuguesas, ela se estende da Praça Marquês de Pombal até a Praça dos Restauradores e está cheia de lojas de grifes famosas, grandes hotéis, teatros, lindos prédios antigos e ótimos restaurantes, como o famoso Solar do Presunto, considerado um dos melhores do país.

De lá, é possível até chegar a pé (com uma boa caminhada) à Baixa e ao Chiado, entre outros lugares, mas de todo modo é uma região com muito acesso a transportes e várias estações do metrô de Lisboa.

Hotéis em Lisboa na Avenida da Liberdade:

✓ Hospedagem boa e barata na Avenida da Liberdade

✓ Hospedagem com bom custo x benefício na Avenida da Liberdade

✓ Os melhores hotéis na Avenida da Liberdade

>> Veja outras opções de hospedagem na Avenida da Liberdade <<

Lisboa dicas - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
O charmoso hotel Inspira Santa Marta, ótima opção de onde ficar em Lisboa

Onde de hospedagem em Lisboa: Bairro Alto

Eis um lugar que nos engana num primeiro momento. Ele é supertranquilo durante o dia, mas, em compensação, à noite ele vibra, pois é um bairro caracteristicamente boêmio, cheio de ótimos restaurantes e muitos bares. As ruas ficam lotadas de pessoas, indo de bar em bar, em especial ao longo da rua da Atalaia, rua da Barroca e rua do Diário de Notícias.

Além da vida boêmia, entre suas atrações estão o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a Igreja de São Roque (dizem que é a mais cara do mundo) e o muito fotografado Elevador da Bica.

Para quem gosta da night, este é o lugar; mas se você se incomoda com barulho, talvez seja melhor procurar outro bairro. Além disso, não é tão bem servido de transportes; então, dependendo de onde se hospedar, você acabará tendo que se deslocar muito a pé para chegar a um metrô, por exemplo.

Uma boa dica é ver se a sua opção de hospedagem fica perto da Praça Camões, porque, se ficar, estará mais perto da Baixa e dos transportes.

bairro alto lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
Elevador da Bica, um dos ícones mais fotografados de Lisboa

Hotéis em Lisboa no Bairro Alto:

✓ Hospedagem boa e barata no Bairro Alto

✓ Hospedagem com bom custo x benefício no Bairro Alto

✓ Os melhores hotéis no Bairro Alto

>> Veja outras opções de hospedagem no Bairro Alto <<

Onde ficar em Lisboa: Alfama

Esse é, possivelmente, o lugar mais fotogênico de LisboaTrata-se do bairro medieval onde o fado nasceu; cheio de ladeiras, escadarias e vielas, Alfama ainda consegue – apesar da multidão de turistas – manter a sua aura de cidade do interior. Para quem quer experimentar a Lisboa mais tradicional, este é o lugar!

Por ser no alto, há vários mirantes com vistas espetaculares, além de atrações famosas como o Castelo de São Jorge, a Catedral da Sé, o Museu do Teatro Romano, o Panteão Nacional, o Museu do Fado e a curiosa Feira da Ladra.

castelo de sao jorge - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
Região da Baixa e, ao fundo, uma parte de Alfama com o Castelo de São Jorge

O bairro de Alfama fica ali na região central, do ladinho da Baixa, mas o seu “porém” são as suas charmosas ladeiras, que podem ser cansativas depois de um dia de passeio. Há também muitas ruas fechadas ao trânsito; então, dependendo de onde for o hotel, pode ser que o táxi ou uber nem possa te deixar na porta.

Ao optar por uma hospedagem lá, em especial se for na parte alta do bairro, informe-se antes sobre os acessos e transportes.

Hotéis em Lisboa em Alfama:

✓ Hospedagem boa e barata em Alfama

✓ Hospedagem com bom custo x benefício em Alfama

✓ Os melhores hotéis em Alfama

>> Veja outras opções de hospedagem em Alfama <<

Onde se hospedar em Lisboa: Príncipe Real

O Príncipe Real está super na moda atualmente e é um dos preferidos para os turistas que já conhecem bem a cidade e querem se sentir ‘moradores’ por uns dias.

Ele fica ao lado do Bairro Alto. Consegue ter as ruas charmosas do seu vizinho, mas com uma noite mais calma e menos barulhenta. Mas, ao mesmo tempo, pela proximidade entre os dois bairros, para curtir a night basta fazer uma pequena caminhada.

Em princípio, é um bairro mais residencial, por isso ele tem muitas ofertas de apartamentos de temporada. Não tem metrô, mas a estação Rato é a que melhor atende a quem optar ficar por lá.

Hotéis no Príncipe Real:

✓ Hospedagem boa e barata no Príncipe Real

✓ Hospedagem com bom custo x benefício no Príncipe Real

✓ Os melhores hotéis no Príncipe Real

>> Veja outras opções de hospedagem em Príncipe Real <<

hotel principe real lisboa 1 - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
Que tal ficar no moderno e elegante Memmo Príncipe Real?

Onde ficar em Lisboa: Marquês de Pombal

Não é um bairro que tenha atrações turísticas, mas está relativamente perto do centro histórico e é extremamente bem servido pelos transportes públicos de Lisboa, permitindo ir facilmente para qualquer parte.

Justamente por estar fora do centrão turístico, você consegue encontrar mais opções de hotéis com bom custo x benefício.

Lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros

Hotéis em Marquês de Pombal:

✓ Hospedagem boa e barata em Marquês de Pombal

✓ Hospedagem com bom custo x benefício em Marquês de Pombal

✓ Os melhores hotéis em Marquês de Pombal

Onde se hospedar em Lisboa: Belém

dicas de lisboa - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros

Foi dessa região que outrora grandes naus partiram para desvendar novos mundos.

Não é para menos que o bairro de Belém tornou-se um destino obrigatório para todos que visitam Lisboa; afinal, alguns dos grandes símbolos e monumentos da cidade estão ali, como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional dos Coches, o Centro Cultural de Belém, a famosa pastelaria do Pastel de Belém, o novo MAAT e, ali pertinho, o Experiência Pilar 7.

É o bairro turístico mais afastado do eixo Chiado-Baixa-Alfama, por isso eu acho que, embora ele seja muito bonito, talvez seja uma opção de hospedagem em Lisboa mais interessante para quem está voltando pela segunda, terceira ou quarta vez e queira vivenciar outros aspectos da cidade e sair da região central.

Mas, se você vai pela primeira vez, acabará ficando por lá basicamente um dia visitando os pontos de interesse de Belém e, nos demais dias, terá que se deslocar o tempo todo para o centro.

De qualquer forma, caso opte por se hospedar em Belém, saiba que com o bonde (elétrico) 15 ou os ônibus 714 e 728, você chega facilmente à região da Baixa; fora o fato de que o táxi e uber e Lisboa são baratos.

Hotéis em Belém:

✓ Hospedagem boa e barata em Belém

✓ Hospedagem com bom custo x benefício em Belém

✓ Os melhores hotéis em Belém

>> Veja outras opções de hospedagem em Belém <<

TorredeBelmemLisboa e1522442574730 - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros
A linda e clássica Torre de Belém em Lisboa

Conclusão: onde é melhor ficar em Lisboa?

Bom, como eu já disse antes, para quem está indo para Lisboa pela primeira vez, eu acho que, por uma questão de praticidade e de proximidade com grande parte das atrações da cidade, ficar no centro histórico, em especial na Baixa e no Chiado, é o ideal.

No entanto, opções na Avenida da Liberdade, em algumas partes do Bairro Alto (mais próximas ao Chiado) e de Alfama (parte mais baixa), podem ser muito boas também.

Para quem não faz questão de ficar no burburinho, quer um certo conforto, mas sem pagar muito, eu acho que a região Marquês de Pombal pode ser uma boa opção de onde ficar em Lisboa.

Já para quem quer se sentir meio morador, acho que Alfama e o Príncipe Real vão te proporcionar um pouco desse sentimento.

E para quem já conhece a cidade, eu acho que o bacana é poder experimentar regiões diferentes para se hospedar em Lisboa, como por exemplo Belém, ou até mesmo os entornos no Parque das Nações (um lado mais moderno da cidade).

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairrosQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Hotéis perto do aeroporto de Lisboa

Se você tiver um voo bem cedo, até mesmo durante a madrugada, ou estiver em uma conexão longa na cidade e que precise pernoitar, ficar hospedado já perto do aeroporto pode ser uma boa opção. Nós já fizemos isso várias vezes.

Existe  o Tryp Lisboa Aeroporto Hotel bem em frente ao aeroporto, bastando atravessar a rua; mas, como você pode imaginar, ele é bem concorrido e isso pode inflacionar bastante os preços.

Mas existem outros bem próximos, como:

Bom, acho que agora você já tem bastante informação sobre onde ficar em Lisboa e poderá escolher melhor, dentro do seu perfil e orçamento, qual é o ideal no seu caso, certo? 😉

Boa viagem!

☛ Leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
11 Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *