Nos últimos tempos muita gente tem pesquisado aqui no blog por dicas de Israel e nos pedido para publicar o nosso roteiro de 9 dias pelo país (incluindo uma ida a Petra, na Jordânia).
Elas nos contam que ficam meio perdidas sobre o que fazer em Israel, como organizar o tempo, que lugares visitar, como se locomover, onde se hospedar, etc e tal.
Este post vai mostrar tudo o que fizemos, por onde passamos e dar muitas dicas de lá.
Bom, nós fizemos a nossa viagem toda de carro, pois dessa maneira poderíamos ir a lugares que de, outra forma seria quase impossível conseguir ir. O carro nos deu mais liberdade no roteiro e nos fez ganhar tempo, sem ficar dependendo de horário de ônibus, por exemplo.
Para começo de conversa, se você está planejando uma viagem para Israel, acho que vale a pena conferir os posts abaixo:
- Dicas de Israel para quem vai pela primeira vez
- Israel: reze para entrar e pague para sair
- Como tirar a carteira internacional de motorista (PID)?
E, agora, vamos ao nosso roteiro em Israel, dia-a-dia!
=> Economia: Seguro viagem para Israel (com desconto)
O que fazer em Israel
Nós desembarcamos em Tel Aviv num dia à noite, quase 22h, por isso nem conto este como sendo o dia 1, pois só desembarcamos, pegamos o nosso carro alugado no aeroporto mesmo e dormimos num hotel ali perto (que nem ouso recomendar, pois era muito ruim 🙂 ).
Confira => Passeios em Israel
Roteiro Israel e Jordânia – dia 1
Por volta das 8h pegamos a estrada rumo a Eilat, no extremo sul do país. A viagem até lá leva cerca de 4 horas e cruza boa parte do deserto de El Négev. Veja mais sobre a cidade neste post:
Chegamos perto da hora do almoço, passamos a tarde na cidade e, mais pro fim do dia cruzamos a fronteira da Jordânia. Deixamos o carro estacionado lá mesmo no posto de fronteira (pois não pode cruzar de carro, só a pé) e, ao chegar do outro lado, pegamos um táxi até o centro de Aqaba (+/- 8$).
O táxi nos deixou na agência onde pegamos outro carro para seguir até Petra, que fica a mais ou menos 120 km de distância e é bem fácil de chegar, pois o caminho é bem sinalizado (nem usamos GPS). Já chegamos lá de noite e pernoitamos no hotel Petra Palace.
Veja mais sobre a nossa aventura por lá:
Km rodados: 490 Km
Roteiro Israel e Jordânia – dia 2
Hoje realizamos um grande sonho que era conhecer Petra. O lugar é simplesmente fantástico!!!
Como o nosso hotel era bem pertinho da entrada, fomos e voltamos a pé. Passamos a manhã e parte da tarde lá. No final da tarde voltamos e descansamos um pouco, pois de noite voltamos para o melhor espetáculo de todos, o Petra by Night.
Roteiro Israel – dia 3
Ainda em Petra, logo cedo pegamos o carro, voltamos para devolver o carro em Aqaba e atravessamos a fronteira de volta para Israel (sim, nosso carro estava bonitinho lá no estacionamento).
Seguimos por pouco mais de 2 horas até Ein Bokek, uma das praias mais bonitas do Mar Morto, cheia de grandes hotéis (bem caros, diga-se de passagem!) e depois fomos pernoitar em Ein Gedi, um pouco mais adiante, no Ein Gedi Beit Sarah Guest House & Youth Hostel.
Dá pra perceber o sal sobre as pedras e sob a água
Km rodados: 360 Km
Imperdível => Excursão de 1 Dia a Masada e Mar Morto saindo de Jerusalém
Roteiro Israel – dia 4
Acordamos bem cedo para ver o sol nascer no Mar Morto, da varanda do nosso hotel. Lindo!
Em seguida, retornamos um pouquinho (uns 15 km) para visitar as ruínas de Massada, uma fortaleza construída por Heródes para onde o rei Davi fugiu. Foi lá aconteceu um suicídio coletivo de judeus por conta da perseguição romana.
Depois, já a caminho de Jerusalém, paramos nas cavernas de Qumrán onde foram encontrados os Manuscritos do Mar Morto.
Quando chegamos em Jerusalém, seguimos direto para visitar o Museu de Israel, onde alguns manuscritos estão expostos.
Os Manuscritos estão no museu em uma sala no subsolo, com luz e temperaturas controladas, embaixo desta cúpula. Infelizmente, não pode tirar fotos lá dentro…
Fizemos o check in no nosso hotel, o Christmas Hotel, e seguimos para uma caminhada pela Cidade Velha, entrando pelo portão de Damasco.
Nesse primeiro dia na cidade, conseguimos ir até o Santo Sepulcro, fazer parte da Via Dolorosa e ir até o Muro das Lamentações.
Preciso dizer que são visitas emocionantes?!
Km rodados: 90 Km
Pesquise opções de hospedagem em Jerusalém aqui!
Roteiro Palestina – dia 5
Hoje tiramos o dia para ir até a Palestina visitar Belém e Jericó, mas como o nosso carro era de Israel, não poderia entrar lá. Daria para ir de ônibus, mas preferimos contratar um agência com guia para los levar em todos os lugares sem muita burocracia e foi uma ótima decisão.
Logo cedo o motorista veio nos pegar, mas o guia só encontramos lá, visto que ele não podia entrar em Israel (nem me pergunte sobre essas questões Israel x Palestina, porque é muito complexo).
Primeiro, visitamos Belém: a Igreja da Natividade (onde Jesus nasceu), a Gruta de Leite (onde morou por 2 anos) e demos uma volta pela cidade.
Igreja da Natividade, erguida sobre a gruta onde Jesus nasceu…
… e a imagem de Maria amamentando Jesus, dentro da Gruta de Leite.
Depois seguimos para Jericó, que, segundo o nosso guia, é a cidade mais antiga do mundo.
Como chegamos por volta das 16h, ainda demos uma voltinha pela cidade antiga em Jerusalém.
Dica => Excursão de um dia a Belém e Jericó saindo de Jerusalém
O que fazer em Israel – dia 6
No nosso último dia em Jerusalém tivemos uma agenda cheia.
Começamos visitando o túmulo do rei Davi e o Cénaculo (onde foi a última ceia). Ambos são praticamente no mesmo lugar.
Fiéis rezando em frente ao túmulo do Rei Davi
Nós no local onde foi realizada a Última Ceia
Depois, pegamos um táxi para ir até o Monte das Oliveiras, que além de um belo visual da cidade, ainda tem várias igrejas, entre elas, a que queríamos visitar: a igreja que tem o suposto túmulo de Maria.
Confira => City tour pela Cidade Sagrada
Depois voltamos para a cidade Antiga para visitar o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações de novo, fazer umas comprinhas, ir até a Torre de Davi, visitar a Pedra do Duomo e rodar outras partes da cidade onde ainda não tínhamos ido. Tudo isso a pé, pois é tudo perto.
Leia também: O que fazer em Jerusalém além do óbvio
O que visitar em Israel – dia 7
Cedinho pegamos a estrada em direção a Tel Aviv e Jaffa. Em Jaffa (fundada pelo filho de Noé) batemos perna pela Old Jaffa e fomos até a Pedra de Andrômeda.
E na sequencia fizemos a orla de Tel Aviv: Alma Beach, Hilton Beach e Gordon Beach. Eu tinha a intenção de passar pela Rothschild Avenue, onde estão os edifícios da Bauhaus, mas não deu tempo.
Sempre seguindo a costa, subimos o mapa para visitar o Caesarea National Park, que achei até muito bem conservado.
Vale a pena => Excursão de 1 Dia a Cesareia, Haifa e Acre
César, ops!, Declev no Caesarea National Park
E, por fim, dirigimos até Tiberíades, onde ficamos por 2 noites.
Km rodados: 215 Km
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
O que conhecer em Israel – dia 8
Como estávamos hospedados em Tiberíades, a nossa primeira visita foi, claro, a famoso Mar da Galileia, que ficava bem em frente ao nosso hotel.
Depois seguimos de carro para todas as demais visitas. A primeira parada foi em Yadernit, ou seja, numa parte do rio Jordão, onde Jesus foi batizado.
De lá seguimos para o Monte Tabor e a Basílica da Transfiguração de Cristo, que além de todo o simbolismo do local, ainda tinha uma ela vista.
Já pela hora do almoço estávamos em Nazaré, onde o foco de nossa visita era a Basílica da Anunciação e a gruta que serviu como casa de Maria, pois a cidade como um todo não é exatamente o que podemos chamar de um local bonito.
Passeio => Excursão Nazaré, Tiberídeas e Mar da Galileia (a partir de Jerusalém)
E poucos quilómetros depois estávamos em Canãa (Kafr Kana), onde ocorreu o primeiro milagre de Cristo: a transformação de água em vinho. Fomos visitar igreja das Bodas e aproveitamos para fazer a nossa renovação de votos lá.
Parece muita coisa para se visitar em um dia, mas a verdade é que todos esses lugares são próximos uns dos outros.
Km rodados: 90 Km
- Leia também: Roteiro pelos milagres de Cristo em Israel
O que fazer em Israel – dia 9
Cedinho saímos de Tiberíades e seguimos até Tabgha, local onde teria ocorrido o milagre da multiplicação dos pães e peixes.
Poucos quilômetros a frente visitamos a cidade de Cafarnaum, que ainda tem um conjunto de ruínas relativamente grande e onde se pode conhecer a casa de Pedro.
Por fim, ainda nessa mesma região, subimos até o Monte das Bem-aventuranças ou Beatitudes, onde ocorreu o famoso sermão da montanha.
Desse ponto dirigimos em direção à costa a ao norte, fronteira com o Líbano, para visitar uma dos lugar muito bacana (que foge totalmente do tema religioso) e que recomendo muito: Rosh Hanikra.
Imperdível => Nazaré, Mar da Galiléia e Excursão em grupo pequeno em Cafarnaum
Depois começamos a descer o mapa em direção ao aeroporto de Tel Aviv, mas antes dando uma passadinha rápida pela cidade de Haifa, apenas para visitar o Jardins Bahá’í, já que não havia tempo para muito mais do que isso.
Km rodados: 200 Km
Vale a pena => Tour para Caesarea, Haifa, Acre e Rosh Hanikra (de Jerusalém)
Bom, como você viu, há muito o que fazer em Israel. Caso você não tenha tempo ou não queira fazer a visita à Petra, poderá perfeitamente fazer um roteiro de 7 dias em Israel, isso sim, se tirar Eilat, pois é o local mais fora de mão e que te obriga a ir e voltar uma longa distância, mas os demais locais são próximos e muitos passíveis de fazer um bate-e-volta.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Nesse caso, eu faria 2 bases no país, uma em Jerusalém e outra em Tiberíades, para não ter que ficar mudando de hotel toda hora.
Por outro lado, caso você não vá alugar um carro, dessa cidades saem várias excursões de um dia para boa parte dos locais que visitamos.
E na hora de começar o seu planejamento, não deixe de conferir todas as nossas dicas de Israel.
Boa viagem!
Aperta o play e veja nossa participação no Porta Afora dando dicas de Israel:
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Oi pela descriçáo do roteiro acredito que vcs entraram com o carro que alugaram em Israel na Cisjordänia….foi isso mesmo…vou fazer esse roteiro na próxima semana e náo sei se posso sair de jerusalem e seguir de carro por dentro da cisjordania para Cavernas de Qunram e Massada.
Sim, sem problema nenhum nessa parte entre Massada e Jerusalém. Boa viagem!
Olá Ana
Adorei todas as suas dicas e até mesmo o roteiro.
Vou seguir os seus passos.
Só tenho uma dúvida, estou pensando em ir na semana da páscoa pois tenho alguns dias de folga. Você recomenda visitar Israel nesse período? Seria perigoso?
Obrigada.
Nunca fui na Páscoa, então, não posso te afirmar nada, mas perigoso Israel não é, até pelo contrário. 😉
Boa viagem!
Respondo para outros viajantes, pois vc já deve ter ido. A Pascoa para os judeus dura 8 dias, é um dos feriados mais importantes, festeja a saida do Egito. Quase tudo fecha, por acaso estive lá numa Pascoa. Os lugares arabes não fecham, lojas, restaurantes, mas eu não recomendaria viajar nesse periodo. Israel é muito seguro, não há assaltantes . Há atentados, relativamente poucos. O país é pequeno, rodovias excelentes, país de 1o mundo, vc se ´´vira´´ muito bem. Nos ´´territorios´´ entrei com um guia, placa israelense, mas foi muito seguro. [Jerico]