Aeroporto de Amsterdam: dicas e curiosidades

O aeroporto de Amsterdam é um dos que nós mais frequentamos (junto com o de Lisboa), pois quase sempre que fazemos uma viagem para a Europa voamos com a KLM, então, obrigatoriamente temos que passar pela Holanda (que chato… rsrsrs).

Então, posso dizer que somos íntimos do Amsterdam Aiport Schiphol, nome oficial do aeroporto de Amsterdam, que é uma espécie de “casa” da empresa, já que é lá o hub da KLM.

Independente de estarmos sempre lá ou não, ele é o meu aeroporto favorito, pois ele é: bem organizado; com uma super oferta de serviços; tem preços justos; tem uma estação de trem lá dentro que te permite ir do aeroporto até o centro de Amsterdam em 10 minutos – bem como para outras cidades holandesas e até outros países -, entre outras vantagens.

Neste texto vou te mostrar um pouquinho das razões pelas quais gosto tanto dele, além de dar algumas dicas sobre imigração e conexão lá.

=> Economia: Seguro Viagem Holanda (dicas + desconto)

Aeroporto de Amsterdam
Entrada do Schiphol, o aeroporto de Amsterdam

Aeroporto Internacional de Amsterdam

Como dito, ele é o hub da KLM, o que quer dizer que, quem for à Europa voando de KLM para qualquer destino, irá parar primeiramente neste aeroporto antes de seguir viagem.

Ele é um dos maiores aeroportos do mundo e o 3º maior aeroporto da Europa, recebendo anualmente cerca de 65 milhões de passageiros.

Ah, e sua área é IMENSA, cerca de duas vezes maior do que o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em  São Paulo, que é o maior aeroporto do Brasil.

Como chegar ao Aeroporto de Amsterdam

Chegar e sair do Aeroporto Internacional de Amsterdam é muito fácil, pois ele é muito amigável em relação aos transportes. Basta você saber que existe uma estação de trem DENTRO dele.

Nós já escrevemos aqui sobre como sair do Aeroporto de Amsterdam, dando ênfase, naquele post, sobre a ida ao centro da cidade de trem. No caso, para chegar é a mesma coisa, só que no caminho inverso.

Mas o aeroporto é bem servido também de ônibus, táxis e de uber.

Sobre este último, igualmente já escrevemos aqui contando como sair de uber do aeroporto de Amsterdam, porque tem uns macetes para você pegar o uber.

Então, continuando, para chegar ao Aeroporto de Amsterdam, você pode chegar de trem, de ônibus, de carro alugado, de táxi ou de uber (cerca de 22 euros).

Mas, como dissemos, ir de trem para o aeroporto de Amsterdam é mais rápido e mais barato. Você consegue pegar um trem que sai lá da estação Amsterdam Centraal que te deixa no aeroporto em cerca de 20 minutos.

Se preferir o ônibus, quem faz este trajeto é a empresa Connexxion, em cerca de 40 minutos.

aeroporto Amsterdam
O Aeroporto de Amsterdam te dá as boas vindas à cidade

Conexão no Aeroporto de Amsterdam

Você fatalmente fará uma conexão em Amsterdam, caso voe com a KLM. Mas, apesar do grande aeroporto, não é complicado fazer conexão em Amsterdam.

Bom, caso esteja vindo de fora da União Europeia, como do Brasil, por exemplo, na prática a sua conexão em Amsterdam vai funcionar assim:

1. saia do avião e dirija-se para o controle de passaportes (a imigração);

2. depois disso, verifique em alguma painel qual o número do portão do seu próximo voo e dirija-se até ele;

3. embarque para o seu destino final.

Nada demais, né?! Mas atenção com algumas coisas:

1. Confirme quando fizer o seu check-in – ainda no Brasil ou no lugar aonde estiver embarcando – se será preciso retirar a bagagem lá ou não. Em 95% dos casos as suas malas despachadas seguem para o destino final, mas não custa confirmar;

2. Caso não tenham te entregue ainda a passagem do seu voo na conexão, ao desembarcar em Amsterdam procure um dos muitos totens de auto-atendimento e imprima um. É tranquilo e na dúvida, peça ajuda a algum funcionário;

3. Fique de olho no relógio, pois desde sair do primeiro avião, passar pela imigração e chegar no próximo portão de embarque você vai levar entre 40 minutos e 1 hora.

Conexão longa em Amsterdam

Dependendo do tempo que você tiver de conexão, acredite, você até poderá sair do aeroporto e conhecer Amsterdam – se ainda não conhece – ou aproveitar para rever aqueles pontos turísticos que você mais gosta.

Como o aeroporto é bem eficiente, a estação de trem é dentro do aeroporto mesmo e a viagem ao centro de Amsterdam dura mais ou menos 20 minutos, isso é muito possível de ser feito.

Para você ter uma ideia, nós já fizemos isso duas vezes!

Esses passeios relâmpagos – mas, na verdade, sem nada corrido – renderam dois posts aqui no blog, quando ensinamos o que fazer quando temos uma conexão em Amsterdam um pouco mais longa:

Ficar em Amsterdam

Caso você vá ficar em Amsterdam, também é muito simples.

Após passar pelo controle de passaporte, é só ir retirar suas bagagens nas esteiras.

Ah, antes disso, não esqueça de rever todos os seus pertences para não esquecer nada dentro do avião!

Para pegar suas malas, fique de olho nos painéis que avisam em qual esteira o seu voo será descarregado, para que não fique procurando a esmo.

Depois disso, é só seguir para a estação de trem e sair do aeroporto para curtir a cidade!

Leia também:

mala extraviada

5 opções de o que fazer no aeroporto de Amsterdam

Com um aeroporto tão grande e movimentado, é claro que há diversas opções de lazer e passatempos. Veja 5 opções:

1. Tem biblioteca no Aeroporto

É bastante comum a conexão entre um voo e outro ser um tempo muito grande de espera e pode ser entediante ficar andando pelo saguão olhando lojas e comida.

O aeroporto de Amsterdam procurou resolver isso dando mais uma possibilidade de passatempo para os viajantes: uma biblioteca dentro do aeroporto.

Ela fica no saguão de partidas para voos intercontinentais e conta com 1250 livros disponíveis em 30 idiomas diferentes.

IMPERDÍVEL! => Excursão de ônibus pequeno a Volendam, Edam e Zaanse Schans

2. Tem até museu!

Além da biblioteca, o aeroporto de Amsterdam também conta com um mini museu.

É isso mesmo, dentro de Schiphol se encontra um anexo do Rijksmuseum, o Museu Nacional da Holanda. Ele fica na Holland Boulevard, entre os portões E e F.

As pessoas que viajam por Schiphol podem conferir obras de Rembrandt, Jacob van Ruisdael e Ferdinand Bol, tudo de graça!

Sem filas => Ingresso para o Museu Van Gogh

3. Espaço kids – Família feliz

Famílias viajantes geralmente demandam serviços diferenciados, como é o nosso caso. É a fralda do bebê que precisa ser trocada, é a criança que está necessitando de atenção, são os pais que precisam descansar…

É por isso que no aeroporto de Amsterdam existe um espaço criado especialmente para as famílias com bebês. O local conta com assentos divididos por cortinas, garantindo privacidade, e também berços para colocar as crianças. Uma beleza!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


4. Centro de Meditação

Outro serviço que é oferecido dentro do aeroporto de Amsterdam tem a ver com a saúde mental.

Viajar é muito bacana, mas é cansativo e pode ser estressante também, e é por isso que cuidar da mente e emoções é sempre recomendado.

Schiphol sabe disso e conta com áreas especiais onde os passageiros podem meditar, rezar ou simplesmente ter um pouco de paz e sossego. É o Centro de Meditação, que fica próximo ao Portão F.

>>> Pesquise opções de hospedagem perto do aeroporto de em Amsterdam aqui!<<<

Serviços do aeroporto de Amsterdam
E você pode também relaxar nas cadeiras massageadoras. Só um detalhe: são uma delícia!!

5. Atrações no Holland Heineken Bar

O maior aeroporto da Holanda com a maior empresa aérea do país não ia deixar de fora da turma a mais conhecida cerveja holandesa, a Heineken.

Dentro do aeroporto de Amsterdam fica o Holland Heineken Bar, que vale a pena dar uma passadinha mesmo que você não beba!

O local é um bar, mas funciona como um lugar de entretenimento onde, apesar de o destaque ser a cerveja, oferece mais do que a bebida.

Cerveja personalizada que fizemos em nossa Heineken Experience

5 Serviços disponíveis no aeroporto de Amsterdam

Existem inúmeros serviços que você pode desfrutar no Aeroporto de Amsterdam. Dentre eles, destacamos cinco:

1. Transportes – chegar e sair do aeroporto de Amsterdam

Como já dissemos antes, há uma estação de trem dentro do aeroporto, na parte de baixo, ligada ao aeroporto por uma esteira rolante (veja foto abaixo).

Mas, além disso, é claro, há táxis, ônibus e uber; ou seja, é super tranquilo sair e chegar no aeroporto de Amsterdam.

como sair do aeroporto de amsterdam
Você está no aeroporto de Amsterdam? É só descer essa esteira rolante e já está na estação de trem!!

Atualmente, com duas crianças, temos usado sempre táxi ou, mais constantemente, o Uber.

A vantagem é que, geralmente, o uber é mais barato e mais fácil, pois pedimos pelo celular e pagamos automaticamente com o cartão já cadastrado. Nem precisamos nos preocupar em pegar dinheiro, com troco e coisas assim.

Saindo do aeroporto, para nos levar até o centro custa em média uns 25 euros e em 10 ou 15 minutos nos deixa na porta do hotel.

Onde pegar uber no aeroporto de Amsterdam
Esperando o Uber no aeroporto de Amsterdam

Mas, antes, sem filhos, usamos muito o trem e algumas vezes (poucas) o ônibus. A vantagem de usar um ou outro vai depender de onde você ficará hospedado na cidade, embora, em geral, o trem seja mais rápido.

Falando nisso, eis aqui alguns lugares onde já nos hospedamos em Amsterdam:

2. Guarda Volumes

Se você tiver que ficar algumas horas em Schiphol e quiser aproveitar essa conexão em Amsterdam para dar uma voltinha na cidade, já dissemos que é super tranquilo de fazer.

Só que temos uma dica extra: se você não quiser carregar todas as suas coisas todas junto, deixe tudo no guarde volume do aeroporto, que funciona 24 horas.

Assim que desembarcar, você logo verá as placas indicativas. Siga as placas e pegue um elevador para o andar de baixo, entre o “Arrival 1 & 2” e pronto.

Às vezes, aproveitando que nosso voo faz conexão na cidade, ficamos lá um ou dois dias e depois seguimos viagem.

Para evitar de ficar levando malas para lá e para cá, organizamos tudo o que vamos precisar nesses dias em uma única mala e deixamos as outras no guarda volumes, que não fica caro (€ 7 / 24 h).

Aeroporto de Amsterdam
Os guarda-volumes do aeroporto de Amsterdam são seguros e uma mão na roda!

3. Lojas do aeroporto de Amsterdam

O aeroporto de Amsterdam tem lojas ótimas, cheias de gostosuras para comer e souveniers lindos.

Se você estiver indo embora e não conseguiu comprar tudo o que queria, se faltaram ainda umas lembrancinhas, não se desespere: no aeroporto você vai encontrar!

aeroporto Schiphol de Amsterdam
Há inúmeras lojas no aeroporto de Amsterdam – quase mais que em um shopping!

4. Restaurantes e lojas de alimentação

E, se estiver com fome, você encontrará opções para todos os gostos e bolsos. Há de tudo!

Um aeroporto deste tamanho, é claro que podemos esperar inúmeras opções para comer, seja em restaurantes, seja em lanchonetes, seja em lojas que vendem comidas e sanduíches prontos, padarias, pizzarias, cafés, comidas de todos os cantos do mundo…

Há opções antes do controle de passaportes e muitas opções depois da checagem de segurança e controle de passaporte.

Aeroporto de Amsterdam
E lojas com aquelas coisas que amamos na Holanda!!

5. Chuveiros

Para quem gosta de dar uma relaxada entre um voo ou outro, assim como para aqueles que estão com uma conexão longa e saíram para conhecer a cidade, o aeroporto de Amsterdam oferece Showers – duchas que variam entre 15 e 20 euros.

E tem mais!!

Centros de Internet com computadores – apesar do wi-fi ser gratuito e bom -; bancos; salas de reuniões; empresas de Tax Free… ou seja, existe uma infinidade de serviços no Schiphol para não te deixar na mão!

5 curiosidades sobre o Aeroporto de Amsterdam

Pra começar, vamos ver algumas das curiosidades deste que é um dos mais antigos aeroportos em todo o mundo que opera ainda no mesmo lugar do pouso de sua primeira aeronave, ocorrido em 1916. Impressionante, não é? São mais de cem anos!!

Ah, sem esquecer que, como ele é o aeroporto dos “Países Baixos” (Nederland), ele se encontra a 4,5 metros abaixo do nível do mar!

Veja todos os passeios e excursões que você pode fazer em Amsterdam

1. A de Alpha

Se você prestar atenção, não existe o portão A no aeroporto de Schiphol. A divisão dos portões vai de B até H.

Qual o motivo?

Bem, é uma questão estratégica/linguística, já que muitos passageiros se confundiam quando os portões eram anunciados. Isso porque a pronúncia da letra A em inglês (idioma amplamente utilizado internacionalmente) era entendida pelos holandeses como sendo Portão ‘E‘ e, como resultado, muita gente perdia o voo. Por isso o portão A deixou de existir.

Atualmente, o Schiphol está sendo reformado e o portão A vai voltar, mas com a nomenclatura de Portão Alpha.

? Leia também:

aeroporto de amsterdam
Cadê o Portão A ???

2. Sistema de anúncios de voos

Não ouvir ou não entender o que os funcionários anunciam no auto falante é algo preocupante em um aeroporto, afinal, isso pode te custar uma passagem.

Por conta disso, o sistema de chamadas de Schiphol é muito bem pensado para que nada saia enviesado. Os anúncios são altos, claros e feitos em diversas línguas! Não se preocupe se você não entende holandês! rs

>>> Pesquise opções de hospedagem perto do aeroporto de em Amsterdam aqui!<<<

3. Muita gente no aeroporto de Amsterdam

Um dos maiores aeroportos do mundo e o terceiro maior aeroporto da Europa, o Aeroporto de Amsterdam é responsável pela viagem de muita gente.

Para se ter ideia, quase 70 milhões de passageiros passam por Schiphol a cada ano – e só a KLM leva metade, ou seja, cerca de 35 milhões desses passageiros!

Não é à toa que Schiphol é considerada a “casa” da KLM ou segundo o dicionário de viagem, é a Hub da KLM.

aeroporto amsterdam
Vista interna do aeroporto de Amsterdam Schiphol

4. Última chamada para o voo…

Quem nunca chegou atrasado para um compromisso, não é mesmo? Pois em um aeroporto isso pode gerar muita dor de cabeça e correria.

No aeroporto de Amsterdam, para os viajantes conseguirem se organizar melhor, principalmente nestes casos, existem sinalizações indicando o tempo que se leva de um determinado local até o portão de embarque.

Assim, além de ajudar os atrasados, o serviço ajuda também para saber quanto tempo se tem para fazer compras ou aproveitar um café com calma.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

5. O universo mágico das bagagens no Schiphol

Se só pela parte visível, o aeroporto de Amsterdam é enorme, imagine como é o subterrâneo das bagagens?

Afinal, são mais de 70 milhões de passageiros por ano, todos carregando pelo menos uma mala.

Para se ter o controle certinho das malas e direcioná-las para seus respectivos voos, são cerca de 20 km de jornada percorrida pelas bagagens pelos subterrâneos do aeroporto!

Sobre as regras de bagagens, não há novidades: são as mesmas aplicadas em todo o mundo para voos internacionais.

o que fazer no aeroporto de Amsterdam
Pessoas pegando tickets para o metrô no aeroporto de Amsterdam

Bom, essas são algumas razões pela qual eu adoro o aeroporto de Amsterdam.

O que achou, não dá vontade de voar pra lá só pra conhecer?? 🙂

Dica extra: Seguro Viagem Internacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Cotação de Seguro Viagem com Desconto

Dica extra: Passagens aéreas internacionais

Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!

Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!

Pesquisar passagens aéreas internacionais

Pesquise passagens aéreas baratas para a Holanda aqui!

Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

Hospedagem Amsterdam

Na hora de procurar onde se hospedar em Amsterdam, nós aqui no blog temos várias dicas:

Como conseguir internet 100% do tempo na Holanda?

É muito fácil você ter internet 100% do tempo em Miami e nós já explicamos como fazer aqui em um post bem completo:

Seguro Viagem Para Holanda

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Holanda tranquilo. 😉

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO ==>

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

Imagens acervo pessoal e Shutterstock

90 comentários em “Aeroporto de Amsterdam: dicas e curiosidades”

  1. Olá Ana, parabéns pelo seu blog e por este post. Terei em breve uma conexão em shiphol, e meu medo é de não conseguir chegar a tempo do embarque do próximo voo. Pois a conexão é curta e eu não falo nada de inglês, só português mesmo. No aeroporto existe alguma possibilidade de algum funcionário auxiliar. Desde já agradeço se poder tirar essa dúvida.

    Responder
    • Olha Eduardo, eu nunca vi nenhum funcionário que fale português, mas também nunca precisei, então não se te responder se terá ou não essa ajuda. Boa viagem e me conte depois.

      Responder
      • Obrigado ana. Bom estive pesquisando bastante em alguns sites, e vi que o aeroporto tem o app e também no site do aeroporto onde posso inserir os dados do voo o dia e o horário, e tambem e o meu pinto de localização. Espero poder me entender rsrs. E tem um terminal de informações. Pode irei contar como foi. Mas de qualquer modo muito obrigado.

        Responder
  2. …olá boa tarde
    teremos uma conexão de 6 horas em Shiphol,o que vc nos recomenda durante esse tempo de espera??
    obrigado
    Paulo

    Responder
    • Se conseguirem passar pela imigração rápido, dá pra dar uma voltinha no centro. Aqui no blog temos m post com essa dica!

      Responder
  3. Bom dia, tenho uma conexão de apenas 50 minutos, e não sei bem outra língua que não seja o português. Não corro o risco de ficar perdida?

    Responder

Deixe um comentário